Como se organizar: 3 dicas para fazer o seu planejamento financeiro de 2018

by

Ano novo e vida nova! O início do ano é a melhor hora para revermos as nossas metas e analisarmos qual foi realizada e qual não. Além de listar os novos objetivos. Muitos deles podem depender daquela graninha. Então é bom aliar os seus desejos a uma organização financeira. Por isso, resolvi listar dicas de como se organizar e fazer tudo funcionar (sem ficar no vermelho) neste ano que se inicia. Além de dicas essenciais para realizar todas suas metas.

1. Como se organizar financeiramente?

O primeiro passo para ter uma organização financeira é colocar no papel quanto você recebe todo o mês, quanto você deve e as contas fixas (celular, internet, Netflix, Spotify, carro, luz e água). Não se esqueça de nada! Faça de forma organizada em uma planilha para manter o controle.

Algumas agendas vem com o planejamento financeiro. Se achar uma dessas para comprar, melhor ainda. Caso contrário, fiz uma para você, aí é só fazer o download aqui embaixo:

A dica é fazer uma dessas todo mês. Como ela é padrão, para se organizar melhor, basta colocar o mês em que está e imprimir quantos achar necessário.

Colocar no papel todas as dívidas é essencial para que você possa identificar quais as que possuem juros maior, qual vale a pena quitar primeiro e até tentar uma renegociação.

A próxima questão é bem séria. Então nem vem falar comigo que não precisa fazer isso, porque é mentira. Nem vem me falar que você gasta menos do que recebe porque a maioria gasta mais e não tem noção disso. Tem uma pesquisa, feita pelo IBGE, em 2010, que aponta 68% das famílias brasileiras como as que gastam mais do que ganham.

Mas, você só será capaz de perceber isso no papel mesmo. Por isso, digamos que você falar não gasta é um primeiro estágio de negação. Ponha do papel e só então tire suas conclusões.

Ao longo do ano, uma forma de perceber para onde está indo o seu dinheiro e com o que, é fazendo uma planilha dessas, mas diariamente. Tudo que você comprar e pagar, você escreve. Seja a vista ou no cartão. Mesmo que seja uma balinha ou aquele pote de açaí delicioso. Anote tudo. Assim poderá visualizar quanto gasta mensalmente com cada um desses produtos e até poderá ver com o que pode parar de gastar, porque exagerou.

2. Será que compro ou não?

Está querendo trocar de celular ou fazer aquela viagem rápida no final de semana, mas não sabe se deveria? Então, vamos para as três perguntas essenciais nestes casos:

  1. É um desejo ou uma necessidade?
  2. Você já tem o dinheiro?
  3. Vai atrapalhar o seu sonho?

Todos os anos fazemos metas. Algumas delas incluem um intercâmbio, uma viagem para outro país, outro estado, um carro novo, casa nova, casamento, festa de 15 anos, tudo isso demanda dinheiro. Essas são as metas que devemos incluir no quesito sonhos. Porém, precisam de uma preparação nossa para que aconteçam. Não adianta resolver um mês antes e se endividar para pagar. Você precisa se programar.

Por isso, antes de fazer uma dívida, precisa pensar se (1) é uma necessidade ou se é apenas um desejo. (2) Se você já tem o dinheiro ou precisará juntar ou passar no cartão de crédito. (3) Por último, e mais importante, será que essa compra não atrapalhará você a concluir o seu objetivo? Aos poucos que se junta para realizar um sonho. Pense nisso.

será-que-compro-duvida

3. Mas e as dívidas?

Na hora de se organizar financeiramente, seja sincero quanto às suas dívidas. Tente fazer as contas de quanto de juros cada uma delas faz ao ano e, claro, tente entender qual será a melhor hora para se livrar de cada uma delas. No programa Opinião Minas, da Rede Minas, fizemos (isso é da época em que eu fazia estágio por lá) um programa sobre o livro “Meu Dinheiro 2: como sair do vermelho”, do educador financeiro Carlos Eduardo. Ele pode te dar uma luz sobre como resolver essa situação. Dá o play logo!

Gostou das dicas que ele passou? Então espera que ainda tem mais. No início do ano é preciso uma organização ainda mais séria. Por isso, reunimos o psicólogo e coaching Osvaldo Argollo e o consultor financeiro Eramos Vieira para um bate papo. Eles separaram dicas valiosas e muitas delas eu coloquei neste texto para você. Se quiser entender em detalhes tudo que expliquei aqui em cima, basta anotar todas as dicas que ele deu no programa Opinião Minas, da Rede Minas.

Curtiu as dicas de como se organizar? Ou já seguia algumas dessas dicas? Manda aí nos comentários as suas dicas para 2018!

Então é hora de você colocar a mão na massa. Comece a se organizar e fazer com que o seu planejamento este ano seja maravilhosamente perfeito, em? Controle-se e programe todos os gastos. Ter uma planilha organizada é tudo.

Se você quer se organizar melhor, encontrei um vídeo na internet que explica um passo a passo para criar um Bullet journal financeiro. Achei incrível a ideia e precisei compartilhar aqui para complementar as dicas de como se organizar.

Não esquece de compartilhar as dicas de como se organizar melhor com o seu amigo, hein?

Até o próximo post,

Beijos,
-Aninha Carvalho

Siga o Diário da Aninha Carvalho nas redes sociais: Twitter Aninha & Twitter Diário | Instagram | Facebook | Pinterest – SNAP: aniinhac18 – YouTube

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *