Estudar é um processo que requer de nós uma rotina. Com o intuito de te ajudar a criar o hábito de estudar inglês, resolvi separar algumas informações importantíssimas sobre como , de fato, aprendemos, para quem deseja acelerar o seu processo de aprendizado.
Essas serão dicas valiosas para entender como se lembrar mais do conteúdo e aproveitar ao máximo tudo o que aprende diariamente. Vamos lá!
Memória de curto prazo x longo prazo
Existem dois tipos de memória: de curto e longo prazo. Também conhecidas como sistema límbico e córtex cerebral.
Quando aprendemos algo de verdade, esse conteúdo entra para a nossa memória de longo prazo. Mas como fazer com que o conteúdo chegue até lá?
Imagine que a memória de curto prazo não possui esse nome atoa. Isso porque, ao final do dia, quando vamos dormir, o nosso cérebro decide o que fica e o que será esquecido. O principal fator que decide o que será guardado é, justamente, o que você sentiu ao aprender. Mas como assim?
O cérebro consegue atribuir uma carga emocional a cada informação que ele guarda na memória de curto prazo e é a partir disso que ele define o que será lembrado e o que será esquecido.
Quem já assistiu ao filme Divertidamente, conseguirá entender melhor o que estou tentando explicar. No filme, temos as emoções: alegria, tristeza, nojo, medo e raiva. Então, quando se tem alguma dessas emoções envolvidas, o seu cérebro vai optar por guardar essas informações àquelas que não te trouxeram nenhum sentimento.
Truques para levar o aprendizado para a memória de longo prazo
Encontrei uma videoaula sobre como as pessoas aprendem e anotei vários truques para fazer com que esse conteúdo seja absorvido pelo cérebro. Separei alguns deles para você anotar aí:
- Estudar pouco: estudo não é uma questão de quantidade, mas sim de qualidade.
- Não estudar mais e sim melhor.
- Estudar pouco, mas todo dia.
- As aulas do dia devem ser estudadas no mesmo dia, antes que se passe uma noite de sono.
- Ao estudar antes da fase do sono, você está avisando o seu cérebro de que aquele assunto foi alvo de sua atenção. Consequentemente, não deve ser jogado fora na hora de limpar o sistema límbico.
O vídeo traz algumas dicas interessantes, vou deixar aqui embaixo para você assistir!
Como você estuda?
Aposto que já deve ter escolhido uma forma preferida de aprender, seja lendo ou assistindo vídeos, por exemplo. Mas, é preciso levar em conta que a aprendizagem precisa ser variada também.
Essa variação é tão importante que o psiquiatra americano William Glasser criou a Teoria da Pirâmide de Aprendizado, que consiste em dizer o quanto aprendemos com cada uma das atividades, seja a partir da leitura, da escrita, de ver, escutar e por aí vai. Então, ele criou essa pirâmide capaz de nos indicar o quanto cada uma dessas atividades nos faz aprender. Olha só!
Algo que achei interessante nessa pirâmide é que ela indica dois diferentes tipos de aprendizado: o passivo e o ativo.
Particularmente, acredito que ao estudarmos sozinhos um idioma, praticamos muito o passivo ao ler, escutar e assistir vídeos deixando de lado métodos importantes de aprendizados ativos.
Aprendizado Passivo
Para você ter uma ideia, aprendemos apenas 10% do conteúdo ao lermos, 20% ao escutarmos e 30% ao assistirmos algo. Por fim, ao vermos e simultaneamente assistirmos algo, estamos aprendendo 50% do conteúdo.
Você deve estar aí pensando, então, que vai parar de ler artigos e procurar outras formas mais interessantes de conseguir fazer os seus estudos renderem.
Mas não é assim que funciona.
O interessante aqui é fazer uma ligação entre uma forma de aprendizado e outra para garantir um aproveitamento maior do conteúdo.
Aprendizado Ativo
Se pararmos para observar as formas de aprendizado ativas, vamos notar a ligação delas com algo que envolve o contato com outras pessoas e até práticas trazem um aproveitamento melhor da matéria. Veja:
- 70% do conteúdo é aprendido quando discutimos com outros
Ao conversar, perguntar, repetir, relatar, numerar, reproduzir, recordar, debater, definir e nomear. - 80% do conteúdo é aprendido quando fazemos (realizamos uma ação)
Ao escrever, interpretar, traduzir, expressar, revisar, identificar, comunicar, ampliar, utilizar, demonstrar, praticar, diferenciar e catalogar. - 90% do conteúdo é aprendido quando ensinamos alguém
Ao explicar, resumir, estruturar, definir, generalizar, elaborar e ilustrar.
Mas como eu aprendo?
E você deve estar aí pensando, então, qual seria a minha melhor forma de aprender?
Cada pessoa possui uma forma de assimilar conteúdo, algumas são mais visuais, outras apenas escutam e outras até fazem anotações. Foi pensando nisso que criaram uma teoria sobre os estilos de aprendizagem, dentre eles se destaca o método VAC (Visual, Auditivo e Cinestésico) baseado nos sentidos humanos, sendo eles visual, auditivo e tátil.
No estilo visual, temos estudantes que conseguem aprender melhor a partir de estímulos visuais, com isso, conseguem estabelecer relações a partir da visualização de imagens. Os alunos com estilo auditivo possuem esse mesmo estímulo só que a partir da palavra falada, sons e ruídos. Já o com estilo cinestésico aprendem a partir do movimento corporal.
Descubra qual é o seu estilo de estudo
Encontrei um teste para descobrir qual desses estilos é o seu, faça abaixo para descobrir. A dica é anotar a quantidade de letras marcadas, são vinte perguntas. A maior quantidade de marcações em uma letra, define o seu estilo de estudo.
1. Gostaria de fazer este exercício:
A) por escrito
B) oralmente
C) realizando tarefas
2. Gosto mais de ganhar presentes que sejam:
A) bonitos
B) sonoros
C) úteis
3. Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
A) a fisionomia
B) a voz
C) os gestos
4. Aprendo mais facilmente:
A) lendo
B) ouvindo
C) fazendo
5. As atividades que mais me motivam:
A) fotografia, pintura
B) música, palestra
C) Escultura, dança
6. Na maioria das vezes, prefiro:
A) observar
B) ouvir
C) fazer
7. Ao lembrar um filme me vem a mente:
A) as cenas
B) os diálogos
C) as sensações
8. Nas férias, gosto mais de:
A) conhecer novos lugares
B) descansar
C) participar de atividades
9. O que mais valorizo nas pessoas é:
A) a aparência
B) o que elas dizem
C) o que elas fazem
10. Percebo que alguém gosta de mim:
A) pelo jeito de me olhar
B) pelo jeito de falar
C) palas suas atitudes
11. Meu carro preferido precisa ser:
A) bonito
B) silencioso
C) confortável
12. Quando vou comprar algo, procuro:
A) olhar bem o produto
B) ouvir o vendedor
C) experimentar
13. Tomo decisões com base principalmente:
A) no que vejo
B) no que ouço
C) no que sinto
14. Em excesso, o que mais me incomoda é:
A) claridade
B) barulho
C) ajuntamento
15. O que mais me agrada num restaurante:
A) o ambiente
B) a conversa
C) a comida
16. Num show, valorizo mais:
A) a iluminação
B) as músicas
C) a interpretação
17. Enquanto espero alguém fico:
a. observando o ambiente
b. ouvindo as conversas
c. andando, mexendo com as mãos
18. Eu me entusiasmo mais quando:
A) me mostram
B) me falam
C) me convidam para participar
19. Ao consolar alguém, procuro:
A) mostrar um caminho
B) levar uma palavra de conforto
C) abraçar a pessoa
20. O que mai me dá prazer é:
A) ir ao cinema
B) assistir uma palestra
C) praticar esportes
Verifique agora qual foi sua resposta
- Mais respostas A: estilo visual
- Mais respostas B: estilo auditivo
- Mais respostas C: estilo cinestésico.
Eu utilizei o mesmo teste durante uma imersão em inglês que fiz e gostei bastante. Espero que tenha curtido! Me conta nos comentários o que achou.
Criando uma rotina de estudo
Então, como criar uma rotina de estudo que faça um mix com todas essas boas práticas de estudo?
Para te ajudar a se organizar, resolvi separar uma rotina ideal na hora de mixar os diferentes tipos de estudo de inglês com a forma com que vimos sobre como aprendemos.
- Ao escutar uma música: tente ler a letra em inglês, escutar a música, interpretar a letra e criar um glossário com as nossas palavras que encontrou, assim você também escreve as suas próprias definições delas.
- Ao assistir um filme ou série: tente colocar em inglês com legenda em inglês, para que você consiga ouvir os diálogos e ler ao mesmo tempo. Depois, vale escrever a sua interpretação sobre o filme e o recomendar para um amigo (sempre em inglês). Se não tiver com quem conversar no idioma, pratique em frente ao espelho. Outra dica é gravar a sua voz para escutar depois e entender onde está errando. (+ Veja como estudar inglês assistindo à série Friends)
- Ao ler um conteúdo na internet: ler e depois selecionar as palavras que não entendeu, definir os significados e formar novas frases com elas. Buscar mais conteúdos na internet e assistir um vídeo sobre o mesmo assunto. Escrever um parágrafo sobre o que se trata.
- Ao aprender um conteúdo novo: sempre reler o conteúdo antes de dormir, revisar palavras que não entendeu e até fazer exercícios. Lembre-se de tentar fazer um resumo da matéria e explicá-la a uma amigo também. Ensinar ajuda a fixar melhor o conteúdo.
- No final do dia: escreva um diário contando o que aconteceu, treine contar diante do espelho. Use um vocabulário específico para criar o hábito de aprender uma palavra nova (de algo que tem no seu dia a dia), sempre! Estou criando o hábito de fazer esse diário em inglês e é muito interessante. Recomendo!
Tem mais sugestões de como fazer esse processo de estudo ser ainda mais divertido? Mande aqui nos comentários.
Leia também:
- 5 boas práticas para aprender inglês rápido durante o intercâmbio
- Dicas para aprender inglês em casa
- Dicas para se dar bem durante uma conversa em inglês
- 7 maiores erros de quem quer aprender inglês rápido
Acredito que agora você já conhece bem mais como aprendemos no geral e conseguirá aplicar no seu estudo de inglês com todas as dicas e passo a passo que inseri aqui.
Mande nos comentários quais são as suas táticas de estudo e o que você fará de diferente agora que sabe como aprendemos.
Até o próximo post,
Abraços
-Aninha Carvalho
Photo by Emma Matthews Digital Content Production on Unsplash
Leave A Reply