Está sonhando com o seu intercâmbio durante o inverno canadense, ali pertinho do Natal? Quem sabe até passar o natal assistindo a neve cair da janela, como naqueles filmes natalinos? Dessa vez, vou compartilhar a minha experiência com o Natal em Vancouver, no Canadá.
Para começar diferente do Brasil, o Natal não é comemorado na noite do dia 24 para o dia 25, mas sim, no dia 25 mesmo!
Luzes de Natal
Sim, o clima de Natal em Vancouver ganha o coração de muita gente, principalmente porque os pontos turísticos se transformam totalmente.
Fomos na Capilano Suspension Bridge e também no Stanley Park para conferir as luzes, os enfeites e é de se apaixonar mesmo.
Para quem pretende ir para Toronto, recomendo que vá até o Canada’s Wonderland que tem um festival chamado WinterFest em que fica tudo em clima natalino também.
Cidade enfeitada
Ao andar pelas ruas você também vai se apaixonar pelo clima natalino.
Eu, por exemplo, fiquei em uma acomodação que era em Richmond, uns 45 minutos de transporte público de Vancouver.
Lá, como o próprio nome sugere, vivem pessoas com uma classe social e um poder aquisitivo até maior, e as casa são como aquelas de filmes, sem portão, enormes e, claro, todas fazem questão de ter um enfeite incrível na entrada.
Lembro que uma das vezes que estávamos saindo com a Host Family, eles nos deixaram sair do carro para tirar essa foto em frente à uma das casas. Fica realmente incrível.
Sem contar com tooooda a neve que deixa toda a vista branquinha e é a cara do natal.
Ah, tem também a The Santa Claus Parade que marca o início das comemorações de final de ano no Canadá. É um evento super tradicional. Recomendo ficar de olho para conseguir acompanhar quando estiver no seu intercâmbio.
Eu fico lembrando aqui do Brasil que o início das comemorações é ver o papai noel chegando de helicóptero no shopping. Então…
Ugly sweaters (“blusões feios”)
Algo que é uma tradição no natal canadense são os ugly sweaters, isto é, esses blusões de natal e, claro, os pijamas. Eu estudei na ILAC, em Vancouver, e tinham dias que eram especiais desses sweaters, por exemplo, e todos iam vestidos.
O Dani comprou um que não é tão ugly assim, só para vocês terem uma ideia do que é.
Esteja preparado!
Preciso confessar algo importante sobre o intercâmbio: nem sempre tudo o que planejamos vai acontecer.
Eu me imaginei vivendo um natal incrível, com uma árvore enorme na sala da host family, troca de presentes e até neve no dia de natal.
Porém, a família anfitriã não comemorava o natal, é, isso mesmo que você leu.
O Natal é uma comemoração cristã, que envolve o nascimento de cristo, então é, basicamente, das religiões que pregam o catolicismo.
Não vou conseguir entrar em detalhes sobre a religião deles, mas, como resumo, eles não tinham essa religião, não faziam essa cerimônia e tá tudo bem.
Então não tivemos o natal, natal que queríamos no exterior! Acontece!
Lembrancinha para a família
Fico imaginando como seria a reação deles quando chegasse com uma lembrancinha de papai noel, um pano de prato por exemplo que minha mãe faz crochê, sério! Acho que não causaria uma boa impressão.
Então, aí vai até uma dica na hora de escolher o que dar para a família, né, nada de detalhes que envolvem religião.
Estamos tão acostumados com o natal que nem paramos para pensar no que está por trás!
Mas, apesar disso tudo. Ainda senti um pouco de falta do chocotone, mas tá tudo bem!
Intercâmbio também é isso: estar preparado para se surpreender e não acontecer como você estava imaginando.
Mas… como eu queria ver neve no natal, viu? E nem nevou no dia! Acontece!
Boxing Day
Aqui no Brasil temos a Black Friday, mas no Canadá temos o Boxing Day que é, inclusive, FERIADO!
Geralmente é realizado no dia 26 de dezembro, porém, quando o dia 26 cai em um fim de semana, ele é adiado para a próxima segunda-feira.
Ah! No dia do boxing day também não tem aula!
Neste dia, as lojas entram em liquidação, tudo fica com preços significativamente menores do que os preços originais. Sendo assim, já guarde uma grana para comprar eletrônicos nesta data!
Espero que você tenha curtido ver um pouco como é o Natal em Vancouver , no Canadá, e cheguem preparados para aproveitar ao máximo a neve, as luzes e tirar fotos incríveis.
Até o próximo conteúdo e boas festas!
-Aninha Carvalho
Leave A Reply