7 dicas fáceis para escolher as cores na decoração

by

Escolher as cores na decoração vai muito além da tendência do momento. Você sabia que todas as cores têm um certo humor e efeito psicológico? Já foi comprovado cientificamente que as cores têm o poder de influenciar as nossas sensações das mais diversas maneiras, principalmente na decoração de nossas casas. Por isso, aqui você terá acesso a tudo que você precisa saber sobre antes de escolher as cores na decoração da sua casa.

Mas, claro, não estamos falando simplesmente das cores da parede, mas sim da composição de todo o cômodo. E, além disso, das combinações que podem existir dentro dele. Observe as dicas na imagem de exemplo.

1. Laranja: Energia e jovialidadecores na decoração laranja

FOTO: Artesanal.com e Pinterest

De todas as cores, o laranja é a mais divertida. Geralmente, as pessoas que usam laranja em seus interiores são vistas como confiantes, modernas, jovens e ambiciosas. Essa cor é quente e intensa e pode ser mesclada com diversas outros elementos e cores na sua decoração. Mas, claro, é importante usar o bom senso para não exagerar e acabar criando um efeito contrário ao que você espera.

Para um espaço muito neutro ou clean, adicione um acento brilhante aqui e ali para abraçar seu lado mais jovem e divertido. Na decoração, ele pode virar o destaque do ambiente, seja como toque de cor, ou ditando o resto da paleta.

Fazer uso do tom laranja pode ser muito bacana para ambientes mais modernos. Essa é uma cor quente, o que faz dela uma cor ideal para cozinhas. Você pode aproveitar essa cor em cadeiras com designs arrojados. Ou até em cortinas e tecidos em alguma sala mais informal para receber os amigos.

2. Amarelo: traz mais alegria

cores para a casa
FOTO: Pinterest

A cor amarela é capaz de passar a sensação de alegria e positividade. Se você é uma pessoa alegre e deseja transmitir isso, essa é uma das melhores cores na decoração. É um agarrador de atenção extrema, então coloque em algum lugar que você queira dar um destaque maior. No jardim, na cozinha ou em alguma parede logo na entrada da casa, pode ser uma ótima escolha. Já em quartos ou ambientes onde você deseja relaxar, talvez não seja uma boa escolha.

Sejam grandes ou pequenos, acessórios em amarelo captam a atenção o suficiente para mudar toda a energia de um espaço. É uma forma bem útil de usar a tonalidade sem o choque de uma casa toda em amarelo.

3. Verde: para relaxar ou dar um ar de seriedade

cores para a casa
FOTO: Essência Móveis

O verde pode ser explorado de diversas formas, dependendo do tom da cor que você escolher. Essa cor é uma ótima escolha para decorar desde uma sala ou jardim até um quarto infantil, pois é muito neutra em termos de gênero. Para ambientes mais sérios, como escritórios, utilize o tom mais escuro, o que acaba dando um ar mais masculino, ou misture com a cor orquídea para um esquema de cores na decoração mais femininos e zen.

Há uma razão para os spas e os escritórios dos médicos usarem tons de verde na decoração. O verde é uma cor relaxante e natural que traz uma sensação de calma. Se essa é a sensação que você deseja passar, utilize um tom de verde bem puxado para o branco e amarelo claro.

Em contrapartida, também pode ser usado para aumentar a frieza, dando um ar de seriedade e sofisticação, criando um espaço com mais privacidade. Ótimo para escritórios, quando puxado para os tons acinzentados também.

4. Azul: coloque em ambientes modernos e neutros

cores para a casa

FOTO: Casa Cláudia – Abril

Quando você olha a cor azul, seu corpo realmente produz produtos químicos que acalmam o sistema nervoso. Especialistas em cores dizem que o azul purifica o seu pensamento e o ajuda a se tornar mais consciente do que é importante na vida. Uma vez que é a cor da água e do céu.

O azul é uma escolha popular para qualquer quarto da casa, mas funciona especialmente bem em escritórios, quando puxado para o azul marinho. Ou até para uma sala mais moderna, onde você pode criar uma atmosfera mais zen, quando utilizado tons mais claros.

Pode-se usar vários tons de azul em uma mesma decoração, fazendo um jogo de pesos em lados opostos do ambiente. Por exemplo, um sofá azul claro com almofadas azul escuro.

Os decoradores geralmente gostam de blues quentes em espaços sociais, como a sala de estar, a cozinha ou a sala de jantar.

5. Roxo: mais criatividade para dentro de casa

cores na decoração roxo
FOTO: Pinterest

O roxo foi, por muitos anos, pouco explorado na decoração. Em seu lugar, sempre foi escolhido a cor Vinho, que passa uma sensação parecida. Historicamente, o roxo está associado à realeza e é conhecido por ser uma cor altamente chamativa e criativa. Na psicologia das cores, o roxo também é conhecido por estimular a atividade cerebral.

Transmita desde humor até uma atmosfera mais sexy em seu ambiente ao fazer o uso de peças roxas entres as cores na decoração, em almofadas e poltronas. Para paredes, deve ser utilizado com cautela, visto que é muito utilizado em salões de beleza e pode dar uma atmosfera comercial ao seu lar.

6. Vermelho: traz um toque Sexy e Confortável ao cômodo

cores na decoraçãoFOTO: Oxford Porcelanas

Vermelho, a cor da paixão! Essa cor é frequentemente associada ao movimento e a excitação. Estudos demonstraram que apenas olhar para a cor vermelha pode aumentar sua frequência cardíaca. Então seja cuidadoso nos espaços que for explorar essa cor.

Em casa, é interessante utilizar essa cor em alguns poucos elementos, para quebrar dar um destaque em uma atmosfera clean. Na cozinha, essa cor está em alta, sobretudo em geladeiras ou banquetas. Em quartos você pode explorar em cadeiras ou em pequenos objetos. Para utilizar essa cor em uma parede inteira, deve-se planejar muito bem o ambiente, pois dará um peso grande e poderá tirar a atenção de qualquer elemento próximo.

7. Branco: deixa os ambientes mais leves

cores para a casa
FOTO: Revestimento Fina Camada

O branco é a cor padrão. A decoração branca, além de minimalista, traz harmonia. Essa cor capitaliza a luz natural de uma casa e traz um certo ar de pureza e serenidade ao ambiente. Entre as cores na decoração, o branco pode ser explorado em todos os ambientes da casa, sobretudo em lugares mais clean ou modernos.

Para dar outra cara a sua sala, quarto ou cozinha, invista em pontuações que levam outras cores. É válido detalhes com cores quentes, como o laranja, vermelho e o amarelo, que são capazes de estimular outros sentidos.

Quais dessas cores você já utiliza em sua casa? Conte a sua experiência com elas nos comentários!

Colaboração de Diane N., especialista em normas técnicas de Construção e regras ABNT. Escreve no site: https://www.normaabnt.com/

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *