Os fãs da cantora canadense Avril Lavigne já estavam ansiosos pelo novo single. Eu estava nessa lista (quem lembra do último show dela no Brasil em que eu pintei a franja de rosa?). Neste mês de setembro, a cantora lançou a primeira música do seu novo álbum, chamada Head Above Water, em tradução para o português seria “cabeça acima d’água”. E até já saiu o clipe da música. Haja coração!
Aperte o play para assistir ao clipe completo da música Head Above Water de Avril Lavigne:
“God, keep my head above water. Don’t let me drown It gets harder. I’ll meet you there at the altar As I fall down to my knees”.
A música Head Above Water é como uma oração feita pela cantora pedindo à Deus que não a deixe afundar e perder as esperanças de que tudo vai ficar bem.
Doença de Lyme
A música foi escrita justamente quando Avril estava sofrendo com a Doença de Lyme. O nome pode não te soar familiar justamente porque é mais comum na América do Norte e Europa, mas, mesmo sendo rara no Brasil, chega infectar brasileiros e é conhecida como “Lyme-like” ou síndrome de Baggio-Yoshina.
A Doença de Lyme é passada para o ser humano por um carrapato a partir de uma bactéria. É preciso que o carrapato fique preso ao seu corpo por pelo menos até umas 48 horas para você ser contaminado. Mas, vale lembrar do cuidado que você precisar ter ao retirar o carrapato, já que se errar, poderá aumentar as suas chances de pegar a doença. (Leia sobre a Doença de Lyme aqui).
O lado triste é que a doença muitas vezes é deixada de lado e poucos são os profissionais que conseguem diagnósticar assertivamente, principalmente pela falta de estudos sobre ela no pais. Mas, vale ressaltar que já foram registrados casos no país e que os transmissores podem ser até cães e cavalos. (Leia aqui na pesquisa: Doença de Lyme no Brasil).
Avril estava sumida dos palcos justamente por causa da Doença de Lyme e, antes de lançar Head Above Water, a cantora escreveu uma carta aos fãs contando o que passou todos esses anos. Confira um trecho traduzido abaixo:
Obrigado por esperar tão pacientemente enquanto eu lutei, e ainda continuo a lutar a batalha da minha vida. A primeira música que eu escolhi lançar é chamada ‘Head Above Water’. É também a primeira música que eu escrevi na minha cama durante um dos momentos mais assustadores da minha vida. Eu tinha aceitado a morte e podia sentir meu corpo se desligando. Eu senti como se estivesse me afogando. Como se eu estivesse indo debaixo d’água e eu só precisava respirar. Como se eu estivesse em um rio sendo puxada por uma correnteza. Incapaz de respirar. Orando a Deus para que Ele me ajudasse a manter minha cabeça acima da água. Para que me ajudasse a ver através deste tempo de tempestades. Eu fiquei mais perto dele. Minha mãe me segurou. Nos braços dela, escrevi a primeira música que estou lançando para contar minha história. Mais tarde, conheci uma bela alma, Travis Clark, e nos sentamos ao piano e esculpimos o resto da música. Então eu levei para o gênio, Stephan Moccio e amei o que ele fez com a canção.
Emocionante, né?
Entenda a música Head Above Water
A música Head Above Water traz uma metáfora da morte como “se afundar” e o “oceano” se transforma justamente na Doença de Lyme. É como se Avril estivesse afundando (drown) e pedisse à Deus que a desse força suficiente para conseguir colocar a cabeça acima da água e respirar.
O respirar, então, seria uma metáfora para não sentir tanto os sintomas da doença e ficar curada. Quando se refere a não conseguir respirar, é como se os sintomas da doença a consumissem. A ponto dela sentir que está morrendo, ou como na música, afundando.
O verso “my life is what I’m fighting for”, em português seria “é pela minha vida que estou lutando”, mostra justamente essa questão da música ser a luta dela para sobreviver à essa doença.
Nos refrões, após pedir ajuda à Deus, Avril Lavigne propõe o que fará de penitência para que o pedido seja atendido.
“I’ll meet you there at the altar As I fall down to my knees.”
Em português significa que ela ficará de joelhos em frente ao altar.
Tempestades
A “storm” que a cantora cita no começo da música, em português significa tempestade, seria uma outra metáfora para os momentos difíceis da vida.
Essa é bem comum de ouvirmos na verdade, principalmente naquele estilo “quando a tempestade acabar” ou “tempestades da vida”.
As tempestades, então, seriam os momentos mais difíceis da doença, em que Avril acaba perdendo um pouco a esperança e ficando “sem ar”. É possível ainda fazer essa relação com os sintomas da Doença de Lyme, que por estarem mais aflorados vão consumindo as esperanças e a vida da cantora.
Quando aparecem ou estão prestes a acontecerem essas tempestades, Avril Lavigne canta que só quer manter a calma. Só pedir isso significa que ela só quer conseguir sair bem daquele momento, como se as energias dela estivessem focadas em aguentar mais aquele dia ruim com a doença.
Convivendo com a doença
Ao longo da música, é como se sentíssemos o dia a dia dela convivendo com a doença: os altos e baixos, as fortes dores, as orações e os pedidos de ajuda. Fiz uma montagem indicando esses altos e baixos de esperança da melhora da doença a partir da música. Acompanhe abaixo:
No final da música, Avril Lavigne ora sobre estar muito difícil e precisar que Deus a salve. Ela está perdendo as esperanças e fala “eu sou jovem demais para dormir” e “o oceano será assim para sempre”, como se a doença dela nunca fosse ter um fim e ela já estivesse com a ideia de que ela iria morrer. A parte mais triste é que o clipe termina com ela ainda se afogando.
Além disso, ela ainda pede que Ele a abrace e a dê forças para continuar lutando. Avril acredita que a sua voz é o que tem de mais forte, isto é, que a conseguirá mantê-la acima da água e respirando.
Talvez seja por isso que ela tenha tido forças para escrever essa letra enquanto estava mal, já que a possibilidade de cantar e de usar a sua voz era o que ela tinha de mais poderoso. Sem contar que por ser uma música em forma de oração, ainda trazia ainda mais esperança para ela de se recuperar.
Então o refrão da música se transforma em um mantra que a cantora repete a todo momento. Assim ela recompõe as energias para superar mais aquele dia de batalha para viver.
Sendo assim, podemos entender toda a música como o período de sofrimento de Avril Lavigne com a Doença de Lyme. Conseguimos entrar dentro dos pedidos mais profundos dela de sobrevivência e isso transforma a música em um verdadeiro hino de luta.
A procura de ajuda
Na descrição do vídeo e no final do clipe no YouTube podemos ver o quanto ela está envolvida com a causa da Doença de Lyme. O quanto ela quer que cada vez mais pessoas conheçam e ajudem umas às outras.
- Encontrei esse informativo que explica perfeitamente o que é a doença, está em inglês, vale a pena dar uma lida.
Em breve novo álbum
No início de 2018, Avril Lavigne deu uma entrevista compartilhando um pouquinho do que seria esse próximo álbum.
O que podemos esperar é algo totalmente emocionante, com muito piano e, claro, que nos faça criar uma conexão cada vez maior com sua história, estou ansiosa. Confira abaixo:
Espero que tenha curtido conhecer mais sobre a música Head Above Water. Mande nos comentários qual a parte mais emocionante dela para você.
Até o próximo post,
Beijos,
-Aninha Carvalho
* Vale ressaltar que as interpretações da letra no conteúdo de hoje são totalmente autorais, isto é, são a minha interpretação sobre a música. Você está livre para ter sua e, claro, mandar aqui nos comentários.
3 Comments
Que lindo a forma que tu explicou, a imagem amei também ??? ,achei incrível a história da Avril,o milagre que Deus fez e faz na vida dela,pois Ele está no controle de tudo ? Essa letra me vi nela também (por uma fase que estou passando), mas Deus cura e nada é impossível para Ele. Já não vejo a hora do álbum sair?? ??
Ei, Cyndy, tudo bem? Que bom que curtiu o conteúdo, fiquei vários dias escrevendo e me aprofundando em cada verso da canção. Eu me emocionei demais quando li a carta que a Avril Lavigne escreveu antes de lançar a música oficialmente, sério, essa música foi um ponto de partida para entendermos todo o sofrimento dela ao longo dos últimos anos. Foi maravilhoso ela ter compartilhado isso com a gente. Concordo com você, a música Heard above water dá para inserir em vários momentos difíceis da vida em que acreditamos que será impossível superar aquela situação, mas temos Deus conosco e sabemos que assim tudo é possível. Falou tudo! Estou ansiosa demais pelo álbum completo também! Ótimo te encontrar aqui no blog, espero te ver mais vezes. Mantenha a sua fé em Deus e a força ao lado da esperança que todos os momentos difíceis serão superados! Abraços!
Avril me conquistou desde sempre. Não tem no mundo artístico sua merecida atenção. Sinto.me triste pela tempestade que tenha passado. Fui um dia em seu show em minha cidade e alguém mencionou que ela não acreditava em Deus. Filha de pastores e adolescente, sei que isso ficou para trás. Seu restabelecimento é prova do contrário. Sua música espelha essa condição.
Ei, Clélia, será mesmo que isso rolou, ela começou a carreira cantando na igreja, se não me engano. E se um dia ela parou de crer também, a partir dessa música é possível perceber que ela está com mais fé do que nunca. Um verdadeiro hino que ela fez!