Resenha do Livro: A Turma – Alissa Grosso

by

Quem nunca viu aqueles filmes americanos em que a garota mais popular da escola faz festas e é idolatrada por todos os outros alunos? No princípio, pensei que o livro “A turma” de Alissa Grosso fosse apenas isso, mas me surpreendi.

Sinopse do livro “A turma”

Hannah Best é a estrela do grupo, a líder popular e idolatrada. Gilda é um pouco estranha e está sempre mal-humorada. Olivia é engraçada e cínica. Sheila se preocupa demais com as aparências, e o que as pessoas pensam e vestem contam muito para ela. Patrícia é a mais tímida de todas, e talvez por isso seja tão nervosa.

A turma existe por causa de Hanna, e tudo gira em torno dela. Mas Hanna também precisa muito das garotas e de Alex, seu namorado fofo, gentil e amoroso. Todos estão sempre lá para ajudar. As amizades, o colégio e a rotina são sua referência e segurança no mundo, mas essa vida está prestes a acabar com o fim do ensino médio, e isso é apavorante para a jovem.

Porém as coisas começam a ruir bem antes, quando uma reviravolta revela o profundo e chocante segredo de Hanna, que só Alex conhecia. E é somente vencendo dores antigas e questões profundas que uma nova fase poderá começar na vida de todos.

a turma resenha

Apresentação da história do livro “A Turma”

Imagine a situação. Hanna é a garota mais popular da escola. Ela tem todo aquele esteriótipo americano de que precisa ser loira e blá blá blá, mas no decorrer da história dá até para esquecer esses detalhes. A turma, a que se refere o título do livro, é composta por mais quatro amigas chamadas Patrícia, Sheila, Olívia e Gilda (e a Hanna, claro). Cada uma com personalidades bem marcantes.

Além disso, todas as tradições da escola como enfeitar o ginásio para o baile de final do ano, as festas de “só populares”, os lugares demarcados na cantina, tudo, absolutamente tudo, tinha o dedinho da Hanna no meio. E as pessoas realmente seguiam tudo à risca.

Com suas amigas não era diferente e até o namorado de Hanna, Alex, acabava recebendo algumas ordens, das quais ele não se adaptava muito. Mesmo namorando a garota mais popular da escola, Alex permanecia o mesmo bobinho e distraído de sempre.

A confusão começa quando a turma toda se junta contra Hanna. As tradicionais festas na casa da loira e a lista de convidados começa a ser sabotada pelas próprias amigas. Além disso, há um segredo que ao longo da história precisa ser desvendado e pra ontem!

Confesso que fiquei muito incomodada no início. Havia todo um suspense em torno da lista de convidados, que possuía uma pessoa a mais nas festas infiltrada e, claro, começou a acontecer um clima diferente entre o Alex com as outras amigas da turma. Chegou a um ponto em que todas elas queriam ficar com ele, mesmo que seja por pura ascensão social. (Doce ilusão, já que ele não aproveitava em nada o fato de namorar a miss popularidade).

Fiquei assustada, juro. Por que aquelas meninas estavam querendo justamente o namorado da melhor amiga delas? O segredo seria que Hanna era uma tola de não perceber isso? Ah, outro detalhe, o único que sabia o segredo de Hanna era, justamente, o namorado que eu achava super sonso.

a turma resenha

Divisão do livro “A Turma”

Quem já leu Pretty Little Liars e curtiu o jeito que o livro é escrito, ou leu Olho por olho (tem resenha deste livro aqui no blog) ficará animado com a repartição do livro.

“A Turma” é dividido em dois momentos. O primeiro em que cada capítulo é contato por uma das cinco amigas, Sheila, Gilda, Hanna, Patrícia e Olivia. Já a segunda parte é composta por 25 capítulos todos exclusivamente contados pelo olhar de Alex.

O interessante de ser dividido assim, é que temos a possibilidade de conhecer a fundo cada um dos personagens. Além disso, podemos entender o que acontece com A Turma e como Alex descobre o tal segredo absurdo de Hanna.

Opinião

Sério, este livro poderia ser mais um que conta histórias do ensino médio e trata de questões – aparentemente bobas – sobre um medo absurdo de sair da escola. Mas não. A história vai muito além quando começa a pegar resquícios do passado de Hanna para desvendar o terrível segredo. Tal segredo que faz com que toda a história vire de ponta a cabeça em sua mente.

Quando descobri qual era o segredo fiquei com a “boca aberta” tentando entender tudo aquilo que estava acontecendo e, sinceramente, achei uma história de vida impressionante. Mas ao mesmo tempo triste e desafiadora. Até que ponto uma pessoa pode mudar drasticamente a nossa vida? Até que ponto deixamos que alguém mude quem realmente somos? Esse é o questionamento que tirei deste livro. Super recomendo. Entrou para a minha lista dos melhores com certeza!

O que acharam da resenha de hoje? Mande nos comentários. Já leu o livro “A Turma”?

Até o próximo post,

Beijos,
-Aninha Carvalho

2 Responses
  • Monique Fonseca
    setembro 13, 2017

    Eu adorei a resenha eu já li esse livro e é de fato surpreendente não há como não fica chocado com o segredo de Hanna.

    • Ana Clara Carvalho
      setembro 13, 2017

      Muito obrigada, Monique. Eu também fiquei muito chocada quando descobri. Aí tudo fez muito mais sentido na minha cabeça. Fiquei muito viciada nesse livro. É muito bom! <3

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *