Cortina Blackout: o que é, como usar e onde comprar

by

O sol está batendo muito forte pela sua janela? O sol sempre te acorda antes da hora de ir trabalhar ou não te deixa descansar? Hoje conversaremos sobre a melhor solução para deixar o quarto bem mais escuro e, com isso, bem melhor para dormir e até assistir aquele filminho. Sem contar que vai deixar o seu quarto bem mais fresco. A decoração essencial da vez, para esses casos, é a cortina blackout.

Algumas janelas conseguem pegar o melhor horário do sol, tanto que quando vamos escolher um apartamento ou casa e ele captar o sol da manhã, acaba sendo bem mais valorizado. Isso acontece devido aos benefícios que nesse horário conseguimos encontrar no sol. Afinal, durante a tarde ele é bem mais forte, deixa o ambiente quente e pode até estragar alguns móveis da casa e até aparelhos eletrônicos caso fiquem muito expostos a ele.

Caso você queira que o seu quarto ou outro ambiente da casa, como sala e copa, fiquem mais escuros e protegidos dos raios solares, o mais sensato a fazer é comprar uma cortina com blecaute.

cortina-blackout-sala

Sala com cortina blackout Foto: Pinterest

O que é cortina Blackout?

Essa cortina possui um tecido mais grosso que é adicionado à cortina, ou pode ser uma camada a mais. Há duas formas de colocá-la, sendo ela já presa à cortina, como um adereço em que a peça fica muito mais grossa e com uma durabilidade maior. Ou, caso você seja daquelas pessoas que gostam de uma mudança e trocam muito rápido de cortina, pode preferir uma camada adicionada atrás da cortina, uma nova cortina atrás, daquela que escolheu para decorar o ambiente.

O calor que vem do ambiente fica retido do lado de fora com a cortina blackout, isso significa, de acordo com o site em espanhol Arkiplus, que a cortina com esse tecido consegue reter 30% do calor do ambiente externo, impedindo que entre dentro da casa.

Outro ponto importante é observado quando a janela dá para uma rua muito movimentada, segundo o site Arkiplus é possível diminuir o ruído vindo de fora quando se adiciona uma cortina blecaute.

cortina-blackout-outros-locais-da-casa

Espalho reservado para descanso e maquiagem com cortinas blackout Foto: Pinterest

Como usar cortina Blackout?

É interessante ressaltar que a cortina deixará o ambiente muito mais escuro. Por isso, pense em locais como sala ou quarto para adicioná-la. Nesses ambientes a cortina precisa de um comprimento e largura devidamente medidos para que tampem completamente a entrada do sol e façam o que queremos: deixe o escuro tomar conta do ambiente.

As cortinas com blecaute são utilizadas ou para deixar cômodos escuros principalmente para dormir, caso dos quartos, ou para fazer aquela sessão de cinema em casa. (Ensinamos aqui como fazer um cinema em casa gastando pouco e até como organizar uma sessão de cinema com as amigas em casa).

quarto-com-cortina-blackout

Quarto com cortina blackout Foto: Pinterest

Há algumas dúvidas sobre usar ou não o blecaute na copa mas deve-se pensar em alguns pontos importantes antes de adicioná-lo por lá. Qual sol bate em sua copa: o da manhã ou da tarde? Caso seja o da tarde é essencial que tenha algo que proteja os seus móveis contra a ação dos raios solares que podem danificá-los. Por isso, opte por adicionar uma cortina com blecaute por baixo da cortina escolhida para decorar o ambiente. A de cima opte por uma mais transparente para que possa garantir a entrada de luz sempre que achar conveniente. Caso em sua janela bata o sol da manhã, não é tão necessário a utilização do blecaute.

Onde comprar cortina blackout?

Separei outras inspirações de cortinas para vocês e um guia de compras na loja especializada em cortinas, chamada Curtain Home Sale.

cortinas-blackout-onde-comprar

Fotos: Reprodução site da Curtain Home Sale

(1) Cortina clara com Backout – $49,99
(2) Cortina prata com Blackout – $59,99
(3) Cortina Pink com Blackout – $69,99
(4) Cortina para quarto de bebê com Blackout – $139
(5) Cortina cor café com blackout – $59,99
(6) Cortina Floral com Blackout – $59,99
(7) Cortina Azul marinho com Blackout – $69,99

O que acharam das dicas de como usar cortina blackout? Mandem nos comentários as dúvidas.

Até o próximo post sobre decoração,
Beijos,
-Aninha Carvalho

* ESTE É UM PUBLIPOST

17 Responses
  • Joelson Oliveira
    março 22, 2016

    Bom dia!

