O que há por trás do filme 20 anos mais jovem?

by

Antes de tudo: você assistiu ao filme Vinte anos mais jovem dublado ou em francês? A partir daqui podemos definir bastante o que você sentiu ao longo do filme, do diretor David Moreau. Sei disso porque vi o início em português e depois em francês. A diferença de qualidade entre os dois é gigantesca. No francês conseguimos perceber mais conexão entre os personagens e entrar verdadeiramente na trama do filme.

*Este conteúdo é uma resenha misturada com uma sinopse mais detalhada. Então, pode correr se não curte spoiler!

O que acontece no filme Vinte anos mais jovem?

Dito isso, vamos para a história.

vinte anos mais jovem

Quem esta pilotando a moto é o Balthazar e atrás é a jornalista Alice

Para dar uma resumida para você, o filme Vinte Anos mais jovem (2013) conta a história de uma jornalista de quase 40 anos de idade que se envolve com um homem de 20 anos apenas para ser promovida no trabalho. Complexo? Então vamos para mais detalhes.

Acredito que quando começar a assistir vai achar que ali mesmo no avião Balthazar e Alice iriam se apaixonar. Mas não. A história teve o gatilho inicial ali. Mas é preciso entender que o romance entre ambas as partes não acontece desde o início.

Sobre os personagens

Alice é uma jornalista mais velha de quase 40 anos de idade que trabalha para uma revista de comportamento. Ela é interpretada pela atriz Virginie EfiraJá Balthazar é um jovem de 20 anos que está estudando arquitetura na faculdade. Ele é interpretado pelo ator Pierre Niney (que é o personagem de “Tá chovendo Hambúrguer” purinho!) Eles se encontram em um voo que ia do Rio de Janeiro até a cidade deles na França.

Alice acaba esquecendo o pendrive com as matérias que estava fazendo e o jovem o encontra. Até aqui tudo bem. Você então vai começar a imaginar ele indo atrás dela e entregando o tal pendrive. E fim de história. Nada disso.

vinte anos mais jovem

Alice está precisando dar um up em seu trabalho, mas não sabe como fazer isso. Quando vai buscar o pendrive ela acaba sendo fotografada em uma posição não muito favorável e todos no trabalho a veem.

Isso acontece porque o garoto dá o endereço de um restaurante bem badalado para ela e algumas pessoas que trabalham com Alice acabam encontrando ela por lá. E a fotografam em uma posição que parece que ela está beijando Balthazar.

Aquilo começa a dar um start e um recomeço para tentar um cargo novo que ela tanto quer na revista. Mas tem um porém: ela precisa mostrar que está realmente saindo com esse, digamos, garoto.

Será que ela não gostava dele mesmo?

Então, Alice acaba se envolvendo com o jovem, sem que ele descubra as reais intenções dela de “se aproveitar dele” para alcançar a posição que deseja no trabalho.

Ao longo da convivência com ele é possível perceber o quanto a autoestima de Alice se altera. O quanto ela fica mais confiante, feliz e criativa. E isso influencia diretamente nos projetos dentro da revista em que trabalhava.

Mas será que ela não gostava dele mesmo? Olha só que cena mais fofa de um dos encontros deles!

Mas acaba que a insegurança de Alice bate mais forte e ela, seguindo os conselhos de seu amigo dentro da revista, resolve romper com Balthazar. Mas eu acredito que ainda tenha outros motivos.

Ele não recebe bem a notícia. Fica dias em casa e só comendo besteiras. Já ela acaba não aguentando e indo atrás dele de novo. Não por amor, amor mesmo. Dessa vez é por interesse de novo. Ela precisava de um modelo para a capa da revista e a editora decidiu que deveria ser o Balthazar.

Pedido de desculpas?

A editora da revista se lembrou dele porque em um dos eventos em que Alice o levou era um desfile. E Balthazar ajudou uma modelo que caiu no meio do palco. A editora lembrou do rosto dele. Isso porque o fundo de tela do computador da Alice ainda tinha uma foto dele. Então, ela disse que teria que ser o Balthazar na capa. E, já viu, tirar uma ideia desses chefões da cabeça é impossível.

Assim, podemos entender que Alice começou a ser mais notada na revista. Então, como já tinha conseguido o que queria, resolveu terminar com Balthazar. Mas ainda permaneceu fingindo que estava com ele para as pessoas do seu trabalho.

Então ela teve que se virar e dar um jeito do Balthazar ir tirar as fotos para a capa. Ele não aceita muito bem a ideia em princípio porque parece que foi um pedido de desculpas pouco sincero e mais interesseiro da parte dela. Óbvio! Alice fica tão cega por causa de uma promoção que acaba fazendo algo que não foi tão legal assim.

Balthazar vai à sessão de fotos mas briga com a fotógrafa após ficar estressado com as revelações sobre o que a Alice estava fazendo com ele. Que foi justamente o amigo que aconselhou a terminar com Alice que falou. Xii…

Quando vão brigar, Balthazar acaba confessando toda a invenção de Alice como namorada dele apenas para ganhar uma promoção. Com isso ela é demitida. Afinal, todos assistem de camarote a briga.

vinte anos mais jovem

Amor entre pessoas de idades diferentes

Já havia comentado com vocês a questão do amor em idades diferentes. (Vimos isso no vídeo sobre os clichês de filmes adolescentes, assista aqui). No filme Vinte anos mais jovem há duas formas apresentadas. Um casal em que o homem é mais velho e está começando um relacionamento com uma mais nova. E Balthazar e Alice que são ao contrário.

É interessante isso porque a decisão de ficarem ou não juntos veio sempre do Balthazar, o mais jovem da rodada. Isso no final do filme, porque inicialmente Alice jogou a ideia das idades na mesa destacando o quão mais velha ela era dele. Como o nome do filme sugere, vinte anos a mais.

Além disso, tem uma questão interessante relacionada a autoestima de Alice. Ao fato dela querer se sentir mais jovem.

E o que os outros pensam sobre isso?

A questão da opinião alheia fica clara principalmente no trabalho da Alice. Em que os olhares para ela se alteram enquanto o relacionamento com Balthazar estava as mil maravilhas. Dá para ver isso também quando as colegas de sala da filha de Alice mostram uma foto da mãe dançando com ele. Com isso, é possível perceber o quanto as opiniões de pessoas ao nosso redor tentam, a todo momento, ditar quem deveríamos ser. Ou até o que deveríamos fazer.

Apenas quando toda essa confusão acontece é que Alice percebe que mais do que manipular o jovem Balthazar, estava sendo manipulada pelas pessoas ao seu redor.

E, claro, fingir uma situação nem sempre é a melhor saída para consertar tudo.

Mas, vamos ser claros e objetivos nisso. Afinal fingir ser alguém diferente do que é não é tão incomum assim. Ao nos relacionarmos com as pessoas em diferentes ambientes acabamos tendo sim diferentes atitudes. E isso ocorre involuntariamente principalmente porque temos a necessidade de “nos encaixarmos” naquela situação.

O filme Vinte anos mais jovem acaba mostrando tudo de uma forma bem exagerada. Mas que poderia acontecer com qualquer um que quisesse conseguir algo a mais no trabalho ou na faculdade. E tivesse que fingir se encaixar aos padrões impostos. Padrões aqui viram uma palavra tão forte, não é mesmo?

Trailer

Não encontrei o trailer em português, mas dá o play para ver como é legal ouvir a voz deles! Own!

Já assistiram ao filme Vinte anos mais jovem? Querem assistir? Mandem nos comentários o que você acha dessa situação de fingir que é algo que não é só para agradar os outros.

Talvez eu tenha amado o nome Balthazar, escrevi pelo menos 15 vezes ao longo do texto! haha

Beijos,
-Aninha Carvalho

Siga o Diário da Aninha Carvalho nas redes sociais: Twitter Aninha & Twitter Diário | InstagramFacebook | Pinterest – SNAP: aniinhac18 – YouTube

6 Responses
  • Ricardo
    março 8, 2017

    Excelente artigo, parabéns!

  • neuza
    março 8, 2017

    Eu assisti e tive a mesma impressão, ja tive um namorado mais novo e é difícil mesmo, tem a questão com o ex dela e a filha que da muita raiva, como o ex zomba dela!
    O filme é ótimo ,mas tem que entender o que ela esta vivendo.
    Mas enfim tudo se resolve.
    Assista também simplesmente acontece, pulando a vassoura, Homem de sorte, todos romances lindos.

    • Ana Clara Carvalho
      março 9, 2017

      Nossa! Essa cena do marido é horrível. Ele é muito sem noção. É exatamente isso mesmo. Tem que estar vivendo para saber o que ela está sentindo. O filme é realmente bom.

  • Cleberson almeida
    setembro 11, 2017

    Eu assisti e odiei. Ela er mt velha pra ele. Que nojo

    • Ana Clara Carvalho
      setembro 13, 2017

      Idade é algo realmente da nossa cabeça, né? Isso porque a diferença de idade entre os atores nem é tão grande quanto no filme. Ele tem 28 e ela 40.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *