Muitos futuros intercambistas (e mães) me procuram no Instagram para tirar dúvidas na hora de arrumar a mala de intercâmbio. No conteúdo de hoje, eu resolvi compartilhar 7 das perguntas que mais me fazem para tirar essas dúvidas de vez da sua cabeça.
Antes de começarmos a lista, aconselho dar o play no vídeo abaixo em que dei várias dicas importantes sobre o que deve ter na sua mala de intercâmbio. É só dar o play abaixo:
Caso tenha alguma dúvida que não esteja nessa lista, mande nos comentários que vou adicionando aqui, beleza?
Vamos lá!
1. Levo toalha de banho na mala de intercâmbio?
Levar as suas toalhas de banho é essencial em viagens, principalmente por uma questão de higiene pessoal.
Se for ficar em casa de família, por exemplo, pode até ser que te deem uma toalha. Mas não é garantido. O melhor mesmo, é já levar a sua toalha na mala.
2. Posso usar o meu tênis do dia a dia no inverno?
É bem comum vermos pessoas usando tênis, das mesmas marcas que usamos no Brasil, pelas ruas de Vancouver. Mas não se engane: eles estão mais acostumados com aquele frio do que a gente.
Se deseja levar os seus tênis do Brasil, lembre-se de investir em uma meia de algodão bem quentinha e grossa. Caso tenha se esquecido, use duas meias comuns juntas.

Durante o intercâmbio, eu usei os tênis que costumava usar no Brasil, mas sempre com duas meias juntas, confesso!
3. Vale a pena investir em uma bota impermeável para o intercâmbio?
Com certeza.
Por dois motivos: segurança e frio. Isso porque as botas possuem um solado diferente e capaz de evitar que você escorregue com facilidade quando estiver nevando ou chovendo.
E, segundo, você protegerá melhor o seu pé do frio, por serem mais quentes que tênis, protegerá da chuva, por serem impermeáveis, dos ventos e, claro, evitará que fique com os pés congelando e que isso estrague o seu passeio.
- Fiz um post aqui no blog mostrando os looks de inverno que usei durante o intercâmbio. Vale a pena dar uma olhada.
4. Levo pantufa ou chinelo?
Os dois. No Canadá, eles possuem um hábito de tirar os sapatos antes de entrar para não andar com eles sujos dentro de casa. Por isso, é sempre bom ter um chinelo e até uma pantufa (que não ocupe muito espaço na sua mala). Será bem útil.
Além disso, eu odeio tomar banho sem chinelo.
Se você tem alguma mania aqui no Brasil e não se vê sem elas durante a viagem, replique. Por isso, lembrei de colocar meu chinelo na hora de arrumar mala de intercâmbio.

Em uma das noites, começou a nevar e a Host mom falou para irmos lá fora ver! Saímos do jeito que estávamos, de chinelo e pijama
5. Levo itens de higiene pessoal ou compro tudo lá?
Eu sou aquele tipo de pessoa que pensa em gastar o mínimo possível comprando coisas que já deveria ter. Por isso, eu levei absorvente (que é algo caro no Canadá), pasta de dente, escova… Tudo do Brasil. São coisas que duram muito tempo, então, nem precisei comprar por lá.
O que eu não indicaria levar: shampoo e condicionador. Isso porque encontrei aquele do Aussie muito baratinho por lá (apenas CACD$3) e até trouxe para continuar usando no Brasil.
Confesso que, uns dias antes da viagem, eu passei em uma drogaria e comprei exatamente tudo o que precisaria: absorvente, sabonete, pasta de dente, escova de dente, protetor labial, porta sabonete e até creme para o corpo. Fez toda a diferença!
Na hora de organizar na mala, vale ter uma bolsinha apenas para isso. Os itens são pequenos, então na hora de guardar na mala, fica bem mais simples assim.
Vale comprar ou arrumar uma bolsinha mais simples mas que caiba os itens que levará.
6. Coloco meu notebook na hora de arrumar a mala de intercâmbio?
Vale a pena fazer o seguinte questionamento: com que frequência eu uso o meu notebook ao longo da semana?
Se a resposta for pelo menos de uma vez no dia, ou mais de 5 vezes na semana… Você vai sentir muita falta dele por lá. Então leve!
O notebook será útil para você fazer alguma pesquisa mais avançada na internet e até para estudar inglês. Nas casas de família, geralmente, tem Wi-Fi disponível para os intercambistas. Caso não encontre a senha fácil no seu quarto, pergunte para os integrantes da família.
Na minha Homestay tinha uma folha colada na parede com a senha. Mostrei como era o meu quarto no vídeo abaixo!
Só para você ter uma ideia, eu passei os três meses do intercâmbio sem um chip no celular. Isso significa que não tinha internet em todos os lugares.
Você deve estar aí se perguntando como eu sobrevivi, certo?
Mas foi bem tranquilo, todos os lugares que frequentava diariamente (casa da família e escola de idiomas) tinham internet liberada. Até no shopping tinha!
Caso precise de Wi-fi e esteja perdido, a dica é procurar por uma Starbucks. , com certeza, o seu porto seguro durante o intercâmbio.
7. Será que levo meu videogame na mala de intercâmbio?
Você precisa direcionar o seu foco: está pensando em passar alguns finais de semana jogando com seus amigos? Ou está levando para socializar com outros intercambistas? Entenda o motivo desse desejo e, se notar que pode ser que dificulte a sua prática do idioma, tire logo da lista.
Fiz um vídeo no canal contando sobre o quanto o meu namorado (agora marido) amava jogar videogame com os host brothers da casa.
Essa situação tem os dois lados. Para o meu marido, foi ótimo. Ele praticava inglês o tempo todo com o garotos, já que tinha que falar em inglês com eles.
Porém, para mim, era horrível porque não sabia jogar nenhum jogo e nunca era chamada para as partidas. E pior, meu marido até deixou de sair comigo em um final de semana porque queria ficar jogando Fortnite. Complicado.
Então, sempre priorize o aprendizado de um novo idioma ao invés de permanecer em sua zona de conforto.
Ah! Eu criei recentemente um novo perfil no Instagram, chamado @IntercambioDosSonhos para dar várias dicas aos futuros intercambistas e ter tudo reunido em um só lugar.
Para encontrar todos os conteúdos que já fiz no Instagram sobre intercâmbio, procure pela #AninhaInCanada.
E, claro, não deixe de me acompanhar pelo @DiarioDaAninhaCarvalho, lá estou compartilhando várias dicas para que você chegue preparado para encarar o idioma.
Espero que tenha curtido o conteúdo de hoje e que ele tenha te dado várias luzes para arrumar mala de intercâmbio. Se ainda está com dúvida, é só enviar aqui nos comentários!
Quer ficar por dentro de todos os conteúdos sobre intercâmbio e estudo de inglês no dia a dia? A minha dica para você é se inscrever na newsletter gratuita e semanal para planejar o seu Intercâmbio dos Sonhos. O que está esperando? É só clicar aqui, colocar o seu e-mail e começar a receber as dicas!
Até o próximo post,
Abraços,
-Aninha Carvalho
Leave A Reply