Alimentos saudáveis que ajudam a manter o Bronzeado no Carnaval

by

O Carnaval, antes de tudo, é uma festa democrática. Tem espaço para todas as pessoas e para todos os gostos. Entretanto, existe uma coisa que é unanimidade na festa mais foliã do Brasil. Sim, nós estamos falando do bronzeado e das marquinhas de biquíni que são perseguidas a todo custo pelas mulheres… Afinal de contas, quem é que não quer exibir uma pele morena, resultado de dias e mais dias de sol e mar?!

É claro que eu nem preciso falar sobre a importância de se proteger dos raios solares e da obrigatoriedade do uso de protetores ou bloqueadores solares, não é mesmo? Já entendemos que não precisa se desproteger do sol para ter aquele bronze perfeito e ainda, de quebra, ficamos com a pele segura, hidratada e reluzente.

Por isso que o post de hoje vai falar sobre os alimentos que colaboram para manter o bronzeado durante o Carnaval. Fica com a gente porque você vai ter as dicas mais esperadas para esta época do ano.

Segundo a nutricionista Luma Monteiro, empresária na assessoria em nutrição Minha Nutri “os alimentos que possuem cor alaranjada tem uma concentração alta de betacaroteno. Este pigmento carotenoide tem antioxidantes naturais em sua composição química, ou seja, além de conservar o bronzeado, proporciona mais vitamina A ao organismo. Trazendo consigo benefícios para manter a saúde da pele, inclusive o retardamento do envelhecimento precoce”, ressalta a especialista.

Dicas de hidratação

Durante o Carnaval nós colocamos nosso corpo em atividades intensas durante quatro dias seguidos, não é mesmo? Por isso não se esqueça de hidratar o corpo tomando pelo menos 2 litros de água por dia. Assim, você mantém a sua energia, disposição e não desidrata. Sem contar que a saúde da pele está intimamente ligada a forma com a qual nos hidratamos, pense nisso e leve a sua garrafinha de água para a rua!

Além destes benefícios, os alimentos com betacaroteno também auxiliam na hidratação da pele, proporcionando revitalização das camadas da epiderme. Mas, vale lembrar: ‘tudo o que é demais enjoa’, já diria o ditado popular. Portanto, você não precisa comer um saco de cenoura para ficar morena, ok? Coma com moderação, normalmente nas saladas e nas suas refeições diárias.

Alimentos que conservam o bronzeado

  • Cenoura: já que citamos dela ai em cima, nada melhor do que começar falando sobre este alimento. Aqui tem betacaroteno puro e você vai conseguir manter o seu bronzeado comendo saladas ou bebendo sucos que contenham algumas rodelas de cenoura. Mas, se você não gosta de cenoura, não tem problema.

Você pode substituir por:

  • Abóbora: além de manter o seu bronzeado em dia, a abóbora é rica em antioxidantes que vão manter as células da sua pele jovens e saudáveis. Se você quer marca de biquíni, invista na abóbora.
  • Frutas como damasco seco, mamão, acerola e manga: são ótimas opções para você investir neste Carnaval. Elas possuem betacaroteno e, portanto, contribuem para o bronzeado, sem contar que são ótimas opções para levar para a praia em forma de salada de frutas no potinho (já demos receita aqui no blog).
  • Você sabia que os alimentos verdes escuros também possuem betacaroteno? Pois é, o brócolis, a couve, o espinafre, o agrião, o repolho, entre outros alimentos também agem como coadjuvante na hora de manter o bronzeado. Coadjuvante porque eles têm menos concentração de betacaroteno, mas você pode intensificar a sua receita usando abóbora com couve, por exemplo, e por aí vai… Só deixar a criatividade fluir!

Receita para manter o bronzeado

São tantas receitas que me vem à cabeça que fica até difícil eleger somente uma para você. Por isso que vou te passar uma simples e fácil que não vai interferir na sua rotina de Carnaval. Você ainda poderá tomar antes de sair da casa, fazendo com que os nutrientes e vitaminas dos alimentos que você ingeriu sejam sintetizados durante o seu banho de sol.

Suco Detox do Poder

  • ½ mamão
  • ½ limão
  • ¼ de beterraba
  • 300 ml de água de coco
  • ½ manga
  • 3 rodelas de cenoura

Modo de preparo:

Corte todas as frutas e coloque no liquidificador, inclua a água de coco e o suco de limão já espremido. Bata tudo junto e sirva.

Esta receita não poderia ser melhor opção para quem quer conservar o bronzeado e ainda limpar as toxinas do organismo, sem contar que sucos detox colaboram para manter o intestino regulado e a sua ação antioxidante eliminam os radicais livres, aumentam o sistema imunológico. E ainda contribui para a perda de peso.

Se ficar ruim tomar sem adoçar, prefira opções como stévia, xilitol, açúcar demerara ou mel.

Dica: tome o suco detox em jejum para ativar o intestino preguiçoso e desinchar o abdômen!

Espero que estas dicas tenham te ajudado a manter o ritmo e foco na dieta para o Carnaval! Boa folia!

lumamonteiro pngLuma Monteiro é Nutricionista e empresária na Minha Nutri, assessoria em nutrição focada em ações sustentáveis para empresas. Possui graduação em Nutrição e MBA em Gestão da qualidade e Sistemas Integrados QSMS.

Foto de capa: sonhosdecrepom.com.br

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *