Como fazer Cupcake de chocolate

by

Quem aí curte se aventurar na cozinha para fazer doces? Eu adoro, principalmente quando tento uma receita nova e quando nem olhar nada na internet só para ver se consigo fazer como antigamente. Haha. Fico pensando assim: Ah, na época dos meus avós não tinha internet e eles se viravam muito bem, então, vamos ver se conseguimos. Dessa vez, resolvemos fazer um Cupcake de chocolate, com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate. Ficou incrível, juro! (Eu não sou nenhuma confeiteira, então, nem me julguem rs)

Não sou Master Chef também, mas tenho uma equipe (Mamãe e Belinha) que são um arraso na cozinha aqui de casa. Tirei várias fotos do passo a passo para para o cupcake, assim vocês entendem como foi e fazem em casa. Não demorou mais de uma hora até ficar tudo pronto. Olha só!

Como fazer Cup Cake

Antes de começar a fazer o Cupcake, compramos as forminhas e os enfeites de confeitos (esse é em formato de flor).

Um saquinho desse confeitos foi R$6,90 e um saquinho com 45 forminhas foi R$2,90.

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Na hora de fazer o tal bolo do cupcake, utilizamos a massa de bolo comum pronta, no sabor chocolate. Para fazê-la usamos 2 ovos e um copo de 200 ml de leite (usei o sem lactose).

Massa do cupcake

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho-massa-cupcake cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho-massa-cupcake cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho-massa-cupcake cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho-massa-cupcake

Misturamos bem os três juntos e a massa ficou pronta. Agora, vou contar para vocês um pequeno detalhe. Nunca fizemos cupcake antes, por isso, fizemos de duas formas. A primeira utilizando a forma com seis espaços sem a forminha laranja que haviamos comprado. Com isso, ficamos com receio de que a massa do bolo grudasse na forminha. Então, passamos manteiga por dentro.

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Na primeira leva dos cupcakes colocamos a massa na própria forminha. Desse jeito da imagem abaixo. Depois colocamos uma colher de doce de leite dentro de cada um deles e tampamos com mais massa de bolo.

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Cupcake no forno

Levamos ao forno aos 150ºC e durante 30 minutos. Depois, esperamos um pouco e tiramos da forma para colocar em cada forminha. Olha só que lindos!

É incrível ver os cupcakes crescendo no forno 

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Na segunda leva de cupcakes, resolvemos colocar as forminhas na forma, para não ter perigo de estragar os cupcakes quando retirássemos. Fizemos o mesmo processo. Massa, depois uma colher de doce de leite e outra de massa.

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Enquanto isso, fomos enfeitando a primeira leva de cupcakes. Colocamos o chocolate com creme de leite no fogo para que o chocolate derretesse e não virasse barra novamente. Então, colocamos por cima do cupcake e enfeitamos com os confeitos. Olha só!

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Levamos ao forno a segunda leva de cupcakes dentro das forminhas e deu tudo certo, do mesmo jeito. Mas, como colocamos mais massa do que no primeiro, tivemos que deixar mais tempo no forno.

Para saber se está no ponto certo, é só colocar o garfo e ver se após cutucar, sairá limpinho ou ainda estará mole por dentro. Se sair limpinho é porque a massa está pronta!

cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho cupcake-como-fazer-receita-diariodaaninhacarvalho

Amei essa experiência de fazer cupcakes, espero que vocês tenham curtido também! É um lanche que não ficou pesado e todo mundo adorou!

Além disso, um outro detalhe que ainda pretendo aprender é sobre o recheio por dentro. Quando colocamos o doce de leite, por ele ser muito pesado, foi para o fundo do cupcake e não ficou no meio como queríamos. O que vocês fazem quando isso acontece? Mandem as dicas nos comentários!

O que precisei para fazer o Cupcake

1 – forma de cup cake (a minha é de silicone e comprei em uma loja de importados no centro da cidade)
1 – pacote com forminhas (45 unidades)
1 – pacote com confeitos (florzinha)
2 – massas de bolo de chocolate prontas (com fermento)
200 ml de leite para fazer cada massa (separada) – total: 400 ml
2 ovos para fazer cada massa (separada) – total: 4 ovos
250 g de barra de chocolate
1 – pote de creme de leite
1 – pote de doce de leite

Gostam de receitas fáceis assim? Mandem nos comentários que começo a me aventurar mais na cozinha para mostrar tudo para vocês.

Beijos,
-Aninha Carvalho

Siga o Diário da Aninha Carvalho nas redes sociais: Twitter Aninha & Twitter Diário|Instagram | Facebook | Pinterest – SNAP: aniinhac18

2 Responses
  • Cíntia Dias
    outubro 31, 2016

    Lindos! Devem ter ficado gostosos. Na realidade a maneira mais tradicional de rechea-los é após assados.
    Primeiro, o cupcake deve ter esfriado completamente. Insira uma faca de serra com ponta em um ângulo de 50 graus, ou seja, em diagonal. Cuidado para não ir até o final do cupcake, tente inserir até um pouco além da metade. Delicadamente, segure o cupcake com uma mão e gire, serrando o pequeno cone que irá se formar. Quando completar a volta, levante a faca e o cone deverá facilmente se soltar na sua mão. Caso fique preso, passe a faca novamente.
    Agora, recheie de acordo com sua preferência. Dependendo da consistência do recheio, é preciso tomar cuidado até onde você ira preencher. A regra geral é 3/4 do buraco, mantendo espaço para encaixar a “tampa” caso você queira recolocá-la. Tem gente que recheia e já coloca a cobertura por cima, sem fechar. É uma questão de preferência, porque no final dá na mesma.
    Desta forma, se você for fechar o buraco do recheio, corte um pouco do cone e reencaixe no lugar

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *