Chegou a hora de conversarmos sobre algo que tira o nosso sono nas vésperas da viagem: o que levar para o intercâmbio?
O que levar para o intercâmbio?
Aposto que você já lembrou daquele item que não sai da sua cabeça e você não sabe se deveria ou não levar. É sobre ele que vamos falar no conteúdo de hoje, aliás, sobre 5 itens que você pode levar para deixar o seu intercâmbio ainda melhor.
1. Será que levo quais eletrônicos para o intercâmbio?
Primeira dúvida cruel: levo notebook? Levo meu videogame? Levo minha câmera?
Sim, já recebi essa pergunta no meu instagram: “Ana, será que eu levo o meu notebook para o intercâmbio?”
Neste caso, a pergunta que você deve se fazer é: você o utiliza muito no dia a dia? O que você, normalmente, faz quando está usando seu notebook?
Se a resposta for: estou estudando ou estou pesquisando algum assunto, estou sempre com meu notebook pela casa e até uso mais que celular. Você, definitivamente, vai sentir falta do seu notebook.
Hábito bom x Hábito ruim
Se você tem algum hábito aqui no Brasil e que não se vê sem fazer, se pergunte se ele é um hábito bom ou ruim.
Por exemplo, não acredito que jogar videogame seja um hábito bom. Sim, eu não curto jogos, acredito que te dispersam muito do que deseja fazer.
Ah! Se tiver uma opinião diferente, mande aqui nos comentários.
Por isso, eu aconselharia não levar o seu videogame para o intercâmbio. Até porque, pode ser que você tenha dinheiro para comprar um melhor do que o que você tem hoje por lá e o seu vai só ocupar espaço na mala.
Mas a questão é, evitar hábitos ruins e que vão te dispersar do principal: aprender um novo idioma.
Por que eu não considero o notebook um hábito ruim?
Ele ajuda muito a nos desprender das redes sociais. A focar nos estudos e, assim, usar a internet ao nosso favor. Se você já tem notebook e faz isso, ótimo. Ele será o seu ponto de apoio durante os estudos fora do país.
Agora, se tem o seu celular e faz tudo nele, não tem porque investir num notebook. Invista em um tablet, por exemplo, e num teclado. Eu sou simplesmente viciada no iPad que comprei durante o meu intercâmbio, no Craigslist.
Mas, como estamos falando de intercâmbio e é grana demais envolvida. Se não tem notebook e não usa, não compre um apenas para a viagem.
Algo que aprendi na marra foi que é difícil criar um novo hábito rápido.
Então, de nada adianta comprar um notebook para estudar, já que pode ser que você não tenha tempo suficiente para conseguir colocar esse hábito em prática.
Já a câmera? Eu, como uma boa YouTuber que sou, recomendo mais que tudo levar a sua câmera e registrar cada segundo da sua viagem.
Mas, claro, é melhor viver do que ter fotos guardadas no rolo da sua câmera.
Apesar disso, fotos acabam nos trazendo recordações maravilhosas no futuro. Tem sempre os dois lados. Pense nisso.
2. Algo indispensável: Doleira
O segundo item indispensável durante o intercambio é ter uma doleira sempre por perto.
Algo que todo intercambista deve ter é uma doleira, porta dólar e até pochete. Mas, como assim? Doleira é essa bolsinha que você coloca na cintura e, claro, com dinheiro.
Além do dinheiro, vale colocar também o seu passaporte. Assim, seus documentos também ficam o tempo inteiro com você. Juntinho ali.
Tem vários modelos de doleira, esse é um bem simples que ganhei da agência de intercâmbio quando estava indo. É bem simples, mas tem uns modelos mais modernos e chiques! Os preços variam bastante e podem chegar até a uns 50 reais, viu?
A ideia é, realmente, ter o seu dinheiro, cartão, passaporte, passagem, pertinho de você quando for viajar.
Eu usei tanto quando estava indo para o intercâmbio, durante a viagem de avião, até no dia a dia para ir à aula, por exemplo. Sempre estava de doleira.
3. Guarde lembranças da viagem!
O terceiro é: cadernos, planners e agendas.
Sim, eu, como uma boa amante de papelaria, tinha que dar essa dica maravilhosa para vocês. Levem seus cadernos ou comprem cadernos no seu destino do intercâmbio. Mas por quê?
Primeiro porque você vai precisar de caderno quando for estudar o idioma, fazer anotações das aulas, é óbvio.
E, segundo, para que você o transforme em um diário de viagem, guarde convites, passagens, pequenas lembranças da sua viagem para que tenha todos os momentos guardados com você.
Mas não precisa ser só caderno, não viu? Pode ser agenda, planner, tudo que faça você conseguir planejar os seus dias durante o intercâmbio também.
Tem vídeo contando tudo sobre como era estudar no Canadá, vou deixar aqui embaixo:
4. Fique de olho na estação do ano
A quarta dica é ficar de olho em qual estação do ano você está indo, mas como assim?
Análise o seu país de destino e como é a temperatura na estação do ano em que estiver lá.
Eu, por exemplo, fui para Vancouver quando estava acabando o outono e entrando o inverno, então tive que levar casados impermeáveis, corta vento, toucas, luvas, segunda pele, tudo isso.
Tem vídeo no canal explicando tudo o que precisa ter em uma mala de intercâmbio no inverno.
Agora, algo que eu nem imaginava que me faria tanta falta, era o guarda-chuva. Isso mesmo, Vancouver também é conhecida como Raincouver, então já dá para ter uma ideia do quanto chove.
Por isso, ficar de olho em como fica a cidade dependendo da estação do ano, é tão importante. A listinha de coisas essenciais só aumenta em cada uma delas. Fique de olho!
5. Cadê a sua toalha?
É, aposto que por essa você não imaginava, não é mesmo?
Algo que eu sempre levo de casa quando vou viajar é uma toalha. Esse é um item tão pessoal, não é mesmo?
Por isso, algo que recomendo levar, já que a sua host family não tem obrigação nenhuma te te oferecer, é uma toalha.
Os itens de higiene pessoal também, como sabonete, creme dental, escova de dentes, vale levar tudo do Brasil. Se você for sozinho, esses itens demoram a acabar, mas é sempre bom já ter isso e não precisar gastar seus valiosos dólares para comprar.
Separei vários outros itens que sempre me perguntam se vale a pena levar ou não. Vale clicar aqui.
Agora me conta, o que você não pode esquecer no Brasil para o seu intercâmbio? Mande aqui nos comentários. Estou bem curiosa para descobrir.
Sempre converso com vocês sobre o que levar no intercâmbio no meu Instagram, vale me acompanhar aqui @diariodaaninhacarvalho e @intercambiodossonhos
Abraços,
-Aninha Carvalho
Leave A Reply