7 músicas feitas em homenagem a parentes e amigos que se foram

by

Hoje é dia de finados, momento de relembrar e homenagear os nossos entes queridos e amigos que se foram antes da gente. E como a música consegue sempre expressar bem aquilo que estamos sentindo, resolvi selecionar 7 que foram feitas como homenagem para pessoas queridas que se foram.

É só dar o play e ler abaixo para quem foram destinadas. Aposto que vai se surpreender com algumas delas.

Homenagem em músicas

1. Wake me up when september ends

Não sei se você sabe, mas a música Wake me up when september ends, do Green Day é uma música feita por Billie Joe Armstrong para o pai que faleceu quando ele tinha 10 anos de idade. Na letra ele pede para que o acordem quando setembro acabar, que foi justamente o mês que o pai dele morreu.

2. J.A.R

Outra música do Green Day, chamada J.A.R também foi feita em homenagem a alguém que faleceu, mas dessa vez foi para um amigo da banda, chamado Jason Andrew Relva. A música fez parte do quarto álbum da banda, lançado em 1995.

A música nos faz questionar algo que sempre nos vem à tona quando perdemos alguém. Percebemos o quanto somos mortais e que um dia esse fim chegará até nós também. Com isso, ela nos faz pensar sobre como estamos vivendo, será assim que realmente queremos viver? Fica aí o questionamento, e, claro, a música para você pensar nisso enquanto escuta.

* Coloquei 2 músicas do Green Day para nos aquecermos juntos para o Show da banda aqui no Brasil. Na sexta-feira irei para São Paulo assistir ao show e espero levar você comigo. Então, segue logo no Instagram @diariodaaninhacarvalho para acompanhar tudo.

3. Slipped Away

Avril Lavigne tem uma música feita especialmente para o avô. A letra revela o dia em que ele faleceu, principalmente na estrofe “lá vai ele, para um lugar onde eu não posso o trazê-lo de volta”. Imagine que ela descobriu sobre o falecimento dele antes de um show, em 2003, mas decidiu fazê-lo em homenagem ao avô mesmo assim. Por isso temos uma das gravações mais icônicas dela cantando tomorrow. Mas essa não é a música que fez em homenagem a ele, mas sim Slipped Away.

Eu ouvia muito essa música na época em que tinha perdido meus avós e chorava demais. Realmente, ela é maravilhosa. Ouça abaixo, achei um vídeo com a legenda para você poder acompanhar junto com a música a sua tradução.

4. Father

Demi Lovato também fez uma música para o pai que faleceu aos 54 anos, após um câncer. Na época eles não se falavam muito e ela declarou que o que mais a entristecia era o fato de que eles não se davam muito bem por causa da doença mental que ele tinha. Isso de saber que não era totalmente culpa dele era o pior. Foi a razão pela qual eles não tinha uma relação muito próxima com a família, ela explica que era algo considerado abusivo.

Só para começar, antes de apertar o play na música Father, se prepare para chorar com a voz super incrível de Demi. Depois não vai dizer que eu não avisei, hein?

5. Afire Love

A música Afire Love, de Ed Sheraan é em homenagem ao falecimento do avô que sofria de Alzheimer. A música é feita enquanto o avô ainda está hospitalizado, ele não se lembra do rosto de Ed, mas seu pai tentava reconfortar o garoto, ainda com 6 anos de idade. O refrão fala sobre como o avô conversa com a avó, dizendo para que a amava e que eles precisavam ficar juntos para sempre.

Além disso, a música fala sobre como é o dia do enterro de um ente querido, em que ficamos totalmente sem chão. Ouça apertando o play abaixo:

6. Joanne

A música Joanne, feita por Lady Gaga, é uma homenagem a tia que faleceu da mesma doença que a cantora convive atualmente, lúpus. Em um dos versos da música temos “se você pudesse, eu sei que ficaria, mas nós duas sabemos que as coisas não funcionam assim”, se referindo ao que ambas tinham. No documentário sobre a vida dela na Netflix, Gaga comenta sobre a música e a apresenta aos pais numa cena emocionante.

Ouça abaixo:

7. You’re mine

Quem aí se lembra da morte do ator Cory Monteith? Ele acabou namorando a atriz que interpretava a Rachel, em Glee, chamada Lea Michele. Ele faleceu após uma overdose de heroína e álcool, em 2013. Esse amor que ambos sentiam um pelo outro rendeu a música You’re Mine feita por Lea, que também é cantora, em homenagem ao Cory. Ouçam abaixo:

E aí, qual música você conhece que é uma homenagem a um ente querido? Ou que é muito triste e te faz lembrar de alguém que já se foi? Mande nos comentários para aumentarmos a lista.

Até o próximo post,

Beijos,
-Aninha Carvalho

4 Responses
  • Allan
    novembro 2, 2017

    Dona Cila – Maria Gadú.. linda música

    • Ana Clara Carvalho
      novembro 2, 2017

      Boa dica. Maria Gadú fez essa música em homenagem a sua avó. Ela ainda estava viva, mas muito doente. É uma canção mostrando que a cantora entende que chegou a hora de dizer adeus e mostra todo o amor que sente pela vó.

  • Murilo Valadares
    novembro 3, 2017

    Faltou TEARS IN HEAVEN do Eric Clapton, em homenagem ao filho Conor que morreu ao cair do 56º andar de um edifício em Nova York. Imperdoável.

    • Ana Clara Carvalho
      novembro 7, 2017

      Nossa, com certeza. Essa música é linda demais. Segue o vídeo com a legenda abaixo:

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *