5 coisas que você precisa saber sobre a série 13 reasons why

by

Série nova na Netflix! YES! E antes de começarmos a maratona do final de semana, precisamos saber alguns detalhes sobre 13 reasons why. Separei 5 coisas para você ficar de olho!

#1 Baseado em um livro de suspense

A série é baseada no livro “Os 13 porquês”, de Jay Asher, publicado em 2007. O livro é um suspense que conta a história de Hannah, uma jovem que cometeu suicídio. O nome da história vem justamente daí, ela conta os 13 motivos, que são também algumas pessoas, que a fizeram fazer isso. Mas nem pense que é só algo dela contando os motivos não.

A jovem, antes de morrer, gravou vários fitas contando as histórias da vida dela que a levaram até essa decisão. Em cada uma das 13 gravações há uma pessoa em especial que a fez passar por isso. Cada uma das 12 pessoas precisam ouvir as histórias e passar para as outras que também estão inseridas nas fitas. São 12 porque um das pessoas aparece duas vezes nas fitas. Então, vira um ciclo constante. Quem recebe as fitas no momento em que se passa a história é Clay. O motivo de Clay está na 11° gravação, então outras pessoas já ouviram antes dele. Aperte o play para entender melhor.

#2 O que muda em relação ao livro?

Em entrevista ao Adoro Cinema, Dylan Minnette, o ator que interpreta o Clay, que recebe as fitas em casa com as gravações de Hannah, diz que o personagem dele teve que ser ampliado. As fitas são ouvidas em apenas uma noite no livro, mas na série se passam até duas semanas. Com isso, os diretores tiveram que intensificar ainda mais quem seria esse Clay da série, pois ele deveria ser ainda mais expressivo. (Leia a entrevista completa aqui).

Além disso, existem dois tempos na série. Toda vez que Hannah conta o que aconteceu através das fitas, eles voltam ao passado e revivem as situações. Assim como Clay pensa nela a todo instante e entra dentro das situações do passado. Além disso há também o tempo presente e notamos como Clay se transforma ao longo das realidades que ouve. Vale lembrar que isso tudo acontece a todo instante na série. Simplesmente Clay começa a imaginar cenas e quando notamos, já estamos no passado.

Essa forma não linear da história pode parecer confusa no início, mas o machucado na testa de Clay nos ajuda a identificar quando é o passado e quando é o presente.

Essa temática, principalmente, o suicídio, ainda é um tabu que precisa estar em destaque contínuo. Ele deveria ser tratado de uma maneira mais profunda, mas, de fato, não é. Porém, o suicídio é apenas um dos pontos tratados na série.

Além disso, existe um site na internet onde você pode ouvir todas as fitas, mas, lembre-se, nem tudo acontece como no livro na série, por isso, você pode se confundir um pouco.

Se vocês curtem spoiler vale acessar a Fanpage no Facebook da série! 😉

Spoiler: A fita do Clay é a 11°! Mas o que será que le fez de tão ruim? Será que ele merece ser um porquê?

FOTO: Leca Marriot

#3 Selena Gomez é a produtora

Essa série é a estreia de Selena Gomez como produtora! Imagine que ela se identificou tanto com o livro (ela leu quando tinha 16/ 17 anos) que quis que ele virasse filme. Então, ao conversar com o diretor Tom McCarthy, na Netflix, recebeu a ideia de que virasse uma série. Ela adorou, porque assim seria possível se aprofundar ainda mais na história.

Recentemente a fez uma tatuagem junto com dois atores da série, de um ponto e vírgula. A tatuagem de ponto e vírgula significa o mesmo de quando utilizada ao longo do texto. Quando queremos mudar de um assunto para outro sem dar um ponto final. Como se pudessemos continuar com nossas vidas em ter, necessariamente, que dar um ponto final.

#4 Vídeo complementar na Netflix

A ideia inicial é que Selena Gomez fosse a Hannah. Mas, segundo ela, Katherine Langford seria perfeita para o papel.

Mas, mesmo assim, ela fez um vídeo para a Netflix, Nesse ela aparece junto com o elenco, a equipe de produção e profissionais da área da saúde onde tentam explicar questões importantes tratadas na série, tais como depressão, abuso sexual e bullying.

#5 Trilha sonora da série

Selena Gomez fez duas músicas para serem trilha sonora da série. A primeira é Only me, um cover da dupla Yazoo da década de 80. E a música Kill ‘Em With Kindness, de “Revival” ganhou uma versão acústica para a série.

Only me aparece apenas no final da série e deixa o climinha ainda mais triste.

Confira a trilha sonora completa que conta com 13 músicas (coincidência?). Amei The Night We Met, do Lord Huron, e Cool babe, do The Japonese House.

FOTO: Lançamentos da Netflix

13 reasons why

A série possui, ao todo, 13 episódios de, em média, 50 minutos cada. O legal é que cada episódio possui o nome da fita e o lado em que foi gravado. Sim, não são 13 fitas, mas sim 7. Nessas fitas é possível gravar os dois lados. Por isso, os episórios são nomeados como Fita 1 lado A e B e assim por diante. Mas isso fica confuso porque na abertura aparece o número apenas, de 1 a 13.

Então, preparado para uma maratona quase 11 horas no final de semana?

Vai lá e aperta o play já! Eu já assisti no final de semana e contei tudo aqui para vocês!

Além de analisar 13 reasons why por aqui, eu também fiz um conteúdo em vídeo com 5 coisas que aprendi assistindo. É só dar o play abaixo!

Beijos
-Aninha Carvalho

Siga o Diário da Aninha Carvalho nas redes sociais: Twitter Aninha & Twitter Diário | InstagramFacebook | Pinterest – YouTube

11 Responses
  • mARCOS
    abril 2, 2017

    Ótima série, me surpreendi com ela- Recomendo , com certeza!

    • Ana Clara Carvalho
      abril 6, 2017

      Super, estou quase terminado! Doida para terminar e escrever a resenha para vocês 👏👏

    • Ana Clara Carvalho
      abril 6, 2017

      Super! Estou no quinto episódio agora! No final de semana já termino e faço resenha para vocês 👏

  • ELADIO ROCHA NETO
    abril 2, 2017

    Caraca, fiquei muito curioso, vamos a maratona!

  • marcos
    abril 6, 2017

    Escrevi um comentário aqui e ele sumiu. Sou assinante do Blog. Que pena…..

    • Ana Clara Carvalho
      abril 6, 2017

      Oi, Marcos, me desculpa. Às vezes demoro a responder, mas nunca deixaria de postar seu comentário aqui. Eu deixo todoa para serem aprovados,justamente para ter esse controle e conseguir responder a todos. Desculpe pela demora ❤

  • Marcos
    abril 7, 2017

    Oi, Aninha!
    perdoe o meu vacilo. Foi só dar um F5 e o comentário apareceu. Você é uma gracinha de pessoa e super atenciosa. Obrigado pelo carinho da resposta.
    Saúde, paz e amor !!!
    Marcos

  • Week Series
    agosto 20, 2017

    Eu assisti a serie comecei a perceber coisas no mundo de uma maneira diferente. Recomendei pra vários amigos e muitas pessoas tiveram esse mesmo pensamento.

    Muito legal.

    • Ana Clara Carvalho
      agosto 25, 2017

      Nossa! Imagino como deve ter sido legal para elas assistir à série, tal como foi para você. Ela traz uma sensação ruim, mas ao mesmo tempo de que fazemos e podemos fazer a diferença na vida de alguém! E isso é ótimo!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *