Precisa decidir se vai fica em Casa de Família (Host Family) ou não no intercâmbio?
Eu também tive essa mesma dúvida e foram alguns pontos positivos desta acomodação que me fizeram optar por ela.
Quando se está em dúvida, algo fundamental a se fazer, é buscar entre os pontos positivos e negativos de se escolher algo. Neste caso seria olhar quais são os pontos positivos e negativos de se escolher essa acomodação. Não faz ideia de por onde começar?
Neste vídeo, selecionei 3 vantagens e 3 desvantagens de escolher a casa anfitriã como sua acomodação durante intercâmbio. Para você ter uma ideia, fiquei 3 meses morando em casa de família durante o intercâmbio em Vancouver, no Canadá, e agora vou ficar em casa de família novamente durante o intercâmbio em Londres, Inglaterra.
Ao longo deste vídeo, você terá uma ideia maior se vale a pena ou não o investimento em casa de família, o fazendo refletir sobre o que realmente deseja viver durante o intercâmbio.
Este vídeo é uma continuação do vídeo em que conto: Como é ficar em Host Family no Intercâmbio. Vale a pena assistir este vídeo também para se contextualizar sobre a rotina em casa de família.
Está planejando seu intercâmbio e precisa decidir em qual acomodação vai ficar? Dessa vez, vamos entender se vale a pena ou não escolher casa de família como sua acomodação no intercâmbio.
Antes de mais nada, Host Family, como o próprio nome já sugere, significa: Host de quem recebe e Family de família. Então seria a família que recebe, que hospeda os estudantes estrangeiros em casa.
É como se você recebesse alguém de fora na sua própria casa hoje, que não falasse bem seu idioma e quisesse entender melhor sua cultura.
Vantagens e desvantagens da acomodação em casa de família no Intercâmbio
Neste vídeo, vamos passar três pontos importantes, dois deles sendo vantagens e desvantagens e um para te ajudar a decidir se vale a pena ou não para você!.
Vou trazer 3 vantagens e também 3 desvantagens. Assim como te contar o você precisa analisar para entender se vale a pena ou não escolher casa de família como sua acomodação no intercâmbio.
As principais vantagens da Host Family são:
1. Alimentação
Você não precisa se virar para fazer comida todos os dias, já que terá as refeições da família prontas nos horários certos. Eu sou péssima na cozinha, não sei fazer um arroz que preste. Se você não quiser se aventurar na cozinha para se desafiar, casa de família pode ser a opção ideal para você.
2. Imersão
Você estará hospedado em uma casa em que precisará se comunicar com as pessoas no idioma que quer aprender, precisa ser entendido e precisa entender os outros. Desde que acorda terá alguém para conversar no idioma com você. Imersão total.
3. Central de apoio
Querendo ou não, a família é responsável por você no exterior, estará se importando com você de forma mais próxima que sua família no Brasil, e podem te ajudar mais facilmente caso algo de ruim aconteça. Ter essa rede de apoio facilita muito.
Agora, vamos para as desvantagens:
1. Distância da escola para a casa de família
As casas de família podem ficar até 1h30 de distância da escola. Isso significa que você pode ter que pegar até dois ou três meios de transporte para se locomover. E, claro, tudo isso custa dinheiro. Para ter uma ideia, em Vancouver, a casa de família não ficava em Vancouver, mas sim em Richmond, como se fosse uma “zona metropolitana”, pertinho da cidade. Mas demorava em média 45 minutos para chegar na escola. E era na Zona 2 de Vancouver, por mês eram uns 180 dólares canadenses só de transporte. Não converte agora para não chorar.
2. Demora para chegar até os passeios
Acaba que, por ser longe da escola, pode ser longe também dos passeios e vira um efeito cascata. Como assim? Pode ser que você tenha que sair para um passeio, vamos supor, que queira ir no Stanley Park, em Vancouver. Da escola até o parque serão 10 minutos, mas da casa de família até o parque serão quase 1 hora. Já que sempre terá, como foi no meu caso, que acrescentar esses 45 minutos de trajeto, que seria de Richmond até a cidade de Vancouver mesmo.
3. Ficar na zona de conforto
Casa de família, na minha opinião, te faz ficar muito na zona de conforto. Eu sei, você precisa saber lidar com pessoas, dia a dia e a família que vai conviver com você. Isso já é desafiador. Mas em outros quesitos você acaba não se desafiando e não aumentando suas responsabilidades, como quanto vai fazer comida, lavar roupas e por aí vai.
Host Family como acomodação no intercâmbio: vale a pena?
Pensando nos prós e contras, vale analisar quanto você vai gastar com alimentação no local, quanto pode chegar a ser o transporte e fazer as contas para entender se vale a pena.
Tem vídeo aqui no canal em que conto quanto paguei por mês na host family e, só para você ter uma ideia, foi por volta de 800 dólares americanos por mês.
Na EF, por exemplo, o valor da acomodação mais básica (em que você fica em quarto duplo), já está inclusa no valor do curso. Se quiser outro tipo, você paga a mais e por semana.
Antes, eu achava que casa de família era um super luxo, mas existem outras acomodações também, e vou deixar o vídeo aqui para que vocês descubram outros tipos. Os outros tipos acabam levando em conta os pontos de desvantagem que mencionei aqui, como zona de conforto, passeios longe e até distância. Por isso, vale sempre pesquisar e entender o que será melhor para você.
Espero que tenha curtido esse vídeo e é só clicar neste link para descobrir outros tipos de acomodação, nesse bate-papo com a diretora da EF em Minas Gerais.
Leave A Reply