Eu adoro ler histórias de suspense, principalmente aquelas em que existe um homicídio ou desaparecimento para desvendar. No meu aniversário, ganhei o livro “Em Águas Sombrias”, de Paula Hawkins, mesma autora do livro (que também virou filme) “A Garota no Trem”, e não perdi tempo para iniciar a leitura dessa história.
Aqui você entenderá como é a estrutura e a história do livro “Em Águas Sombrias”. Por último, deixei a minha opinião sobre ele e, claro, um dos motivos pelos quais estou totalmente ansiosa para ouvir falar dele por aí. Vamos lá!

O que está acontecendo no livro “Em águas Sombrias”?
Beckford possui um passado cheio de histórias para assustar crianças. A parte triste porém, é que a maioria desses contos da cidade realmente aconteceram. Pode até ser que as pessoas passem para frente as histórias de forma mais exagerada ou escondam detalhes importantes, mas elas aparentemente tinham acontecido. Veja como a cidade é descrita no livro.
“Beckford é um lugar esquisito pra cacete. É lindo, de tirar o fôlego em alguns pontos, mas é estranho. Dá a sensação de ser um local isolado, desconectado de tudo que o cerca. Claro, fica a quilômetros de qualquer canto – é preciso dirigir horas para se chegar à civilização. Quer dizer, isso se você considerar Newcastle um lugar civilizado, o que não tenho certeza se considero. Beckford é um lugar estranho, cheio de gente esquisita, com um história muito bizarra. E, atravessando a cidade, bem no meio, tem esse rio, e é aí que está o detalhe mais surreal – a impressão que dá é que para todos os lugares que a gente vira, não importando a direção em que esteja indo, de alguma maneira sempre acaba de novo no rio.” (p. 45)
A principal e mais assustadora delas se refere ao Poço dos Afogamentos. Diz a lenda que uma mulher chamada Libby Seeton, foi considerada bruxa e a afogaram nesse trecho do rio. O primeiro capítulo do livro é sobre a forma como eles a afogaram.
Porém, a mesma história se repete há séculos na cidade e várias pessoas já morreram afogadas naquele mesmo local.
O livro conta a história das investigações da morte mais recente, de Nel Abbott, que se cruza com um que acontecera no mesmo local há seis meses atrás, da jovem Katie Whittaker.
O mais instigante disso tudo era que Nel Abbott era jornalista e passava a maior parte do seu tempo pesquisando as mortes naquele poço e estava escrevendo um livro com tudo o que desvendou. Vale lembrar que a autora do livro também foi jornalista durante 15 anos até largar tudo para seguir a carreira literária.
Como é a estrutura do livro
Confesso que inicialmente fiquei um pouco perdida pela quantidade de personagens existentes na obra, isso porque cada capítulo é contado a partir da perspectiva de um personagem e não são dois ou três, são simplesmente dez personagens narradores, sendo eles, seguindo a ordem em que aparecem na história, Jules, Josh, Nickie, Lena, Mark, Louise, Erin, Patrick, Helen e Sean.

Para te ajudar a entender melhor, resolvi fazer essa lista para conectar os personagens e ficar bem mais fácil na hora em que você for ler o livro.
- Nel Abbott, abreviação do nome Danielle Abbott era jornalista, tinha uma filha chamada Lena e não tinha um bom relacionamento com a irmã Jules. Amava nadar e se mudou para a cidade de Beckford em 2008. Estava escrevendo um livro sobre o Poço dos Afogamentos.
- Jules Abbott é irmã mais nova de Nel Abbott e tia da adolescente Lena Abbott.
- Lena Abbott é melhor amiga de Katie e Josh e filha de Nel Abbott.
- Mark é professor na escola de Katie, Josh e Lena.
- Nickie Sage é considerada pouco confiável pela população da cidade, mas parece saber a verdade sobre o que vem acontecendo no poço dos afogamentos. Uma de suas irmãs, Jeannie Sage, era policial.
- Erin Morgan é a nova policial que veio para a cidade investigar a morte de Nel Abbott. Erin trabalha com Sean.
- Sean Townsend é policial da cidade e está investigando a morte de Nel Abbott e Katie Whittaker. Sean é filho do policial aposentado Patrick Townsend e filho de Lauren, que morrera afogada no poço em 1983. Sean é casado com Helen mas a traiu e o relacionamento dos dois nunca mais fora o mesmo.
- Louise Whittaker é a mãe de Katie e Josh.
- Patrick Townsend é um policial aposentado e viúvo, atualmente vive com o filho e a esposa dele, Helen.
- Helen Townsend é a esposa de Sean, mas o casamento deles não vai muito bem e ela dorme em um quarto separado. Tem um relacionamento ótimo com o sogro, Patrick, e o chama de papai. Helen é a diretora da escola de Lena, Josh e Katie.
Divisão do livro
Cada capítulo também contém uma data seguindo a cronologia a partir do afogamento de Nel Abbott , sendo dia 10 de agosto de 2015 até janeiro de 2016. Porém, há outros momentos em que os personagens relembram acontecimentos em anos anteriores, como, na ordem de inserção na obra, 1993, 1679, 1983, 2015, e 1920.
- Agosto de 1993 (Lembrança de Jules): páginas 67, 111 e 172
Além dessa quantidade de personagens, o livro é dividido em quatro partes. A primeira é uma contextualização dos afogamentos, a segunda é o encaminhamento das investigações, na terceira descobrimos o que aconteceu e na quarta vemos o dia a dia dos personagens retomando a vida após esse intenso período de investigações.
- Parte I: Começa na página 12
- Parte II: Começa na página 127
- Parte III: Começa na página 229
- Parte IV: Começa na página 339
Além disso, existem capítulos que abordam justamente a história das próprias mulheres que morreram no Poço dos Afogamentos. Assim, acabamos entendendo melhor o que elas estavam vivendo e o que as motivou a tirar a própria vida.
- Páginas sobre o afogamento de Libby (1679): páginas 9 e 90
- Prólogo do livro de Danielle Abbott: página 42
- Páginas sobre o afogamento de Lauren (1983): páginas 121 e 279
- Páginas sobre o afogamento de Katie (2015): página 165
- Páginas sobre o afogamento de Anne Ward (1920): página 200
Nel Abbott vivia dizendo que só eram afogadas ali as mulheres encrenqueiras isso também dava a entender que o motivo muitas vezes estava relacionado a um homem.
Beckford não é um local de suicídios. Beckford é um local para se livrar de mulheres encrenqueiras. (p.89)
Para finalizar, na página 226, enquanto Jules espera por Lena, notamos que ela ouve uma música em que apenas a letra, em inglês, é citada no livro. A música é de PJ Harvey, lançada em 2010, Down By The Water. Vale ressaltar que o clipe da música lembra muito a capa do livro, principalmente nos pontos 00:15 e 00:22. Veja abaixo:
Come back here man, gimme my daughter
PJ Harvey
O trecho da música colocado no livro acaba fazendo com que Jules corra atrás de Robbie Cannon, namorado da adolescência de Nel.
Nel Abbott era uma pessoa boa?
Eu sou jornalista, assim como Nel e é óbvio que quando se está inserida tão profundamente em um projeto, como ela estava com o Poço dos Afogamentos, se faz de tudo para chegar e entender cada detalhe das histórias.
Isso acabou sendo o que deu fim a vida de Nel. Algumas das mulheres que morreram no poço ainda possuem famílias vivas e que muitas vezes ou queriam remexer a história para descobrir e culpar pessoas, como era o caso da incansável mãe de Katie ou simplesmente famílias que tentam evitar a todo custo falar sobre o que aconteceu, como é o caso de Patrick, que perdeu sua esposa também afogada no mesmo local.
A pesquisa de Nel gerava um desconforto total na cidade, afinal, não é porque um local tem uma certa fama que todos vão querer ouvir e saber sobre isso o tempo inteiro. Muitas vezes as pessoas não querem se lembrar que moram ao lado de um rio que já trouxe tantos momentos ruins para outras pessoas e já destruiu tantas famílias.
Mas para Nel Abbott aquilo era um desafio. Ela precisava saber o que estava acontecendo e iria até o fim para descobrir.
Relacionamentos ruins e passados cruzados na garganta
A irmã de Nel, Jules, narra a parte do livro praticamente só conversando com a irmã. Algumas vezes é possível perceber que ela está em um grau de conexão tão grande que consegue até vê-la pela casa.
Jules está com a consciência totalmente pesada, já que não conversava e só ignorava a irmã há anos. A pior parte é que tinham mensagens suspeitas na caixa postal dela e que indicavam que Nel teria feito contato antes de tudo acontecer.
Será que Jules não poderia ter evitado o pior?
Um dos fatores que mostram que ela não voltaria a conversar com a irmã tão cedo, mesmo que ela não tivesse morrido afogada, era justamente o passado.
Jules remoia uma história triste com a irmã e que nunca fora resolvida. É justamente quando a irmã morre e Jules vai passar um tempo na Casa do Moinho, que começa a desvendar o passado.
Sua memória é a sua pior inimiga
~contém spoiler~
Quanto mais eu leio sobre histórias assim, mais eu percebo que um mesmo acontecimento pode ter várias e várias versões. O livro começa justamente citando isso e a forma com que a nossa memória acaba nos traindo e trazendo a tona o que queremos ver.

Hoje sabemos que as memórias não são fixas ou congeladas, como proustianos vidros de conserva na despensa; elas são transformadas, desmontadas, remontadas e recategorizadas a cada ato de recordação.
A mente assombrada, Oliver Sacks
Sem conexão
Em uma entrevista, a autora do livro, Paula Hawkins revela que a intenção foi realmente fazer um thriller psicológico capaz de mostrar o quanto a nossa memória é traiçoeira. (Leia a entrevista completa).
Quando li o livro “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se“, do autor Mark Manson, fui instigada a imaginar essa questão da memória e que muitas vezes podemos transformar o que lembramos que aconteceu no passado. Ele cita vários casos de abuso entre parentes que, na verdade, nem aconteceram, mas memória das pessoas envolvidas exibia claramente que sim.
No caso de Jules, do livro “Em Águas Sombrias”, notamos que o passado que ela cita ter tido com a irmã, e que a motivou a tomar certa distância, na verdade estava totalmente errado. Jules fora enganada por ela mesma.

Adaptação cinematográfica do livro “Em Águas Sombrias”
Eu estou muito ansiosa para assistir esse livro nos cinemas, principalmente depois de saber que a DreamWorks Pictures já comprou os direitos de adaptação cinematográfica do livro.
Enquanto lia, parecia nitidamente que estava assistindo uma série ou filme, pela forma com que o livro é organizado e todos os personagens contando suas versões. Espero que não demore a acontecer.
Vale ressaltar que o livro termina de verdade no último capítulo, então é muito bom ter isso em mente. Você não terá que esperar uma continuação. YES!
Agora, se curtiu a resenha e quer comprar o livro, vale dar uma olhada aqui: Em águas sombrias
E aí, me conta, o que achou da resenha do livro “Em Águas Sombrias”? Mande nos comentários!
Abraços,
Até o próximo post,
-Aninha Carvalho
Comment
Não saiu o filme??