A economia mundial tem sofrido com a crise do Coronavírus. Inclusive, várias moedas se enfraqueceram diante da pandemia, e um exemplo delas é o Real. Em contrapartida, o valor do dólar conseguiu alcançar patamares históricos.
De uma forma geral, o impacto do dólar na economia tem sido um dos principais assuntos do momento. Afinal de contas, a moeda tem batido um recorde atrás do outro.
Mas, o que muitos têm se perguntando é qual o real impacto do dólar no intercâmbio, visto que muitas pessoas tinham e ainda têm o interesse de estudar fora do país, e até nos Estados Unidos, por exemplo.
Como o intercâmbio é afetado pela cotação do dólar?
De fato, a repercussão que a cotação do dólar tem tido, e o andamento da economia mundial, estão intimamente ligados. Assim como a cotação de outras moedas também tem sido afetada. Isso se dá pelo seguinte motivo: se a moeda local cair em relação à moeda estrangeira, do país para onde o indivíduo deseja ir estudar, o intercâmbio tende a se tornar mais caro.
Assim, o estudante precisará ter mais dinheiro em Real, para conseguir arcar com as mensalidades e com o seu custo de vida em outra moeda, como o dólar, por exemplo.
Conforme a iq option brasil, ninguém sabe, ao certo, quais serão os rumos da economia mundial para se precaver. Se o dólar continuará subindo, e como a moeda nacional se comporta no pós-crise.
Mas o fato é que, mesmo no cenário mais otimista, o que os especialistas acreditam é que a economia irá demorar um pouco para se recuperar, depois que tudo isso passar.
Bolsas de estudo
Existe uma outra possibilidade, quando o assunto é a cotação do dólar em intercâmbio, onde estão incluídas as remunerações de estágio, por exemplo. Ou seja, se o estudante receber em dinheiro, ele terá a chance de ganhar mais enquanto estiver no exterior.
Esse cenário é muito bom, seja quem precisa enviar dinheiro para a família, seja para quem quer guardar dinheiro, e coisas do tipo.
Taxas de câmbio
A cotação do dólar não é única. Afinal de contas, existem 3 principais tipos de câmbio da moeda dos Estados Unidos, que são considerados mais importantes, e que deve ser mencionada quando se trata do impacto de cotação da moeda norte-americana no intercâmbio. Confira abaixo quais são esses 3 tipos:
- Dólar comercial: essa cotação é a que estimula o valor das negociações internacionais, como é o caso de importações e exportações, por exemplo. Quando ouvimos a cotação da moeda norte-americana nos jornais, por exemplo, trata-se do dólar comercial.
- Dólar turismo: para as pessoas que desejam fazer intercâmbio, essa cotação é que mais importa. Afinal de contas, é ela quem define o valor do dólar americano para as pessoas que irão viajar e comprarão papel-moeda. A compra é registrada no Banco Central, e também gera impostos, como é o caso do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por exemplo.
- Dólar paralelo: uma taxa que é definida nos mercados paralelos de câmbio. O que significa não é dentro dos meios de compra oficiais do dólar. Esse tipo de compra é muito arriscado. Afinal de contas, não existe uma supervisão do governo. Com isso, você corre o risco de adquirir notas falsas.
Sendo assim, se você pretende realizar intercâmbio, é fundamental analisar antes a cotação do dólar turismo, e também o tipo de intercâmbio que fará. Se você for receber pelo estágio, o momento do dólar é ótimo, pois ele tem apresentado altas históricas.
Se continuar assim após a crise, pode representar uma ótima oportunidade para quem vai receber. Mas, para quem só terá despesas, o mais indicado pode ser esperar um pouco mais.
Foto de capa por Christine Roy on Unsplash
Leave A Reply