Entenda de vez o clipe da música Back to you de Selena Gomez

by on

Selena Gomez fez a música Back to You para a segunda temporada da série 13 Reasons Why e no dia 5 de junho liberou o clipe oficial. Isso gerou mil tweets de pessoas que amaram toda a concepção do vídeo, mas que sempre comentavam não terem entendido absolutamente nada. Por isso, resolvi desmistificar todo clipe junto com a letra para entendermos a mensagem que a cantora quis passar.

Assistam primeiro ao vídeo da música Back to You para começarmos a conversar sobre:

Quando tudo acontece?

Eu assisti o clipe e de cara já me surgiram várias dúvidas sobre a ordem cronológica dele. Isso porque não parece que aquela situação da festa – em que Selena Gomez e o homem estão – quando eles saem, não parece que a road trip deles acontece logo em seguida. Isso porque podemos notar que ambos passeiam durante o dia e terminam o clipe na mesma festa. Por isso, surgiu a ideia de que talvez, todo aquele passeio, já tenha acontecido antes e ela estava apenas imaginando outra vez ou simplesmente imaginando.

Isso se justificaria justamente pela letra da música também, em que ela canta: “And every time we talk, every single word builds up to this moment and I gotta convince myself I don’t want it. Even though I do”. (E toda vez que conversamos, cada palavra nos trás para esse momento e tenho que me convencer de que não quero isso. Mesmo querendo).

E essas pessoas conectadas no celular?

Nesse primeiro momento do clipe, em que Selena Gomez ainda não começou a cantar, notamos que ela está com roupas que remetem a outra época, juntamente com o homem para quem ela está olhando. Porém, as pessoas ao lado dele estão até usando celulares nas mãos. Então, parece que rolou aquela mistura de passado e presente. Ou até foi uma forma identificada para mostrar que aquele era um pensamento, ou que ela ainda estava presa naquele passado que viveu com ele.

selena gomez back to you
Convidados da festa estão com celulares na mão no clipe Back to you de Selena Gomez

Logo em seguida notamos que ambos se encontram em frente a uma janela e começam os diálogos mudos, apenas com falas descritas embaixo. A primeira delas é “Do you Want do Steal a car?”, em que Selena questiona se ele animaria roubar um carro com ela. E ele responde “Sure”. Ele aceita e Selena segura a mão dele para saírem juntos da festa pela janela.

Ex. namorados na música

Depois dele conseguir ligar um carro que estava parado na rua, ele pergunta “So where are we going?”, em que quer saber para onde estavam indo. Selena, então, começa a falar: “Italy, France, Canada, Russia, Michigan”.

Esses locais não foram falados aleatoriamente. De acordo com um grupo de fãs, eles tem a ver com passeios românticos ou locais onde os seus ex namorados famosos nasceram. Os dois primeiros mencionados, Italy e France, se referem ao mais recente término da jovem, já que anteriormente ela se envolveu amorosamente com The Weeknd. Os dois locais se referem a encontros deles. Italy seria uma referência ao final de semana que passaram juntos em Florence e Venice. Já France seria para o show que o cantor fez em Paris.

As próximas 3 se referem aos locais onde os seus ex namorados nasceram. Canada, então, seria o local de nascimento de Bieber e The Weeknd. Se a referência são para apenas ex. namorados, talvez ela não quisesse se referir à Bieber, apenas ao outro. As próximas duas paradas, Russia e Michigan, se referem aos locais de nascimento dos ex namorados Zedd e Taylor Lautner.

Selena fingindo ser outra pessoa?

Logo em seguida ele revela: “You Know, you sort of look like Selena Gomez”. Ela, então, vira para a câmera e olha para o lado, como se ele estivesse percebido o seu desfarce. Ou poderia ser a cara dela como se não acreditasse no elogio ou algo do tipo. Além disso, poderia ser uma forma dela falar: como assim não tinha percebido antes? Será que você realmente sabe quem eu sou?

A expressão “Look like someone” em inglês significa parecer com alguém, não no sentido de fingir ser alguém que seria “pretend to be”

Será que devo acreditar nele?

Depois começa uma referência de produções antigas em que o personagem interage com o público. Ela vira para trás no carro e pergunta: “Can you believe this guy?”. Ele então pergunta: “Who are you talking to?” e ela fala “The Audience”. Isso, além das falas transcritas e áudio mudo seria uma referência aos filmes antigos.

Quando ela sai do carro, ela está segurando uma polaroid e até tira uma foto dele. Várias pessoas estão fazendo uma ligação entre a foto tirada do homem e a que ela postou no Instagram no último aniversário de Bieber. Já que também era uma polaroid. Além do fato do homem do clipe ser muito parecido com ele, claro.

Já o homem está segurando uma filmadora e começa a gravar Selena.

back to you selena gomez

Ir para a cadeia? Jamais!

Depois, notamos que ela pega um papel, que o homem faz um aviãozinho com ele, em que ambos estão sendo procurados pela polícia. Ao olhar o papel, ela diz que não iria para cadeia. Logo em seguida parecem os dois assentados em locais separados lendo livros diferentes, o título do dela é “Tales of Infidelity”, em português seriam contos de infidelidade, e o dele é “Detective”. pic.twitter.com/myvzHOdwzk

Talvez isso seja uma forma de mostrar o quão controlador ele é, a partir do momento em que será um detetive na vida dela. E ela, que não será o primeiro (nem o último) relacionamento que terá. Se notarmos a letra da música, por exemplo, é possível observar que eles possuem problemas no passado e que não foram solucionados. Como na letra da imagem acima: todos sabem que nós temos negócios inacabados, isto é, pendências para resolver.

Eterno loop

Então, surge a ideia de queimar o carro e ele revela que carro é vida dele e ela finaliza a discussão ressaltando que cadeia é morte. Depois eles saem do local onde estão assentados e veem o caro em chamas. Então ele revela o quanto isso é estúpido e fala que ela tem sentimentos ou emoções muito fortes, “too passionate”. Ela ficou com raiva, foi embora e adivinha o que ela diz quando ele pergunta onde você vai? De volta para a festa.

Eles, então, voltam para a festa pela janela, a mesma cena do início do clipe recomeça e o que a música revela acontece: ela volta para ele.

Cadeia e carro: o que realmente significam?

A cadeia aqui talvez seja uma representação de algo que ela fez de errado, por ter voltado com ele. Como se ela pudesse apagar isso de uma maneira simples, colocando fogo. Ela até quer voltar no começo, onde tudo começou, mas mesmo assim comete os mesmos erros. Ou a cadeia poderia representar o fato dela estar presa nessa relação e o fogo para simbolizar o quão ruim é para ela.

Se formos parar para pensar no relacionamento dela com o Justin Bieber, por exemplo, em que voltaram e terminaram um milhão de vezes, pode ser que a música tenha algo a nos dizer sobre isso. Já que mesmo sabendo que não será tão bom assim, ela não consegue superar e acabou voltando com ele várias vezes.

Conselhos implícitos no clipe de Back to you

Aparecem algumas frases na tela escritas à mão durante o clipe da música Back to you, tentei juntá-las para entender a mensagem que Selena quis passar. Tentei encaixá-las e encontrei as seguintes frases.

back to you selena gomez
Tentativa de agrupamento das frases do clipe Back to You, de Selena Gomez

Isso passa a ideia de que é como se ela estivesse vivendo em um loop, que é mostrado realmente na música, em que ela revive o que eles viveram sempre. Mas será que vale mesmo a pena? Então, ela se questiona sobre freedom e liberty e até dá um conselho, como se fosse para você não se enganar de novo através das frases que aparecem no clipe.

Explicação de Selena Gomez

Encontrei um vídeo em que Selena Gomez fala sobre a música Back to You. Nele a cantora e atriz revela que não há nada errado em fazer escolhas por coisas pelas quais você acredita. Nesse caso, ela acreditava nele e eles voltavam sempre, mas acabava batendo aquela dúvida: será que ele é realmente confiável? Tanto que ela se questiona isso ao longo do clipe. Ela fala que é como se fosse algo que ela fez sem remorço de algo do que ela passou. Ela se sente mais empoderada de compartilhar isso agora e acredita que muitas pessoas irão se identificar.

Vejam o vídeo abaixo:

Com isso, acredito que seja uma música para representar todas as vezes em que entramos em um relacionamento que acaba não sendo tudo aquilo que imaginamos, mas mesmo assim tentamos até o final. Terminamos mas, depois de um tempo até tentamos de novo se preciso for. Isso porque sempre ficamos com aquela doce ilusão de que será diferente. Ele mudou, era tão bom… mas sempre esquecemos que se terminou uma vez era porque tinha algo errado. Como no clipe, o que tinha de errado eram as tais pendências para resolver.

Espero que tenha curtido as ideias de interpretação do clipe com a música Back to you de Selena Gomez. Me conte as suas ideias nos comentários também, vamos criar nossas interpretações!

Beijos,
-Aninha Carvalho

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Translate »