    Estou em Belo Horizonte/MG, onde encontro.

    • Ana Clara Carvalho
      março 24, 2016

      Ei Joelson, vale procurar em lojas de decoração e construção como a Leroy Merlin! Tem uma enorme atrás do Minas Shopping, sempre passo lá quando preciso de uma mudança simples na décor.

  • Alexandra Papaleos
    novembro 20, 2016

    Olá!!
    O blackout precisa ser franzido?
    Eu vou comprar o tecido para fazer as minhas cortinas.
    Pensei no shantung..
    Acha q fica bom pôr um blackout por trás?
    Melhor prender na própria cortina ou pôr separado na parte de trás?
    Me ajude por favor.
    Alexandra.

    • Ana Clara Carvalho
      novembro 20, 2016

      Olá Alexandra. A minha cortina Blackout, por exemplo, já veio tudo junto, o tecido da frente com blackout preso nele. Comprei pronta inclusive. É aquelas em bastão e o tecido na frente é um voil, bem fininho. Vou te mandar o link de uma cortina parecida com a que eu tenho: http://bit.ly/minha-cortina-blackout

      O blackout não precisa ser franzido, se for com bastão, por exemplo. Não tem problema colocar por trás do shantung não, porque ele não vai aparecer. Mas colocar preso ou separado pode ser da sua escolha mesmo, tem modelos separados e tem uns soltos. Ai vai da sua preferência mesmo.

  • Marcilene
    novembro 25, 2016

    Olá, tenho uma cortina de blecaute e ta dando uns buraquinhos, por que?

  • Marcilene
    novembro 25, 2016

    Oi, gostaria de saber, por que a minha cortina de blecaute, apareceu uns buraquinhos?

  • Silvana Ferreira Lima
    novembro 29, 2016

    Normalmente as cortinas prontas não são feitas para uso com trilho suiço. Aí temos que encomendar. Pelo menos aqui em Salvador eu não tenho encontrado.

    • Ana Clara Carvalho
      novembro 30, 2016

      Eu encontro mais com o cabo mesmo, não no trilho. Mas é possível pedir para fazerem o modelo que deseja nas dimensões que precisa. Vale consultar.

  • Marcilene
    novembro 29, 2016

    Oi Ana Clara, por que minha cortina de blecaute está dando uns buraquinhos? Aguardo sua resposta!

    • Ana Clara Carvalho
      dezembro 4, 2016

      Ei, joia? Então, não é muito comum dar buraquinhos. Só se tiver entrado em contato com alguma superfície cortante, algum produto que seja corrosivo ou se o local tiver traças. E também, você tem certeza sobre a qualidade do produto?

      Aguardo seu retorno,
      Ana

      • Adriana
        dezembro 21, 2016

        Bom dia! Estou furiosa com meu vendedor que falou que blecaute de tecido importado era o melhor e agora está também com os furinhos que alguém citou, só que muitos mesmo em menos de 1 ano e meio. É normal? PROCON neles? Não me respondem e se recusam a vir olhar! Dizem que eu mesma devo ter estragado com mau uso. Qual a real durabilidade dessas cortinas por favor?????

      • Marcilene
        janeiro 13, 2017

        Oi Ana, então deve ser a marca do blecaute mesmo, porque a cortina não tem contato com traças e nem contato com superfície cortante.

  • EUNICE
    dezembro 17, 2016

    Gostei da cortina de num. 5, das medidas 3,00 de larg. por 2,50 comp. vc teria e qual o preço?

  • Juliana
    janeiro 4, 2017

    minha cortina blackout em tecido depois da lavagem saiu o blackout em algumas partes. Existe um único modo certo de lavar? sabe se tem como ajeitar a que tenho, tipo refazer o tecido de blackout dela?

  • Robison Silva
    janeiro 31, 2017

    Ana,
    Entra claridade entre a parede e o blackout. Como faço para colá-lo à parede? Obrigado.

  • Léia M.
    junho 4, 2017

    Olá, vi uma cortina na Sodimac, confeccionada em blackout, mas um tipo de blackout que um lado é tecido e o outro plástico. Sabe onde posso achar e qual o nome desse material? Obrigado

    • Ana Clara Carvalho
      junho 12, 2017

      Ei, Léia, não é a cortinas blackout com voil, não? Acredito que encontre na internet. Escreva assim mesmo no Google: “cortinas blackout com voil”. Vi umas aqui nas Lojas Americanas, de R$169, e na Submarino de R$99. Espero ter ajudado!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *