Receita de Ovo de Páscoa Saudável: Benefícios do chocolate para você comer sem culpa

by

A páscoa está se aproximando, mas sempre bate aquela dúvida: será que como ovo de páscoa ou não? Aquela dieta, que você começou há poucos dias atrás é a que mais coloca perguntas em sua mente. Mas isso não precisa acontecer mais. Selecionamos uma receita de Ovo de páscoa saudável. E relaxa: tem chocolate sim! 

Que o chocolate é maravilhoso, todas as mulheres comprovam com conhecimento de causa. Claro que os homens também gostam da iguaria, mas o chocolate parece fazer mais sucesso entre elas e isso pode ser explicado cientificamente. (Quem lembra aí de como o chocolate pode ajudar quando estamos com aquela cólica monstro?)

Próximo ao dia em que mais se come chocolate, a Páscoa, resolvemos criar para você este artigo contendo os mais importantes benefícios do chocolate para a saúde. Mas, vale lembrar: quanto mais açúcar e leite contém uma barra de chocolate, menos saudável ela é.

Por isso que as versões meio amargas e amargas tem feito um grande sucesso. Isso porque são tipos mais saudáveis e que ajudam a manter a forma sem prejudicar a saúde.

Como definir que um chocolate faz bem para saúde

O que se deve observar é a concentração de cacau que um chocolate tem. Quanto mais cacau, mais saudável. Isso porque sua matéria prima é que vai definir uma série de benefícios para o organismo. Logo, quanto maior a porcentagem dela, melhor.

Mas o cacau tem um sabor um tanto quanto amargo. Por isso que as grandes indústrias acrescentam leite e açúcar na composição das barras e ovos de páscoa. Dessa forma o sabor agradaria uma maior parte de população. Sem contar também que alguns conservantes se fazem necessários para aumentar a durabilidade do chocolate.

No entanto, o leite e o açúcar são calóricos. Por isso que as barras de chocolate ao leite engordam mais do que as que são feitas com 70% ou mais de cacau. Então, quanto maior a concentração de cacau, mais saudável.

De acordo com a nutricionista Luma Monteiro, da assessoria em nutrição Minha Nutri, “algumas moléculas presentes no cacau são antioxidantes poderosos que protegem as células e eliminam os radicais livres, protegendo o corpo de tumores”, afirma.

Outro benefício bastante interessante do cacau é que ele tem a capacidade de liberar a endorfina e dopamina. Hormônios que causam sensação de relaxamento e de felicidade. “Exatamente por este motivo que as mulheres sentem uma grande sensação de bem estar quando estão no período da Tensão Pré Menstrual ao consumir chocolate”, ressalta a nutricionista Luma.

Relação do cacau com benefícios para a saúde

  • O consumo de chocolate amargo melhora o fluxo arterial e diminui a tendência de coagulação das plaquetas.
  • Flavonóis presentes no cacau favorece a diminuição de eventos coronários, minimizando o risco de infarto e derrame cerebral.
  • O cacau ajuda a diminuir os níveis do LDL (colesterol ruim).
  • Inibidor da enzima conhecida por elevar a pressão arterial, por conta da presença de catequinas e antioxidantes.
  • O composto chamado de epicatequina protege as células nervosas e à saúde vascular.
  • Na gravidez, com uso moderado, os chocolates meio amargos podem ajudar na prevenção da hipertensão e, consequentemente, da pré-eclâmpsia.
  • No quesito beleza, o chocolate meio amargo também pode apresentar condições de hidratação para a pele, não obstante disso que há tratamentos em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos feitos à base de chocolate.

Segundo pesquisa científica publicada no periódico Brazilian Journal Of Food Technology, de julho a setembro de 2011,“Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde”. “Ocacau tem um longo histórico de utilização como alimento e como medicamento. Os europeus, no século XVI, utilizavam o cacau e o chocolate (líquido) como veículos de medicamentos, além de serem considerados por si só como medicamentos. Na forma isolada ou em combinação com ervas, plantas e outros suplementos alimentares, o cacau e o chocolate eram utilizados no tratamento de doenças, como desordens digestivas, dores de cabeça, inflamações e insônias”.

“O chocolate contribui como o consumo per capita de antioxidantes na União Europeia e nos Estados Unidos, sendo neste último, a terceira mais importante fonte de antioxidantes da dieta da população”. Dados do USDA, United States Department Of Agriculture revela que a população americana consome 58mg de antioxidantes oriundos do chocolate diariamente, de acordo com a pesquisa.

Como fazer um Ovo de Páscoa saudável com chocolate meio amargo

A maioria das pessoas, antes mesmo de provar, dizem que não gostam do chocolate meio amargo ou amargo. Este tipo de pensamento é normal, já que a primeira vista, ler na embalagem que o chocolate que você está comprando é amargo pode parecer pouco interessante para o paladar.

Contudo, depois que descobrimos que a sensação de amargura do chocolate é proveniente dos benefícios e da maior concentração do cacau, começamos a nos abrir para as novas possibilidades.

O que você precisa fazer é dar o primeiro passo

Quando estamos viciados em sabores doces, pensamos que todos os outros gostos são ruins. No entanto, quando damos uma chance ao novo e diferente, percebemos que podemos gostar do real sabor ou mais aproximado de um alimento. E vemos o quanto o açúcar pode mascarar os gostos. Além de, é claro, fazer mal à saúde.

Para isso, a nutricionista Luma Monteiro resolveu ceder uma receita feita exclusivamente para o Diário da Aninha Carvalho. Trata-se de uma receita de ovos de páscoa caseiro com recheio de mouse de maracujá feito de batata doce.

O que você vai precisar

  • Para a casquinha de chocolate:
    – 500 gramas de chocolate meio amargo ou amargo (barra)
    – Uma forma de ovo de páscoa de silicone (escolha o tamanho)
  • Para o recheio de mouse de maracujá:
    – 2 batatas doces cozidas amassadas
    – 1 maracujá
    – 2 colheres de adoçante forno e fogão
    – 200g de chocolate branco
    – 3 claras

Modo de preparo

Derreter o chocolate em banho maria e pincelar toda a forminha até que crie uma casquinha. Colocar na geladeira para endurecer.

ovo de páscoa saudável

FOTO: portaltudoaqui.com.br

Enquanto isso prepare o recheio: Primeiro faça uma geleia de maracujá misturando a fruta com o adoçante em fogo médio dentro de uma panela. Mexa até formar a geleia. Derreta o chocolate branco e acrescente na mistura. Bata as claras em neve e despeje na mistura, em seguida. Mexa ligeiramente e leve a geladeira.

Derreta o chocolate branco e acrescente na mistura junto com as batatas doces cozidas e amassadas.

ovo de páscoa saudável

Cozinhe a batata doce. Para ver se está o ponto é só ir furando a batata com um garfo

ovo de páscoa saudável

Misture a batata doce com o maracujá e o chocolate branco.

ovo de páscoa saudável

Primeiro faça uma geleia de maracujá misturando a fruta com o adoçante em fogo médio dentro de uma panela. Mexa até formar a geleia.

ovo de páscoa saudável

ovo de páscoa saudável

Derreta o chocolate branco e acrescente na mistura. Bata as claras em neve e despeje na mistura, em seguida. Mexa ligeiramente e leve a geladeira.

Depois que esfriar recheie o ovo. Una as duas partes do ovo e faça uma embalagem bem bonita para presente. Ou use uma caixinha para guardar cada uma das metades separadas.

ovo de páscoa saudável

FOTOS: Dicasenovidades.com.br | Click Fantástico | Receitas Lab | Lilian Pacce

Presenteie a quem você ama ou coma seu ovo de chocolate saudável e cheio de benefícios para a sua saúde! Bom apetite!

Tem alguma dúvida sobre o ovo de páscoa saudável? Mande nos comentários! Até o próximo post e Feliz Páscoa!

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *