Aposto que você, assim como eu, vive procurando uma forma de conseguir aprender inglês rápido e ficar fluente no idioma. Algumas ações no nosso dia a dia podem nos ajudar a alcançar essas metas, mas são aqueles pequenos deslizes que podem deixar o nosso aprendizado mais lento.
Para te ajudar a identificar esses momentos, separei os 7 maiores erros das pessoas que querem aprender inglês rápido e não conseguem. Vamos lá!
1. Assistir filmes dublados ou legendados em português
Você quer muito aprender inglês, mas vive assistindo séries e filmes apenas dublados ou legendados em português, certo? E acredita até que assistindo com legenda em português está “fazendo vantagem”, mas não é bem assim não.
Ao assistir um filme com legenda em português, você está criando aquele hábito de ouvir no outro idioma e traduzir para o seu simultaneamente. Isso não é o mais indicado quando o assunto é aprender inglês mais rápido.
O primeiro passo aqui é não assistir somente com legenda em português, mas variar para com legenda em inglês e sem legenda. Escolha uma série para fazer isso e coloque esse hábito na rotina. Comece por Friends, por exemplo.

Primeiro, troque as legendas em português para legendas em inglês e na próxima oportunidade, tire as legendas e veja todo o episódio apenas ouvindo os seus personagens preferidos conversarem em inglês.
Comece com uma série e passe esse hábito para todas as outras séries e também para os filmes que for assistir.
Depois, mande nos comentários como foi essa experiência!
2. Tentar traduzir tudo para o português
Já reparou que muitas palavras no português não existem no inglês e vice-versa? Além disso, algumas expressões só fazem realmente sentido de acordo com a cultura e língua de um determinado local. Por isso, o processo de traduzir cada palavra em uma frase em inglês para o português é um caminho sem volta.
Primeiro porque quando você cria o hábito de sempre traduzir, é difícil parar com isso. E segundo porque o seu raciocínio começa a ficar bem mais lento e isso pode vir até a te dificultar durante um diálogo no dia a dia.
Tente sempre ver e ouvir as palavras em inglês e trazer um significado que seja explicado em inglês.
Um dos hábitos que os professores insistiam em passar pra gente era o de usar o dicionário. Sim, aquele livrinho enorme cheio de palavras e significados. Mas não é qualquer dicionário em inglês e sim um dicionário totalmente em inglês, com a palavra e o significado também explicado nesse idioma.
Mas por que que isso é eficiente?
Ao aprender uma palavra nova, caso você a associe a uma palavra em português ficará naquele velho hábito de traduzir tudo. Agora, se começar a associar uma palavra a uma explicação em inglês do que ela significa, você aprenderá muito mais rápido e, melhor, ainda desenvolverá o seu raciocínio para explicar o significado dela em inglês.
Nas aulas do intercâmbio, por exemplo, quando aprendíamos um vocabulário novo, o significado de cada palavra era feito em conjunto. O professor nos perguntava: o que é isso? E tínhamos que explicar aquela palavra em inglês, mesmo que seja apontando uma situação.
Até porque imagina se todo mundo ali resolvesse explicar as palavras no idioma do país de origem? A aula não iria para frente.
Por exemplo, o que é assalto? Assalto é quando alguém te encontra em algum lugar e pega algo que é seu sem o seu consentimento e, na maioria das vezes, de maneira forçada. A lógica seria essa. Você pegar uma palavra e explica-la para entender melhor o significado dela.
É fato que, já reparou que quando um professor te explica através de um caso ou uma situação fixamos melhor o conteúdo, já que imaginamos e nos envolvemos na história, certo? Essa forma de aprendizado acontece do mesmo jeito, já que te desafia a explicar uma palavra em inglês usando o inglês também.
Outra forma de memorizar é utilizar as imagens para associar a uma palavra, assim, não precisa traduzir nada. Apenas observar e assimilar o significado da palavra àquela imagem.
3. Não inserir o inglês no dia a dia
A maneira mais prática de aprender o idioma é viver ao máximo e inseri-lo no seu dia a dia. Mas como você pode fazer isso?
Faça três perguntas importantes para si mesmo:
1. O que eu gosto de fazer para me manter informado? Ler notícias, assistir vídeos ou ouvir podcasts?
2. Quais assuntos eu mais me interesso?
3. Quais sites em inglês falam sobre isso?
Estudar inglês não precisa ser chato. Você pode fazer isso a partir de assuntos que já possui algum interesse.
Por exemplo, a minha resposta para essas perguntas seria:
1. Ler posts em blogs, ouvir podcasts e vídeos curtos explicando algum app.
2. Adoro estudar sobre marketing digital e rotina de Influencers
3. Posts do Planoly, podcasts do BossBabe e vídeos de gringas sobre o dia a dia.
Dessa forma eu consigo melhorar o meu inglês aprendendo conteúdos que tenho interesse.
Vai, sua vez, responda essas perguntas e comece logo a criar esse hábito de inserir o inglês no seu dia a dia.
4. Não se desafiar!
Já te dei várias dicas simples acima de como você pode melhorar o seu inglês, mas se não partir de você, não adianta. Bora fazer disso um hábito, beleza?
Se achou as outras dicas muito complexas, tente escutar as suas músicas preferidas em inglês e tentar absorver o máximo delas.
Ouça e, sem ler a tradução, tente reconhecer as palavras, expressões e entender o que estão querendo dizer com aquela música. Vale até buscar pela letra da música em inglês e acompanhar a música lendo.
5. Achar que gramática é besteira
Algo que não podemos deixar de lado é a gramática. Sem ela você não conseguirá se expressar da forma correta em inglês.
Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade em inserir o verbo certo em uma frase, sendo assim tive que retomar os meus estudos do básico depois do intercâmbio para que conseguisse realmente tirar esse vício de conjugar errado.
E, assim, conseguir me expressar melhor no idioma. Não é vergonha nenhuma errar o que para muitos é considerado básico. Cada um possui o seu processo de aprendizado e precisamos respeitá-lo.
Porém, vale lembrar que não adianta nada aprender gramática primeiro sem se aventurar na conversação, por exemplo. Viva o idioma! A prática nos faz aprender demais e com isso a gramática chega naturalmente.
6. Esquecer de se aprofundar no vocabulário para aprender inglês mais rápido
Sabe aquele momento em que você quer falar o nome de algo em português e não se lembra? Pois é, isso pode acontecer e muito durante um diálogo em inglês.
E a pior parte é que diferente de quando temos essa dúvida em português, em inglês ela provavelmente surge porque você não aprendeu aquela palavra ainda.
Um dos maiores erros de quem quer aprender inglês rápido é deixar de lado a bagagem de vocabulário. Quanto mais palavras você aprender em inglês, melhor!
Que tal fazer o seu próprio dicionário e acrescentar novas palavras sempre? Ou então, colar post its pela casa em cima de cada objeto e incluir nele como é escrito e até falado em inglês?
Isso vai te ajudar a memorizar mais rápido.
7. Não praticar com outras pessoas para melhorar pronúncia
Uma das maiores dificuldades de quem quer ser fluente em inglês é ter com quem conversar. E pode ter certeza, a conversação é a melhor forma de fazer com que você aprenda inglês mais rápido.
Por isso, comecei a fazer aula de inglês em uma escola focada em conversação, a Park Idiomas. Agora estou 100% focada no diálogo e acredito que vou melhorar muito o meu inglês dessa forma.
A ideia é que você aprenda como as crianças, ouvindo e falando para só depois ir para a leitura e a escrita. Assim como aprendemos o português.
Vale a pena dar uma olhada no Instagram da Park Idiomas e agendar uma aula experimental para ver como funciona.
No meu Instagram eu postei um trecho de como é a aula. Acredito que você vai gostar bastante. É só clicar aqui para ver.
Espero que tenha curtido das dicas de hoje e comece desde já a mudar esses hábitos que te atrapalham a aprender inglês mais rápido.
Até o próximo post,
Abraços,
-Aninha Carvalho
Leave A Reply