Como se alimentar bem sem sair da dieta no Carnaval? – Dicas e truques para manter a forma

by

Você já escolheu qual o look que você vai usar durante o Carnaval e também já decidiu a maquiagem e o penteado? Então está na hora de pensar como se alimentar bem sem sair da dieta. Assim, você vai se manter firme e forte para curtir a folia sem deixar a energia e a disposição interferir neste momento especial. Afinal de contas, quem é que não gosta de bloquinhos de rua, das praias cheias e movimentadas e dos desfiles das escolas de samba?

Mas, para isso é preciso comer bem e isso não é sinônimo de sair da dieta. Quando falamos em comer bem, não estamos nos referindo a quantidade e sim a qualidade dos alimentos. Muito embora as pessoas aproveitam os quatro dias de folia como desculpa para sair da dieta, provaremos para você que é super possível manter a forma sem deixar a peteca da dieta cair só porque é Carnaval.

Sem contar que os alimentos saudáveis são fonte de fibras e carboidratos bons para manter a energia durante todos os dias de pura folia!

Como se alimentar bem no carnaval?

Realmente é muito mais fácil sair com dinheiro no bolso e comprar seu lanche em barraquinhas, afinal de contas, elas estarão espalhadas mais do que nunca pela cidade e não será difícil encontrar alguma coisa que chame a sua atenção. Mas, será que realmente é a única opção que temos? Será que não tem como levar um lanchinho saudável e comer sem precisar dar uma escapadinha na dieta?

Você não vai acreditar nas ideias criativas que vem a seguir!

Tudo bem… Radicalismo sempre é ruim, não tem problema comer uma besteirinha de vez em quando, mas vamos combinar que comer guloseimas os quatro dias seguidos pode colocar em xeque qualquer plano alimentar, não acha? Então, se for muito complicado para você olhar todas as barraquinhas de rua sem comer nada, eleja apenas um dia para satisfazer a sua vontade e depois volte ao foco na alimentação.

E quando estamos falando de alimentação, não estamos apenas dizendo que você tem que emagrecer, que precisa estar com um corpo magro compatível com os padrões de beleza ditados pela mídia. O assunto aqui é outro: se trata de vida saudável, de qualidade de vida e reeducação alimentar.

Portanto, montamos aqui algumas dicas que vão te ajudar e muito a comer bem, sem sair da dieta e manter a energia para encarar a rotina de bloquinhos de rua e as altas horas dos desfiles das escolas de samba.

O comodismo pode interferir no seu poder de decisão

Uma coisa que precisamos ter em mente é desmitificar a impossibilidade de levar lanches para os bloquinhos de Carnaval. Hoje em dia você pode comprar uma bolsa térmica pequena, super estilizada que ainda poderá combinar com a sua fantasia ou look. Então, isso não é desculpa, ok?! Nós somos mulheres, levamos maquiagem, batom, acessórios para o cabelo, etc… Então que mal tem levar uma bolsinha com o nosso lanche?

O problema disso tudo é o comodismo porque nós sabemos que vai ser fácil comprar alguma coisa para comer na rua. Mas, será que isso é realmente saudável? Você sabe as condições e ingredientes os quais aquele alimento foi preparado? Na dúvida é melhor não arriscar, isso é: se você tem o interesse em manter a sua forma e não sofrer com os riscos de uma intoxicação alimentar.

como se alimentar bem Saladinha de fruta no potinho

Saladinha de fruta no potinho para matar a fome em qualquer lugar

Essa receita não é só natural e nutritiva, bem como é ecologicamente correta. Portanto, se você tem algum potinho desses de vidro (requeijão, azeitona, milho, entre outros), lave e reserve porque você vai precisar dele. Agora sim vem a receita que vai te ajudar a como se alimentar bem sem sair da dieta no carnaval. 😉

Ingredientes

  • 1 maçã
  • 1 kiwi
  • 1 pote de iogurte natural
  • Mel para adoçar
  • 1 potinho de vidro ou plástico

Modo de preparo

Corte as frutas em cubinhos (a maçã pode ser com casca) e depois despeje no potinho que você separou (que você vai reaproveitar e não vai jogar fora na natureza). Em seguida, coloque o iogurte natural por cima e o mel para adoçar. Por fim, feche o pote e coloque em uma bolsa térmica pequena para não estragar o alimento.

Você pode substituir por outras frutas e também poderá acrescentar chia, nibs de cacau ou amêndoas (caso você goste).

Viu como se alimentar bem? Assim é simples manter a dieta até mesmo durante o Carnaval? Depois do bloquinho você pode seguir normalmente o seu plano alimentar, jantando os alimentos da sua dieta ou ceando conforme foi indicado pelo seu nutricionista. E lembre-se: antes de sair de casa tome seu café da manhã completo!

lumamonteiro pngLuma Monteiro é Nutricionista e empresária na Minha Nutri, assessoria em nutrição focada em ações sustentáveis para empresas. Possui graduação em Nutrição e MBA em Gestão da qualidade e Sistemas Integrados QSMS.

1 Response

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *