Minha experiência com o Craigslist no Canadá

by

Quem aí curte comprar eletrônicos com um preço mais em conta já deve ter ouvido falar no Craigslist. Ele é tipo um Olx no Brasil, só que bem útil aqui no Canadá e em outros países pelo mundo também. Eu usei esse final de semana para encontrar um iPad para mim. Vou contar aqui toda a minha experiência com o site até finalmente comprar o meu.

Como ainda não sou uma expert no inglês, o meu Host Dad me ajudou conversando com a vendedora.

Craigslistf

O Craigslist é um site para quem quer vender algum produto que já usou (ou não) e para quem quer comprar algo de segunda mão mais barato. O funcionamento dele é bem simples e chega a ter um site que parece ser de uma outra época. Bem quando a internet começou, sabe? Já que o background, por exemplo, é todo branco. Só olhar o print do site abaixo que você vai me entender melhor.

Craigslist no canada

Mas, fique tranquilo, basta você selecionar todos os filtros necessários que, com certeza, encontrará o que precisa. Veja alguns deles na imagem abaixo:

Como comprar seguro craigslist canada

Como usar Craglist

Ele é usado por pessoas comuns que querem vender alguma coisa já usada. Então, possivelmente o anúncio que encontrar será de apenas um item que essa pessoa fez o desapego.

Por isso, você precisa entrar em contato, fazer sua proposta e torcer para que a pessoa vá com a sua cara e que não receba propostas melhores. Se isso ocorrer, pode ser que ela pare de te responder, assim, do nada. E você tenha que procurar outro anúncio do produto por lá.

Como conversar com o vendedor

A conversa com o vendedor precisa ser rápida e franca. Eles indicarão na descrição do anuncio qual seria a melhor forma de contato. Uns preferem e-mail, por exemplo. Mas com essa vendedora mantemos contato via sms e ligações. Ela deixou os números para contato no site.

Logo na primeira mensagem fale que tem interesse no produto, pergunte se está em bom estado e se faria por um preço inferior.

Acabei comprando o meu iPad por esse site. Então, ele estava custando $750 dólares canadenses no anúncio e depois dessa primeira conversa já conseguimos descer para $700.

Eu já sei bem que as pessoas aqui no Brasil sempre sobem o valor para que, após um desconto, fique com o valor que elas queriam receber. Então, isso é comum por aqui também.

Como combinar um local para se encontrarem?

Depois desse papo chegou a hora de decidir quando e onde vão se encontrar. O essencial, para que você não fique no prejuizo, é buscar conversar e tentar algo no meio do caminho.

Nunca pergunte onde a pessoa mora e se poderia ser lá perto. Você pode se dar mal nessa, já que a pessoa pode morar muito longe e você terá que se deslocar para chegar até lá. Então, tente buscar um meio termo para que “pareça” que você também está indo longe para buscar o produto.

Que tal uma estação de metrô, por exemplo? Aqui nós pedimos para nos encontrarmos em uma, bem do lado de um shopping. A moça trouxe o iPad na caixinha em sua mão e ali mesmo no estacionamento, perto da estrada de uma das lojas, ela apresentou o produto e pagamos por ele. Mas, claro, isso não poderia acontecer desse jeito se fosse no Brasil. Comprar um iPad no estacionamento seria quase pedir para ser roubado, né?

Devo ou não pedir uma apresentação do produto?

A resposta chega a ser bem óbvia. Claro que deve! Nunca compre algo sem abrir a caixa e usar o que tem dentro. Assim, você comprova que aquele produto está ou não em bom estado.

Craigslist Canadá compras

E sempre pergunte, quantas vezes for preciso, o que tem dentro da caixa e o que está comprando pelo valor citado.

Isso porque, o iPad que comprei vinha com a canetinha. Apenas a caneta seria uns 500 reais no Brasil, só para você ter uma ideia do quão bom foi vir com ela.

Mas depois que a vendedora abriu a caixa é que notamos a ausência do cabo para carregar o aparelho. Vinha apenas com a parte que conecta na tomada. Então, ali mesmo no shopping tive que procurar uma loja para comprar.

Já sabemos que os cabos de produtos da Apple não duram muito. Mas achei que pelo menos viria com um, mesmo que bastante gasto. Esse foi meu erro, achei. Quando você compra pela internet não deve achar nada, deve perguntar para ter total certeza do que está comprando.

Então, quando você compra no Craigslist você precisa se encontrar com o vendedor para comprar o produto?

O Craigslist não é como o Mercado Livre. Já que não são vendedores mesmo, são pessoas que querem passar para frente seus produtos usados. Por isso a necessidade de sempre filtrar para o local em que está vivendo. Já que precisará se encontrar com a pessoa para comprar o produto.

E, claro, sempre marque em locais públicos. É mais seguro para os dois, tanto o vendedor quanto você. Se não entende bem o inglês, leve alguém que entenda para te ajudar.

No Mercado Livre você paga por este site e o produto é enviado pelo correio. Tem uma intermediação também. Diferente do Craigslist, se rolar algo de errado e for um produto ruim, o site não se responsabiliza.

O que achei de comprar pelo Craigslist

Você precisa ficar muito atento para não cair em furadas. Veja se tudo o que o vendedor prometeu ele está cumprindo e, claro, nunca pague primeiro antes de ver o produto. Pode ser que dentro da caixa não tenha nada. Por isso, sempre peça para ele faça um review do produto em sua frente. Apresente todos os produtos que estão inclusos e tire todas as suas dúvidas, isso antes de pagar.

Vale lembrar que você nunca mais verá aquela pessoa que te vendeu o produto novamente. Ele poderá sumir do mapa assim que você o pagar. Então, se tiver algum problema, não terá como resolver.

Craigslist canada

Espero que você tenha curtido as dicas. Comente aí se já usou e qual foi a sua experiência.

Até o próximo post,
Aninha Carvalho

2 Responses
  • Artur
    dezembro 28, 2017

    Boas dicas, Aninha…
    Obrigadooo

    • Ana Clara Carvalho
      dezembro 28, 2017

      Sempre que passar por uma experiência diferente assim, compartilho aqui com vocês!

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *