Estudar inglês sozinho: guia prático para começar já!

by

Quer aprender inglês sozinho e não sabe por onde começar? Resolvi bater um papo sobre a história do inglês em minha vida e, claro, separei várias dicas de como andam os meus estudos para ir ao intercâmbio. Se você quer estudar inglês sozinho precisa seguir essas dicas para inserir de vez o idioma ao seu dia a dia. Olha só!

Intercâmbio

Falta quase um mês, mais especificamente 32 dias para embarcar rumo ao Canadá. Minha vida está num misto de “não acredito” e “friozinho na barriga” com o que pode acontecer.

Sabe quando você espera anos por uma viagem, aquela viagem dos seus sonhos, e só conta os dias para ela se concretizar logo? É isso o que estou fazendo. Mas cada dia parece uma eternidade.

E o meu inglês, como está?

O meu inglês não é o melhor dos mundos e isso ainda me deixa mais preocupada ainda. Assim que chegar lá, terei que conversar com quem for me liberar para entrar no Canadá. E o coração?

Será que vou conseguir responder direito? Será que precisarei de uma carta da minha escola alegando que não sei nem o básico de inglês?

Eu nunca fiz aqueles cursos de inglês da minha cidade quando era mais nova. Focado mesmo em aprender o idioma, sabe? Isso é uma das coisas que eu mais me arrependo na vida. Se fosse hoje, a única coisa que mudaria seria isso. Teria entrado para o inglês desde cedo. Mas sei que talvez isso ainda não seria possível. Minha escola era cara demais para incluir ainda outro gasto para os meus pais. Então, talvez tenha sido melhor mesmo, sabe, não fazer.

Mas, mesmo assim, ainda me arrependo disso.

Agora, apenas alguns dias antes de embarcar, eu fico me perguntando a razão de não ter estudado mais e feito um plano de estudo para levar a sério.

Confesso que tentei fazer curso de inglês, tanto à distância quanto o presencial mesmo. Mas não consegui conciliar meu salário ao que tinha que pagar do inter e da aula. Por isso, acabei parando. Não me arrependo de ter parado, porque senão, não teria conseguido terminar de pagar tudo. Mas ainda fico triste com isso.

Como estudar inglês sozinho

Atualmente baixei várias apostilas de inglês para estudar sozinha e organizei um plano de estudo para 30 dias antes da viagem. Por isso, resolvi compartilhar aqui como serão meus estudos daqui por diante. Curiosos?

Semanas intensas de inglês

Quando se planeja uma viagem e não conhece bem o idioma, o ideal é planejar o que precisa saber do básico de conversação para conseguir se comunicar por lá. Fiz uma lista aqui para vocês entenderem como é isso.

1. Falar quem eu sou, o que eu faço, o que eu vim fazer aqui, de onde sou e onde moro.
2. O que quero comer, comidas e bebidas
3. Frases essenciais dentro da homestay, da escola e do aeroporto
4. Verbos e conjugações
5. Localização
6. Frases completas
7. Dizer o que eu sinto

10 livros para estudar inglês em casa

Separei 3 livros de inglês que vão me ajudar a estudar sozinho em casa, sendo eles:

Inglês sem medo

O mais legal dele é que é separado por situações ou problemas específicos para nos ajudar no dia a dia. Ele explica frases que podem ser ditas quando chegar a um hotel, em uma entrevista de emprego, para expressar emoções, tudo! Vale a pena levar baixado na viagem.

English Verbs

Se quer ficar Expert em gramática, vale dar uma olhada neste livro que possui todas as explicações e verbos. Vão te ajudar e muito na hora de entender como conjuga em cada tempo verbal. Se quer fazer exercícios, corra para este.

Aprendendo Inglês para leigos

Esse livro será o seu guia de bolso sobre os dois assuntos, tanto para o dia a dia quanto para entender sobre verbos. Mas é tudo de uma maneira bem resumida. Aproveite.

Agora, se quer estudar com aqueles livros de inglês, parecidos com o que temos no ensino médio, vou dar a dica de dois, cada um com 3 volumes.

Eu prefiro os que são livros do professor. Isso porque, como vamos estudar inglês sozinhos, precisamos de respostas mais rápidas a conferir. E o livro do professor tem as respostas ao longo dele.

Estudar inglês em casa com aplicativo

Além disso, vou levar uma rotina de 20 minutos diários no aplicativo BBC Learning English. Assim, intensifico ainda mais o meu contato com o idioma. Esse app possui um canal no YouTube também!

Aposto que você já ouviu falar no quanto é construtivo ouvir podcasts em inglês para intensificar o seu entendimento do idioma. Mas, é sempre difícil encontrar algum em que você consiga acompanhar o que os apresentadores estão falando. Por isso, esse aplicativo é uma verdadeira mão na roda. Isso porque ele tem transcrição também, então conseguirá acompanhar enquanto eles falam.

E, se está com preguiça porque podcast tem sempre uma hora de duração, pode parar por aí, porque tem áudios de seis minutos. Assim, você pode acompanhar no ônibus ou no carro enquanto estiver no trânsito. Fica a dica!

A opção paga dele é a que tira as propagandas que aparecem na tela do aplicativo e às vezes cobrem por 5 segundos a tela também. Mas é melhor ter propaganda do que perder algumas funções interessantes para ter um app pago, né?

aprender inglês sozinho

Estudar inglês em casa com séries

Durante esses 40 dias também só verei séries da seguinte forma: 1 episódio em inglês legendado em inglês e um repeteco em inglês legendado em português. A série que escolhi para brincar disso é uma da Netflix chamada Glitch. (Tem vídeo sobre ela no YouTube do blog)

Rotina de estudos de inglês semanal

Então, minhas semanas serão divididas da seguinte forma. Se quiser usar o mesmo, é só salvar a imagem aí!

semana de estudos inglês em casa

 

 

O que acharam da ideia? Vão começar a estudar comigo também?

Professora de inglês para estudar nas redes sociais

Essa é a dica em que você precisa ficar mais esperto. Digo isso porque as redes sociais podem te distrair e muito nos estudos. Mas, mesmo assim, vale seguir esses professores. Mas, nem pense em colocá-los na lista de tarefas diárias, não. Afinal, vai que você dá um descuido e começa a ver vídeos de seus youtubers preferidos ou os recebidos das blogueiras no stories. Certo? Melhor não arriscar. Mas, vamos para as dicas.

Aprender inglês com músicas

Na hora de escolher o seu artista preferido para aprender inglês, procure por aqueles que não cantem tão embolado (rápido demais) e fuja dos que falem muitas gírias. Isso porque pode ficar confuso de entender o que querem dizer.
Quando fiz inglês, a professora me indicou ouvir muito Adele e até Justin Bieber. Mas, vale escutar com toda atenção do mundo aquela banda que você curte muito. O ideal é entender o que cada verso quer dizer e ir decorando aos poucos.
Uma boa prática para quem quer aprender inglês com músicas é se inscrever em canais de Lyrics. Assim, você consegue ouvir a música e ler as frases, mas não em português, e sim em inglês. Com isso você vai se acostumando com a forma com que as palavras são pronunciadas.
Mas você deve estar se perguntando se não existe um jeito mais simples de acompanhar as letras, como, por exemplo, pelo Spotify. Pois é, até tinha, mas eles estão em fases de testes novamente. Por isso, só conseguirá ler as letras de músicas no Spootify se adicionar outros complementos tais como o Genius e o SoundHound. (Entenda como adicioná-los aqui)

Você pode acompanhar a minha rotina de estudar inglês sozinha pelo Instagram, basta seguir o @diariodaaninhacarvalho e me acompanhar por lá. Que tal?

Beijos,
-Aninha Carvalho

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *