Invasão Zumbi: entenda o que há por trás das reflexões do filme coreano

by

Sabe aquela sensação de choque com um filme que pode durar alguns minutos depois de assistir? Foi exatamente isso que aconteceu comigo após ver Invasão Zumbi, do diretor Sang-Ho Yeon.

Que os filmes e séries com zumbis estão cada vez mais inovadores, isso a gente já sabe! (Comentei recentemente sobre a série Santa Clarita Diet da Netflix que também aborda essa temática zumbi). Dessa vez, os zumbis estão mais fortes, rápidos, cada vez menos inteligentes e se transformam numa rapidez esmagadora.

O filme coreano que ganhou prêmio de Melhor Filme e Melhor Longa Asiático no Fantasia Film Festival 2016. A história de zumbi se mistura com inúmeros conselhos para levar pra vida. Ao longo do texto vou contar sobre alguns deles.

História do Filme Invasão Zumbi

Seok-Woo é separado e vive com a mãe e a filha. Soo-An sente falta da presença do pai, que trabalha o dia inteiro, e da mãe que mora fora da cidade. Dá para perceber que o que a menina mais quer é a presença do pai, mas ele não percebe isso e é frio a maior parte do tempo.

Ao chegar em casa e ver que a filha não conseguiu cantar uma música completa na escola, ele imagina e diz para a jovem que ela precisa terminar tudo aquilo que começa. Ser mais corajosa. O que ele nem imagina é que a filha ensaiou a música para cantar para ele e apenas parou porque não o encontrou na platéia.

Chateada com o pai e com saudades da mãe, Soo-An pede para que ele a leve para vê-la. O pedido é aceito e o pai tira o dia de folga do trabalho para levar a menina de trem.

Se vocês repararam, no início do filme Seok-Woo está dentro do escritório e vê uma notícia sobre peixes mortos. Notando o perigo que aquela situação poderia reverter em seu negócio, decide vender todas as ações. Seu ajudante acha intrigante a situação, mas faz o que o chefe está pedindo.

Seok-Woo e Soo-An vão de trem uma cidade, mas não sabem que este pode ser o passeio mais perigoso que já fizeram juntos.

Dentro do trem os passageiros acompanhavam tudo o que estava acontecendo na ruas da cidade. Porém, antes de fecharem a porta do trem, uma das pessoas que fora infectada entra. Ela tentava de toda forma prender a circulação para que não fosse completamente infectada. Mas não deu certo. A ação da infecção em contato com o corpo é muito rápida e a transformação também.

invasão-zumbi-gif

Mas o que está acontecendo em Invasão Zumbi?

Acredita-se que tudo começou com a morte dos peixes e tenha passado para outros animais que começaram a atacar humanos e assim se espalhou para todos os lados.

Em outra cena inicial do filme notamos que um cerdo atravessa a rua e é atropelado. O que não mostra é se o cerdo já não estava infectado quando fora atropelado.

O que no início parece que é uma infecção pelo vírus vinda do ar, afinal ele é atropelado, morre e renasce, passa a ser algo transmissível a partir do momento em que esse animal pode ter sido infectado ao ser “mordido” por um peixe, por exemplo. E o contrário também, o peixe também poderia ter mordido um pescador ou alguém próximo ao rio para passar a doença a diante.

Quando o ajudante de Seok-Woo liga para ele e fala que tudo estava acontecendo por causa do produto que estavam comercializando, que é possível fazer essa ligação com os peixes e o cerdo.

Essa história de contar como começou a infecção é um ponto a mais para o filme. Geralmente isso não fica tão às claras dessa forma. Ou às vezes até perde a importância ao longo do filme. Acho que até hoje em The Walking Dead, por exemplo, não conseguimos entender se o Rick está sonhando ou se aquilo tudo está acontecendo de verdade.

Como enganaram os zumbis

No filme Invasão Zumbi ninguém, em nenhum momento, resolveu parar para pensar no que estava acontecendo. A ação dos personagens tinha que ser tão racional e lógica que não pararam para refletir sobre nada.

invasão-zumbi-como-enganaram-os-zumbis

Mas foram descobrindo pontos importantes sobre os Zumbis. Eles sabiam onde estavam os humanos porque os ouviam. E iam atrás do barulho. Foi possível notar também que eles não eram inteligentes o suficiente para abrir as portas dos vagões. Além de não verem nada no escuro. E sabiam que a mordida dos zumbis que passava a contaminação a diante.

Com isso, essas informações foram usadas da melhor forma a fim de salvar os tripulantes.

Personagens envolvidos e suas reflexões

Dentro do trem as pessoas começam a passar por situações que as fazem repensar sobre suas ações. Os trabalhadores de dentro do trem são os primeiros a serem mordidos, isso porque precisam auxiliar os passageiros. E, adivinhem, um deles era justamente o infectado que entrou sem ninguém perceber.

Quando ele se transformou, mordeu a trabalhadora que começou também a atacar todos que estavam dentro daquele vagão. O outro trabalhador que estava indo de encontro a colega, nota a movimentação e ao tentar avisar os outros acaba também sendo mordido.

Se for parar para pensar, acaba que essa confusão de entrar em vagão e sair de vagão, para avisar as pessoas, foi o que fez com que a maior parte dos passageiros fossem contaminados. Eles esqueciam de fechar justamente o zumbi dentro de uma das cabines. Se tivessem feito isso talvez tivessem conseguido manter o controle. Mas, eu entendo, não dá para agir de forma racional ao ver alguém ser atacado e morto na sua frente.

Casal com mulher grávida

Quando a confusão começou, a grávida, Sung Gyeong, estava dentro do banheiro. Ao sair nota duas pessoas brigando. Um zumbi e uma outra pessoa, então ela pede que o marido, Sang-Hwa, vá ajudar. E acabam percebendo o perigo em que estão se metendo.

Sabe aquela história de que o mundo dá voltas? Isso acontece a todo momento ao longo do filme e vai decidindo o final de cada um dos personagens.

Imagine que enquanto estavam correndo dos zumbis e os passageiros notaram que se fechassem as portas estariam seguros, – quase fechou Sang-Hwa e a mulher do lado de fora?

Mais tarde é ele que salva o Seok-Woo e a filha dele. Então é sempre uma troca.

Time de jogadores e líder de torcida

Dentro desse trem estavam indo um time inteiro e uma líder de torcida. Apenas 3 do time e a líder se salvam inicialmente. E se unem para conseguirem sair vivos dessa. Mas a confusão e a multidão de zumbis pode surgir quando menos se espera.

invasão-zumbi-resenha-filme

Duas idosas

Sabe aquela pessoa bondosa e que acaba não sendo valorizada o quanto deveria? A história das idosas no filme é bem assim. E a hora em que elas viram zumbis é uma das mais surpreendentes de todo o filme.

Homem rico

Esse é o personagem feito para ser odiado. Em todos os filmes acabam aparecendo alguns e em Invasão Zumbi, Yong-suk é esse homem.

Ele é o mais ganancioso de todos e quer chegar vivo a todo custo. No início é possível reparar o quanto ele tem esse ego apenas por dedurar a entrada de um homem no vagão que, possivelmente não possuía o bilhete da passagem.

Depois é quando param em uma cidade e ele fala ao maquinista do trem para que o leve sozinho para outra mais segura. Sendo que o trem estava lotado de pessoas que poderiam sobreviver também.

Depois ele começa a fazer a cabeça das pessoas para que elas não aceitem a entrada de outros no vagão deles, já que não sabem se estarão contaminados ou não.

E, claro, ainda por cima ele usa outras pessoas para conseguir escapar das mais diversas situações. Ele, com certeza, não é alguém confiável.

Ao final do filme é possível reparar que ele estava desesperado daquela forma porque precisava chegar a cidade para encontrar a mãe dele. Mas porque ele não disse isso antes? Com certeza as pessoas o ajudariam bem mais do que do jeito que ele fez.

Homem sem o bilhete do trem

Sabe o homem que o Yong-suk dedurou que estava dentro do trem? Ele, interpretado por Choi Gwi-hwa, foi capaz de salvar inúmeras pessoas e de ser salvo também.

Quando eles estavam saindo da primeira cidade em que pararam, esse homem ficou para trás mas a moça grávida abriu a porta para que ele entrasse. É interessante cada momento deste de pensar: será que ajudo ou não? Afinal, ele acontece ao longo de todo o filme. E não é que depois ele consegue salvar a grávida tirando a própria vida dele?

Conclusão

No início do filme Invasão Zumbi quando Seok-Woo pede ajuda para sair da estação e tenta ir sozinho com a filha, ela dá uma verdadeira aula ao pai. Ressalta que ele só pensava nele e que não estava nem aí para ela. E, para chocar mais ainda, ela ressaltou que esse era um dos motivos pelo quais a mãe dela foi embora.

invasão-zumbi-resenha-filme

E, se pararmos para pensar, em uma situação daquelas, ir cada um por si é total perda de tempo. Eles são bem mais fortes quando estão juntos.

Acredito que o filme Invasão Zumbi tenha conseguido mostrar vários lados de sentimentos e de ações do dia a dia que podem ser alteradas. Para que assim, a gente consiga viver bem melhor. A famosa empatia, não é mesmo?

E, ai? Você já assistiu Invasão Zumbi? O que achou do filme? Mande nos comentários!

Siga o Diário da Aninha Carvalho nas redes sociais: Twitter Aninha & Twitter Diário | InstagramFacebook | Pinterest – YouTube

FOTOS: A cenas do filme Invasão Zumbi reproduzidas dos sites Adoro Cinema, Cine Pipoca Cult, O que tem na nossa estante e Combo Infinito

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *