Como você reagiria ao que acontece no filme “Você de novo”?

by

Quem aí já teve uma história mal resolvida no passado e ainda guarda mágoas eternas daquele momento? Aposto que você tem algumas delas aí em seu peito, certo? Marni, do filme Você de novo, também tem e o que é pior: a arqui inimiga dela – da época da escola – se casará justamente com seu irmão. É, pelo visto isso ainda dará muita confusão.

Eu poderia jurar que Você de novo seria mais um filme norte-americano que abordasse o bullying de uma maneira superficial. Tá, ele pode até ter abordado, mas trouxe um questionamento a mais para toda essa questão. Será que quem pratica o bullying, quando cresce, precisa continuar uma pessoa ruim? Será que eles não evoluem?

Aposto que você já ouviu aquela velha frase de quem quem apanhou nunca se esquece, mas que quem deu o soco, nem se lembra mais. Quando o assunto é bullying pode ter certeza que essa dor será mais forte em quem levou do que em quem deu. Porém, no caso do filme Você de novo, colocaremos em cheque essa questão: será que não evoluímos ao longo da vida a ponto de nos arrependermos do passado?

filme você de novo

História do filme Você de Novo

Marni agora é uma profissional bem sucedida na área de Relações Públicas, em Nova Iorque, e pede alguns dias de folga para o casamento do irmão. O lado ruim é que ela está longe da família por um longo tempo, então, nem teve tempo de conhecer a sua nova cunhada.

O problema começa a vir à tona logo no avião quando Marni descobre o apelido que a jovem recebia no colégio: JJ. Sim, ela era uma líder de torcida, bem filme americano mesmo, que sua vítima na escola era justamente Marni. Então, imagine a situação. Marni odiava a JJ por tudo que passou e todos os dias em que foi zoada na escola, mas ela “superou” isso tudo e transformou para melhor a sua vida depois disso. E agora descobre que essa JJ está indo para os braços do seu irmão. Qual seria a sua reação?

A minha seria contar imediatamente o que ela fizera comigo na escola ao meu irmão. Depois chamar ambos para conversar e pelo menos rolar um “pedido de desculpas” para, só depois, ela conseguir entrar na família. Mas, para surpresa de Marni, ela fingiu que não a conheceu na escola. Simplesmente disse que estava muito feliz em conhecer a cunhada dela, CONHECER, depois de tudo que a fizera passar na escola.

E agora?

Neste momento rolou um ponto de interrogação enorme na cabeça de Marni. “Será que ela está fingindo ou será que ela não se lembrava mesmo dela?” Apenas se JJ tivesse uma perda de memória que não se lembraria de tudo que fez à jovem. Óbvio que ela se lembrava. Mas porque estava fazendo aquilo? Será que estava tramando algo contra o irmão dela? Ou será que estava fingindo ser uma pessoa que não era?

Partindo desse pré suposto de que era uma impostora, Marni começa a tentar contar a verdade ao irmão. O problema é que o filme vira uma verdadeira comédia, já que ela nunca consegue e sempre dá algo errado. O mais interessante de tudo é que Marni, mesmo após ter sido muito bem sucedida na vida, ainda guardava mágoas, ela realmente não tinha se esquecido completamente de tudo que JJ a fizera passar.

O filme mostra isso quando ela, ao tentar estragar o casamento, acaba se parecendo muito com a adolescente zoada que ela era. Tomou até uma picadas de formiga no rosto que pareciam espinhas. E teve a franja cortada pela avó, após ficar com a mão grudada no cabelo pela cola da dentadura. Tudo isso, fez com que nós voltássemos ao passado. Como se Marni estivesse lá ainda, dentro da escola e com rancor da líder de torcida que a odiava.

filme você de novo

Bola para frente!

O filme Você de novo traz essa mesma sensação de ter deixado algo pendente na época de escola para três pessoas na família do noivo. A primeira é Marni que se reencontra com a líder de torcida que praticava bullying com ela. A segunda é sua mãe, Gail, que encontrara a tia da noiva, Ramona, justamente a jovem que fora sua melhor amiga na escola, mas que brigaram dias antes de se formarem. Por último e quase no final do filme, a avó Bunny reencontra uma colega de escola, da qual roubou o garoto que gostava.

É como se toda a história estivesse ali para que conseguíssem resolver problemas pendentes de épocas passadas. Aqueles que, por não verem mais a pessoa com tanta frequência, foram deixados de lado.

Será que você também não tem nenhuma amiga que brigou por besteira? Ou alguém que te fez algum mal e não resolveram a situação? Se tiver, tenho certeza que vai curtir muito assistir ao filme. Principalmente para pensar no que poderia fazer de diferente para consertar o passado. Ou, claro, somente revidar, como fizera a avó.

E a tal reflexão?

O que eu considerei mais interessante e fiquei o tempo todo tentando enxergar se era mentira, foi o fato de Joanne, a JJ, estar ou não mentindo sobre os sentimentos dela. Fiquei sem saber e ainda bem desconfiada se ela estava realmente sendo sincera. Como se fossem aqueles filme em que a pessoa finge que ama, para se passar por coitadinha e acreditarmos nela. Mas no final era tudo uma verdadeira farsa.

Isso aconteceu porque JJ confessou, após Marni estragar todo o casamento, que ela estava tentando ser uma pessoa melhor há anos desde de que saíra da escola e perdera seus pais. Isso, claro, foi muito comovente, mas nem imaginaríamos que essa história de amor pudesse ser verdadeira. Ou imaginávamos?

Mas e aí, você daria uma segunda chance à ela?

Veja o trailer do filme abaixo:

Já assistiu ao filme Você de Novo? Ele está disponível na Netflix e, assim que ver, vale dar uma passada aqui nos comentários para conversarmos sobre. O que acha?

Até o próximo post,
Beijos,

-Aninha Carvalho

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *