Como fazer um planner blog que combine com sua rotina

by

A rotina do blog pode se tornar muito apertada. Cuidar de todas as redes sociais, escrever postagens, tirar fotos e tem ainda os que se aventuram nos vídeos. Ter uma organização é essencial para manter tudo girando. Quanto mais postamos e mantemos essa linha editorial à risca, mais bem posicionados os nossos posts e blogs ficam. E quem aí não quer se manter na primeira página das buscas vindas do Google, não é mesmo? Por isso, resolvi separar algumas dicas de como fazer um planner ideal para cuidar do seu blog, o chamado planner blogger ou planner blog.

Conheça seu estilo e entenda como fazer um planner para você

Vale começar a pensar em como fazer um planner tendo em mente qual modelo funcionaria melhor para você.

  • Quer algo digitalizado ou impresso?
  • Quer manter a organização de forma mensal ou semanal?
  • Como você se organiza melhor: com uma reunião de pauta mensal, semanal ou diária?

Todas essas perguntas são essenciais para saber como você vai se organizar através do planner para blogueiras. E qual seria o modelo ideal para o seu dia a dia.

Como fazer um Planner blog digitalizado

Manter um planner digitalizado pode ser mais simples do que manter um impresso atualizado. Dois aplicativos que serão fundamentais nesse processo são: Evernote e Google calendar. Tem quem prefira se organizar também através de uma planilha no Excel. Se deseja algo mais simples e fácil de usar, vale pensar no Trello.

Como usar o evernote

O Evernote funciona como um bloco de notas do celular, a diferença é que ele possui login e senha. Então, quando escrever algo no celular, basta logar no computador para ter tudo por lá também.

Além disso, você pode colocar limites e datas com lembretes para terminar. O que te deixa ainda mais organizado. Vale colocar imagens, links que precisa para complementar o conteúdo, que podem ser colocados na íntegra no Evernote. Assim não precisa ter acesso contínuo à internet para ler o conteúdo.

Se for para optar entre o bloco de notas do celular e o Evernote, opte pelo Evernote. Ele tem um limite de palavras maior e pode ser acessado do computador. O que facilita na hora de transferir os conteúdos.

Como usar Google Calendar

O Google Calendar vai funcionar como a agenda mensal e semanal do planner. Nela você vai colocar tudo o que precisa fazer em cada dia. Se colocar a tarefa e a hora, ele agenda de forma ainda mais organizada.

Na hora de visualizar as tarefas, vale colocar para visualizar semanalmente para ver em detalhes, como no planner semanal. Além disso, você pode alterar as cores das tarefas. O que é essencial para que consiga analisar quais são as referentes ao blog, rede social, vídeos, publipost e divulgação.

Como usar Excel

As planilhas do Excel podem ser uma ótima sugestão, principalmente para acompanhar o desenvolvimento do blog pelas métricas.

Adicione metas de tráfego e até de seguidores nas redes sociais. Traçar metas é essencial para fazer o seu blog crescer.

Como usar Trello

O Trello pode ser usado para manter uma organização de posts. Quais precisam ser feitos, fotos tiradas, postagens nas redes sociais e até se foram ou não publicados. Dá para inserir até a data de entrega. E, caso você tenha uma equipe com você, consegue ordenar funções para cada um do grupo.

Dá para você organizar tudo em colunas. Coloque uma com coisas a fazer, em processo e as que foram feitas. Vale também colocar um check-list dentro de cada tarefa. Assim, não esquece de nada ao longo do processo.

Onde comprar planner blogger

Se você prefere um planner no papel pode optar por comprar uma agenda semanal ou um planner próprio para isso. Neles você consegue achar tudo o que precisa para organizar o seu dia como blogueiro.

Dei uma volta pelos e-commerces de planners mais fofos que já vi para dar de dicas para você comprar. Tem o da ACraft, que foi onde eu comprei o meu. Mas você conseguirá achar planners legais na My Planner, Planner Shop, Planner Girl, Wish Planner e também na Passion Planner.

Agora, se deseja fazer o seu planner precisa dar uma olhada aqui que fiz um modelo básico para download. Ele te dará uma ótima inspiração!

Como fazer um planner

Confesso que já fiz o meu próprio planner para testar se usaria mesmo e recomendo que você faça o seu antes de investir R$200 em um maravilhoso. Para isso, eu resolvi analisar tudo o que seria mais útil pra mim em um planner em uma listinha:

  • Metas de seguidores
  • Metas de visualizações no blog
  • Posts patrocinados
  • Quanto gastei e quanto recebi
  • Datas de ensaios fotográficos
  • Emails de parcerias
  • Calendário editorial
  • Senhas
  • IGs inspiradores
  • Email Marketing
  • Ideias de postagens
  • Palavras chave para postagens
  • Ideias de vídeos
  • Cronograma de divulgação
  • Análise do Instagram
  • Views no Stories
  • Séries para assistir
  • Filmes para assistir
  • Calendário de eventos

Esses são os que mais preciso quando o quesito é me organizar como blogueira. Faça uma lista dos que são importantes para você e pense em como organizá-los da melhor forma.

Como fazer um planner: personalização das páginas

Vale usar o Google Docs, o Canva ou até o Trakto para fazer essas páginas do seu planner. Eles serão grandes aliados para deixar tudo mais simples.

Depois que você fizer todas as páginas, é preciso imprimir em uma gráfica ou em casa mesmo. Vale encadernar e fazer uma capa bem legal para ficar tudo com o seu jeitinho.

Pense em usar cores mais neutras – menos neon – e chamativas. Afinal, a meta é você não enjoar do seu planner novo.

Essa era a capa do meu antigo planner, para vocês verem que o importante mesmo é conseguir focar e ser mais organizado. Encontre a forma que te deixe ainda mais conectado com o seu trabalho. E leve a sério, nem que para isso seja preciso comprar as canetas mais legais do universo para te animar a escrever.

Outro ponto importante é pensar em como será a sua reunião de pauta. Aqui no blog, eu vejo as palavras-chave que são interessantes pro meu nicho e que desejo ter uma posição boa na pesquisa do Google e coloco na listinha de coisas para fazer.

Além disso, sempre observo quais séries, músicas novas, filmes e tendências da moda estão em evidência para falar delas. Assim, coloco tudo no Trello e vou acompanhando o desenvolvimento delas ao longo da semana. Como são 5 dias úteis, tento, ao máximo, ter postado três em uma semana.

Planejamento semanal

Ter uma frequência de postagens também é interessante para manter o seu leitor motivado a entrar sempre em seu blog em busca de novidades.

A Laína Laine, do blog Drops das Dez, fez um planner semanal em um quadro que ficou super criativo também. Ela fez uma imagem com os dias da semana e deixou um espaço abaixo deles. Assim, consegue escrever com caneta preta acima do vidro do porta retrato para colocar as atividades diárias. Quando a semana acabar, é só apagar e começar tudo de novo!

Planner com relógio

Quem nunca pensou em uma maneira super prática de organizar o dia vai amar esse diário. Nele você não só planeja o seu dia, mas também o seu tempo. Há um relógio no meio da folha e ao seu redor você faz anotações sobre o que fez ou pretende fazer. Não é incrível? E é bem mais prático para saber se realmente vai dar tempo de fazer tudo!

como fazer um planner

Falei sobre o meu planner novo no vídeo de recebidos. Ele é da Acraft e é um amor. Contei como fiz para comprar com um preço super bacana também. É só dar o play!

Curtiu as dicas de como fazer um planner? Agora sabe qual planner seria o ideal para você? Mande nos comentários como é a sua rotina como blogger e o que acrescentaria a este post.

Até a próximo!
E, se fizer o seu planner, me manda lá no Instagram @diariodaaninhacarvalho

-Aninha Carvalho

FOTO CAPA: momspark.net

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *