Não espere apenas coquetéis coloridos, pois as mulheres desta lista vieram para balançar o seu mundo com drinks dos mais clássicos até os mais diferentes.
O rock, como o hábito de tomar bebidas alcoólicas, sempre foi relacionado ao universo masculino. Desde as suas origens nos anos 40 com a guitarra intensa de Chuck Berry e o rebolado de Elvis Presley, passando pelo corte de cabelo dos Beatles nos anos 60 e 70, até o glam rock dos anos 80 de Axl Rose.
No entanto, isso não significa que as mulheres não conseguiram encontrar seu espaço (como já fizeram e fazem em diversas outras áreas). Grace Slick, do Jefferson Airplane, Suzi Quatro, Patti Smith e Janis Joplin são alguns dos nomes que começaram essa revolução, mas há diversos outros que até hoje lotam concertos mundo afora.
Além de conquistar os palcos do rock, as mulheres também passaram a ficar conhecidas pelos drinks que tomavam ou ainda tomam. Muitas delas, tiveram uma vida de excessos e tinham gostos excêntricos quando o assunto era drink. As mais novas, como Amy Lee do Evanescence e as irmãs do HAIM, parecem que souberam balançar melhor essa questão e apreciam algumas bebidas alcoólicas mais simples, como vinho e tequila.
A lista a seguir vai revelar as bebidas ou algumas receitas de drinks mais pedidos dessas e de outras estrelas do rock. A ideia não é colocar todas as roqueiras (já que é impossível), mas aquelas que já falaram sobre o assunto e expressaram as suas preferências. E, caso você saiba de outras mulheres do gênero rock e seus drinks favoritos, comente abaixo!
1. Janis Joplin: Southern Comfort
Esta lista nunca ficaria completa sem falar de uma das maiores estrelas de rock que já passaram pela Terra. Em seus curtos 27 anos de vida, Janis e sua voz cortante marcaram a história não apenas do rock, mas também do blues, do jazz e do gospel. Além de ser conhecida por hits como Piece of My Heart e Cry Baby, ela também construiu uma reputação de boêmia. O que espanta é a sua preferência quando o assunto é bebida, já que Janis adorava Southern Comfort, um licor de bourbon misturado com ervas e sumo de frutas. Enjoativo, o drink fica menos doce se pedras de gelo forem adicionadas.
Ouça abaixo a música Cry Baby de Janis Joplin:
2. Amy Winehouse: Rickstasy
Amy e Janis compartilham um ponto em comum: o gosto pelo Southern Comfort. Segundo entrevistas feitas com seus amigos, em seus últimos meses de vida, a cantora britânica consumia principalmente vinho branco. Contudo, seu coquetel favorito sempre foi o Rickstasy, um drink composto por licor de frutas, vodka, licor de banana e licor irlandês Baileys.
Aposto que você se lembra da música Rehab de Amy Winehouse. Dê o play abaixo para relembrar:
3. Chrissie Hynde: Tequila
Líder do The Pretenders, Chrissie Hynde sempre foi uma figura intensa dentro do mundo do rock, unindo diferentes subgêneros, como o punk e o new wave. Ao mesmo tempo que cantava ferozmente músicas como Tattooed Love Boys, ela também era capaz de cantar de maneira suave canções como Back on the Chain Gang.
Ouça Back on the Chain Gang apertando o play abaixo:
Como seu estilo rebelde, sua escolha quando o assunto é bebida também era poderoso: shots de tequila.
Em sua autobiografia Reckless: My Life as a Pretender, Chrissie afirma que nunca gostou de coquetéis e, por isso, sempre preferiu a bebida de origem mexicana. Isso não quer dizer que você não pode aprender receitas de drinks diferentes com tequila que tem o mesmo poder de um shot, mas que são mais leves e gostosos.
4. Joan Jett: Suco de maracujá
Pode parecer estranho, mas a intérprete de músicas como I Love Rock N Roll e Bad Reputation não é uma grande fã de bebidas alcoólicas. Em várias entrevistas nos últimos dez anos, Joan Jett disse que consome alguns drinks, mas prefere tomar um bom suco de maracujá. Faz sentido, afinal, a estrela do rock é conhecida por trabalhar tão pesado a ponto de, certa vez, ter contraído uma pneumonia e uma infecção cardíaca rara, a obrigando descansar por um mês e meio.
Aposto que já deve ter escutado demais I Love Rock N Roll jogando Guitar Hero, confessa!
5. Stevie Nicks: Courvoisier e cerveja
A voz por trás do Fleetwood Mac e uma das figurantes mais marcantes dos anos 60 e 70, Stevie Nicks já aproveitou (e muito) a vida de estrela do rock. De acordo com sua biografia Stevie Nicks: Visions, Dreams & Rumours, quando ainda tinha 20 anos, ela gostava de duas bebidas bem diferentes: cerveja e Courvoisier, um conhaque francês.
Atualmente, com 70 anos, ela está sóbria, mas continua escrevendo canções, fazendo parcerias – a mais recente com Sheryl Crow, e fazendo turnês ao redor do mundo.
Ouça a música Landslide de Stevie Nicks com Sheryl Crow abaixo:
6. Debbie Harry: Vinho
Provocante nos palcos com sua voz sensual, a líder do Blondie já passou por momentos que apenas o rock pode oferecer. Hoje em dia, no entanto, Debbie prefere que suas turnês sejam mais calmas, apenas na companhia de um bom vinho. Em recente entrevista para o site Bonappetit, a artista disse que uma garrafa de vinho branco do tipo Chardonnay não pode faltar em seu camarim.
Ouça Heart Of Glass:
7. Courtney Love: Vinho
Outra loira que gosta de vinho é a líder da Hole, Courtney Love. Diferentemente de Debbie, no entanto, ela está sóbria há alguns anos. “Nos últimos cinco anos, tomei dois copos de vinho. Ambos eram Pétrus.” Pétrus, aliás, é um vinho da região vinícola de Pomerol próximo a Bordeaux, na França.
Em 2014, Fall Out Boy lançou um dueto com a música Rat A Tat junto com Courtney Love. Ouça abaixo:
8. Nico: Cerveja
Cantora, atriz, modelo e ícone fashion (não exatamente nessa ordem). Nico foi a musa de Andy Warhol e uma das cantoras de um dos maiores álbuns de rock já feitos, o Velvet Underground & Nico – em uma lista feita pela revista Rolling Stone, o álbum aparece no número 13 dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.
Ouça abaixo o álbum Velvet Underground & Nico:
Nico, que era alemã, tinha um grande apreço por cerveja. O boato é que ela disse a um fã que gostava de tomar o líquido dourado, pois fazia ela se lembrar de suas origens.
9. Shirley Manson: Vodka
Outra estrela do rock que pode ser chamada de atriz, modelo e cantora é a líder do Garbage, Shirley Manson. Dona dos hits alternativos When I Grow Up e Stupid Girl, ela sempre usou roupas justas em seus shows e essa escolha tem uma relação com o tipo de bebida que ela toma. Em entrevista para o Daily Beast, Shirley conta que geralmente bebe vodka com água, gelo e limão quando está em turnês. Além disso, segundo ela, é possível conseguir vodka de boa qualidade em qualquer lugar do mundo.
Ouça baixo Stupid Girl:
10. Amy Lee: Vinho
A líder da banda Evanescence, Amy Lee, faz jus ao seu posto de diva gótica das adolescentes dos anos 90. Em um bate-papo que fez com fãs no site Reddit, a cantora respondeu à pergunta “Se você pudesse comer um prato e beber uma bebida pelo resto de sua vida, qual seria?” dizendo que beberia vinho e comeria queijo. Ela ainda brincou que a ideia de viver apenas com um tipo de comida e de bebida parecia o inferno e esperava que água também fosse servida.
Aposto que você já cantou demais My Immortal da banda Evanescence, vai!
11. Avril Lavigne: Vodka
A princesinha do rock, Avril Lavigne, foi e ainda é referência para muitas garotas que começam a ouvir o gênero musical. Apesar de seu estilo estar mais voltado para o pop, Avril também mistura punk e emo rock em suas canções, o que fez com que ela criasse um grupo bem amplo de fãs. O rosto jovem e o cabelo loiro – ou rosa, dependendo da fase da vida – podem fazer muitas pessoas acreditaram que a artista gosta de coquetéis mais açucarados. No entanto, em entrevista para a revista Rolling Stone, Avril afirmou que gosta de vodka, sem a adição de qualquer outra bebida.
Ouça Knockin’ on Heaven’s Door de Avril Lavigne:
12. Gwen Stefani: Sorbet
Quem é mais novo talvez não relacione Gwen Stefani ao rock. A artista já tem uma carreira sólida no mundo pop há alguns anos, porém ela começou a chamar atenção das gravadoras quando ainda era vocalista do No Doubt, uma banda de ska, punk e new wave.
Como seu gosto musical, a intérprete de Don’t Speak e Just a Girl gosta de um coquetel do tipo “tudo junto e misturado”: o Sorbet de limão de framboesa. O drink leva suco de limão, purê de framboesa, o licor Toschi Lemoncello, outro licor chamado de Pallini Raspicello, vodka de framboesa e vodka de citrus.
Ouça Don’t Speak de Gwen Stefani, mais uma que eu sei que você já cantou por aí!
13. HAIM: Tequila
A banda formada pelas irmãs Danielle, Este e Alana Haim é uma das sensações dos últimos anos quando o assunto é pop rock. Adoradas pela banda britânica The XX e protegidas por Stevie Nicks – a cantora presenteou as irmãs com pingentes de meia-lua e regularmente oferece conselhos a elas – as artistas estão rodando pelo mundo fazendo shows e, por isso, têm pouco tempo para festejar.
Além disso, Este é diabética e não consome bebidas alcoólicas. No entanto, elas contaram que quando estavam no festival Glastonbury, na Inglaterra, beberam shots de tequila e o que restaram foram apenas lembranças nebulosas. “Essa foi a minha primeira noite de folga em três anos”, disse Alana, guitarrista e percussionista, em entrevista para a NME. “E eu fiz aquelas oito horas valerem a pena”.
Ouça a música Want You Back de HAIM, é só dar o play abaixo:
Além de conhecer as roqueiras e seus drinks preferidos, agora você já pode incrementar a sua playlist diária. Alguma não estava na lista? Mande nos comentários!
Leave A Reply