Roupas de frio: 7 dicas para aproveitar o frio do Canadá numa boa!

by

Eu estava com muita dúvida sobre quais roupas de frio eu iria ou não usar durante o meu intercâmbio para o Canadá. Tanto que levei uma mala cheia de roupas. Mas agora, depois que já retornei de viagem, resolvi selecionar os melhores produtos que você pode escolher para passar seu intercâmbio especificamente em lugares que possuem as mesmas temperaturas que Vancouver. Aqui elas não são tão baixas durante o inverno, mas, em alguns dias, alcançou temperaturas abaixo de zero!

Por isso, juntei diversas informações de como foram os dias por aqui e dicas de quais roupas de frio levar para o intercâmbio ou viagem em que tenha que se esquentar bastante.

1. Quais roupas de frio uso em dias de chuva?

Vancouver também é conhecida como RainCouver, com isso, já dá para reparar que chove muito por aqui. Não posso dizer que são como as chuvas fortes que temos no Brasil, mas às vezes não é uma chuva tão fininha. Por isso, vale ter um guarda-chuva sempre na mochila. E, claro, usar um casaco impermeável.

Então, já coloque esses dois itens na sua listinha. Mas nada de comprar uma sombrinha super baratinha no Brasil e pensar que estará tudo bem. Nada disso, em Vancouver venta muito durante as chuvas. Por isso, se o seu guarda-chuva for muito fraco, ele, sinceramente, vai quebrar ou voar por aí.

Quando o assunto for casaco impermeável você terá algumas opções interessantes. Tem um que vem com um casaco impermeável e outro casaco mais quentinho por baixo. Alguns modelos podem ser comprados separadamente ou como um que comprei no Outlet do Brasil, serem vendidos juntos. Se forem vendidos juntos, eles conseguem se prender dentro do casaco de frio. O que deixa tudo bem mais simples.

Nos dias de chuva, eu costumo tirar o casaco que ele tem por baixo e usar apenas com mais um casaco quentinho e uma t-shirt. Por ser impermeável, ele evitará que minha roupa por baixo fique totalmente molhada.

o que usar quando estiver chovendo canada look vancouver looks de inverno intercambio canada intercambio frio o que usar

2. Quais roupas de frio uso para ir para a aula?

Vale lembrar que nem todos os lugares em Vancouver são congelantes. Isso porque dentro de prédios, cafés e restaurantes é muito quentinho. Por isso, nunca saia de casa sem uma T-shirt por baixo da roupa de frio. Vai por mim, você vai morrer de calor quando chegar ao prédio da sua escola, por exemplo. Mas, claro, isso depende do quão quente estiver o local. Já vi várias pessoas usando casacos de frio ao longo das aulas e outras não. Então depende do quanto de frio você sente e do quanto de calor também.

Mas eu sempre vou com uma T-shirt por baixo de tudo. Alguma bem levinha mesmo. Tenho que andar alguns quarteirões até chegar à escola, por isso, já chego cansada e morrendo de calor, juro!

look para ir para aula no intercambio frio inverno looks de inverno intercambio canada intercambio frio o que usar

3. Tenha sempre uma blusa leve por baixo

Os próximos itens que não podem faltar na sua mala são T-shirts. Principalmente de cores básicas para o dia-a-dia como preta, branca e até a de alguma banda, série ou seu desenho favorito. Se você quer comprar aquelas que são baratinhas em Fast Fashion, aconselho ficar de olho na qualidade delas.

Eu trouxe T-shirts da Riachuelo, Pernambucanas e da C&A. A que está muito mais conservada depois de mil lavagens, é a da Pernambucanas. Então, aprovada. Acho que você deve ter visto a minha foto com ela aqui. Mas comprei uma T-shirt super básica, gola v da Riachuelo que também está bem novinha, apesar de ter usado bem menos que as outras. Só não recomendo colocar todas as fichas em uma loja apenas, porque pode ser que não durem tanto após diversas lavagens.

Além disso, na HomeStay que eu fiquei, por exemplo, eles não possuem o costume de lavar e depois passar a roupa. Isso porque eles não tem varal para deixar roupa secando, já está muito frio e chove muito. Com isso, as roupas saem quentinhas e secas da máquina, mas, se você não dobrá-las ou colocá-las no cabide logo, elas ficarão totalmente amarrotadas. Por isso, evite ao máximo levar roupas que precisem ser passadas.

4. O que usar quando estiver ventando?

Normalmente no inverno venta muito, então não tem como você prever direitinho quando estará com ventos muito fortes. Mas você pode estar preparado para isso. Por exemplo, eu sempre saio de casa com meu protetor de ouvido, porque eu sinto muito frio na orelha. Outro ponto legal, se você não curte usar touca, é sempre ter uma blusa de frio que tenha capuz. Assim você poderá usar quando estiver ventando muito.

Outro ponto importante é colocar uma calça segunda pele por baixo. Melhor do que comprar o conjunto, é, com certeza comprar mais calças. Isso porque você terá que usar todos os dias, diferente da camisa. A camisa será realmente sua melhor amiga quando estiver nevando. Que será o nosso próximo tópico.

look para passear quando estiver ventando looks de inverno intercambio canada intercambio frio o que usar

5. Qual roupa usar em dias de neve?

Agora sim vem a pergunta que não quer calar. O que eu visto quando estiver nevando? Se a neve for em um local onde você pretende praticar algum esporte como Ski ou Snowboard, recomendo que entenda qual seria o melhor modo de se vestir na neve. Eu fiz um post sobre isso quando estive em Cypress Mountain. Super recomendo ler.

Mas se estiver nevando diariamente, o que é algo praticamente impensável em Vancouver, já que aqui almost never neva. Tipo nunca! Neste período em que estive em Vancouver, nos primeiros dois meses, só para você ter uma ideia, nevou apenas uma vez. Então, se você escolheu Vancouver porque quer vivenciar como é viver com neve o tempo inteiro, escolheu errado. Sério. Mas logo no finalzinho de fevereiro, nos últimos dias para voltar para o Brasil, acredita que nevou e muito? Então, essas mudanças no tempo são muito prováveis e você precisa estar preparado para elas.

Caso esteja nevando, o ideal é que você cubra bem partes como pescoço, ouvido, pernas, braços, mãos e pés. Era mais fácil ter falado o corpo inteiro, né? Mas não, são partes específicas que precisam da sua atenção.

look para usar na neve looks de inverno intercambio canada intercambio frio o que usar fiero

Peças essenciais na neve

A primeira dica vai para a cabeça, isso porque será essencial que use uma touca, principalmente aquelas mais grossas e que tampem perfeitamente as orelhas. Depois vamos para o pescoço, sempre saia com um cachecol ou com uma blusa de frio que tenha touca ou que tenha uma gola alta. Isso fará com que essa parte do seu corpo fique mais quentinha.

Não adianta deixar apenas o último casaco com essa função de tampar o pescoço, isso porque, por causa do frio, ele tende a ficar muito gelado. E quando isso entra em contato com seu pescoço não fica nada quentinho. Sério. Já saí de casa durante à noite sem blusa de gola alta ou touca e me arrependi.

Use pelo menos 2 camadas de roupas até que enfim use um casaco impermeável. Isso porque neve molha e você não vai curtir chegar a lugar nenhum molhado. Parece piada, mas não é. Fiz um vídeo do meu primeiro dia de neve. Aperte o play no vídeo abaixo para ver como foi.

Vale usar duas calças para ficar bem quentinho, sendo que uma delas seria a segunda pele por baixo da calça. Além disso, use uma luva impermeável e quentinha. É importante usar uma impermeável porque, caso você queira brincar na neve, não molhará a sua luva e, consequentemente, a sua mão.

E por último, mas não menos importante, use uma bota impermeável com uma meia quentinha. Se não tiver uma meia bem quentinha, vale colocar duas meias soquetes, por exemplo. Quando cheguei aqui no Canadá estava bem tranquilo usar uma meia só, até falei sobre isso no meu post sobre o intercâmbio para o Portal do Inverno. Mas, na neve, vale apostar em uma meia mais quentinha.

6. Qual roupa coloco para sair durante à noite no frio?

Eu quase nunca vejo canadenses usando toucas na cabeça. Comecei a reparar nisso e fiquei bem chocada. Isso porque eu jurava que veria todo mundo de gorro na cabeça. Mas ok. Então, prepare-se para deixar seu gorro de lado se você for bem baladeira e curtir ir para bares ou restaurantes durante à noite. Apesar disso, vale deixar uma touca dentro da sua bolsa para usar caso precise andar por alguns minutos na rua. Isso porque de noite venta bem mais do que de dia e, com isso, é muito mais frio na hora de voltar para casa.

looks de inverno intercambio canada intercambio frio o que usar

7. O que usar quando for fazer alguma atividade física no frio?

looks de inverno intercambio canada intercambio frio o que usar look para praticar esporte no frio

Quando eu fiz o vídeo sobre a minha rotina no Canadá, comentei que estava começando um novo hábito de correr pelo parque em Richmond.  Alguns dias depois descobri que você não pode correr sem um acessório que protege a entrada de ar no corpo, isto é, que proteja o seu nariz e a boca. Encontrei um vídeo do Dr. Drauzio Varella falando justamente sobre isso. Vale dar um play no vídeo abaixo para entender melhor o que acontece.

Por isso, quando for fazer algum exercício físico, o ideal é que use essa máscara na frente. Tem umas super criativas que imitam a boca de um animal ou até mesmo um esqueleto. Vi várias pessoas usando ao fazer Snowboard ou Ski, por exemplo. Se escolher um dia em que estiver ventando muito para passear pelas montanhas, vale usar esse protetor e até olhar um óculos para você.

Compre os meus looks

A viagem para o Canadá contou com casacos impermeáveis, segunda pele, botas e tênis. Quando saí do Brasil, estava com um casaco de frio da Fiero. Ele foi essencial nesta viagem, já que me protegeu tanto em dias de frio extremo, na neve, quanto em dias de muito vento e até chuva. Isso tudo porque o casaco é impermeável, corta vento e muito quentinho. Adorei a experiência de usá-lo na maioria dos meus passeios no Canadá.

Além disso, algo que foi uma mão na roda para mim foram as botas. Eu precisava de algo que fosse confortável para ir à aula todos os dias, mas sem deixar de lado o fato de que em Vancouver quase todos os dias chovem. Saber sobre essa diferença no tempo da cidade foi essencial na hora de escolher qual seria a melhor bota para mim. Isso porque eu precisaria de algo para suportar o frio urbano, sem deixar de lado que passearia nos finais de semana com temperaturas abaixo de zero. Por dentro da bota tem lã artificial que ajudou bastante a aquecer os pés no frio. Perfeito!

Onde comprar: Casaco da Fiero | Bota de lã sintética

Espero que tenham curtido as dicas de hoje sobre quais roupas de frio usar no intercâmbio. Se tiver alguma dúvida, vale mandar nos comentários!

Até o próximo post,

Aninha Carvalho

PS: Não fique tão feliz quando estiver com sol durante o inverno. Com certeza estará muito mais frio que o normal. Juro! Por isso, nem pense em deixar de lado todas essas roupas de frio em dias de sol em Vancouver. Principalmente quando for inverno.

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »