Chegou a hora de desmistificar a ideia de quanto tempo de intercambio você precisa fazer para voltar falando inglês.
Eu sempre recebo essa pergunta nas redes sociais. Por exemplo, já me perguntaram sobre um intercâmbio que ia rolar na escola de idiomas do Brasil e que era de duas semanas, se valeria a pena ou não.
Já a @laurafnavarro me perguntou se fazer 6 meses de intercâmbio seriam suficientes para dar um upzão no idioma.
E até a @rubsonviana me contou que não tem um nível de inglês muito bom, mas que gostaria de saber se, mesmo assim, conseguiria aproveitar bem o intercâmbio.
Por isso, resolvi fazer esse vídeo para tirar todas as dúvidas sobre o tema, vamos lá.
Para começar, vale dar o play no vídeo abaixo e entender quanto tempo ficar no Intercâmbio para voltar falando inglês.
Existe uma duração ideal de Intercâmbio?
Lá vem a pergunta que não quer calar: quanto tempo de curso você precisa fazer para voltar falando inglês?
A resposta é: depende!
Isso porque vai depender muito do seu nível de inglês, do seu nível de fluência e também da sua velocidade de aprendizado.
Então, não há como determinar um tempo padrão.
Mas, mesmo assim, resolvi pesquisar sobre o tema e existe uma média que aponta como sendo até seis meses de curso um período interessante para que o estudante consiga alcançar um nível avançado do idioma.
Para você ter uma ideia, a duração mínima de um intercambio é 2 semanas. Normalmente, as agencias fazem a contagem do intercâmbio por semanas mesmo, então, seis meses, seriam 24 semanas.
Intercâmbio de um mês: vale a pena?
Mas e quanto você quer fazer um intercâmbio de apenas um mês, que seriam quatro semanas, será que vale a pena?
Neste momento, é preciso entender o seu objetivo aqui. Definitivamente, não dá para aprender um novo idioma do zero, em apenas um mês. É pouco tempo!
O intercâmbio de um mês faz com que você volte com um vocabulário maior e, principalmente, o seu listening, isto é, o seu entendimento do idioma, vai melhorar muito.
Isso significa que você voltará compreendendo muito melhor as conversas em inglês. Para continuar praticando, vale assistir um vídeo que tenho aqui sobre dicas de estudar inglês sozinho, vou deixar aqui embaixo para você.
Além disso, os intercâmbios de curta duração fazem com que você melhore muito a sua conversação. Afinal, você terá que interagir com as pessoas ao seu redor e elas, não vão entender nada de português.
Essa imersão total faz com que o seu aprendizado ganhe um estímulo gigantesco.
Estudar inglês no Brasil x no Intercâmbio
Eu sempre gosto de fazer uma comparação aqui.
Imagine as escolas de idiomas no Brasil, você faz duas horas de aula por semana. No intercâmbio, você tem um intensivão. São umas cinco horas por dia, ou mais, sem contar que ao sair da aula, você continuará praticando o idioma.
Se em um mês no Brasil você faria 8 horas de aula, se contarmos 5 horas por dia no intercâmbio, em um mês você faria 100 horas. Já imaginou?
Por isso, o ideal é entender quais são as suas necessidades ao fazer intercâmbio e, caso não consiga ficar muito tempo, comece a se preparar antes da viagem. O mais recomendado é que você faça aulas que sejam foçadas em conversação. Assim, consegue simular quando estiver no intercâmbio, por exemplo.
Me conta aqui nos comentários se você está planejando o seu intercâmbio e quanto tempo está pensando em ficar e porquê. Vou adorar entender melhor como está planejando o seu intercambio dos sonhos.
Qualquer dúvida, vale me chamar nas redes sociais @diariodaaninhacarvalho e @intercambiodossonhos.
Até o próximo conteúdo,
Beijos
-Aninha Carvalho
Leave A Reply